Portal do Professor

Início do Conteúdo

Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva

Autor e Co-autor(es)

Graça Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre os fatos da língua

Perceber a função destas palavras nas frases e no texto

Compreender que os adjetivos dão características aos substantivos

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substantivo comum e próprio

Estratégias e recursos da aula

Leitura de um trecho do livro “Simbad, o Marujo”.

Recomendo o livro "Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil,  Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione

 Primeira aula

Turma sentada em círculo no chão.

 Ler um pedaço da história e pedir que cada criança dê uma característica para o Simbad.

Ler mais um pedaço da história e pedir que cada criança dê uma característica para uma das ilhas onde o Simbad vai parar.

Ler mais um trecho da história e pedir que deem uma característica para os pássaros que Simbad vê na ilha.

Professor, chame atenção para o fato de que a cada característica dada o substantivo foi modificado. Por exemplo: O Simbad pode ser forte, pode ser fraco, alto, baixo... A ilha pode ser grande, pequena, deserta, calma... Assim por diante.

Repetir a atividade quantas vezes achar necessário.

Mostrar para seus alunos que estas palavras que dão características aos substantivos são os adjetivos.

Terminar o momento de contação e colocar cada criança em sua carteira (sempre em grupo) ou em qualquer outro lugar onde possam usar seus cadernos. Pedir que cada grupo escreva um registro explicando o que é um adjetivo. 

Após as leituras e correções necessárias, dar uma “foto” do Simbad e pedir que escrevam uma  frase que contenha, entre outros elementos, um substantivo comum, um substantivo próprio e um adjetivo.

 

Pedir que façam uma legenda para marcar os pedidos feitos.

 Por exemplo:

SP – substantivo próprio

SC – substantivo comum

AD - adjetivo

Segunda aula

Crianças sentadas em grupos de quatro ou cinco alunos. Colocar no caderno a seguinte frase:

Simbad, o marujo, viu um eclipse de lua.

Pedir que substituam o termo sublinhado por um adjetivo.

Simbad, o marujo, viu um eclipse lunar. 

Mostrar que as palavras sublinhadas têm o mesmo valor de um adjetivo.

Registrar com seus alunos que: em gramática, chamamos de locução à reunião de duas ou mais palavras com o valor de uma só. Locução adjetiva é, portanto, a união de duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo.

Exercício de fixação

 Dar a seguinte listagem para que cortem e colem cada locução adjetiva ao lado de seu adjetivo correspondente. Obs: É importante que cada grupo receba um dicionário para que possa procurar o significado das palavras desconhecidas.  

 

 Dicas e sugestões: Professor, na verdade, o uso do livro Simbad é uma escolha individual, use a história de sua escolha e adapte esta aula.  

Recursos Complementares

Vale a pena dar uma olhada neste video. Seus alunos vão adorar!

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8715 

 

Avaliação

1-      Elaboração do registro feito em grupo,

 2-      Correção da frase feita a partir da “foto” do Simbad,

3-      Acerto no jogo das locuções adjetivas