Marcos Vin?cios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Vivenciar o elemento bola e suas especificidades atrav?s das atividades desenvolvidas nas aulas.
Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execu??o de cada movimento.
Realizar as atividades, percebendo suas dificuldades e auxiliando os colegas quando necess?rio.
N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vios.
ATIVIDADE 1
Caro Professor, inicie esta aula explicando que desenvolveremos atividades relacionadas com a GRD e a BOLA ser? o material utilizado. Em seguida, distribua uma bola para cada aluno, podendo ser de diferentes pesos e tamanhos. Cada aluno utilizar? a bola como desejar, pois ? importante que o aluno antes de realizar os movimentos pedidos pelo professor, familiarize-se com o objeto trabalhado na aula
Na sequ?ncia, apresente alguns desafios a serem realizados com a bola, pois no final da aula haver? um debate sobre a complexidade de cada movimento. A seguir, sugiro que o professor estimule os alunos a realizar movimentos como:
?
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_fNNYYtc_-cQ/SMrgKSnaTkI/AAAAAAAAAc4/M9MNUX-ZLLc/s320/sem+t%C3%ADtulo.bmp
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, lembre aos alunos que o elemento BOLA na GRD ? um objeto cl?ssico e, que para uma inicia??o a GRD pode facilitar muito, j? que a maioria das crian?as j? teve alguma experi?ncia com a BOLA.
Nessa fase da atividade proponha os seguintes desafios:
?
A - "Pessoal, tivemos a oportunidade de experimentar alguns movimentos que solicitei. Neste momento, quero que voc?s criem alguns movimentos diferentes ou algumas varia??es dos movimentos j? realizados. Iniciem, individualmente, depois podem criar movimentos em duplas e em trincas, ok?!".
?
B - "Pessoal, continuem utilizando o material da aula ( bola) e, ao sinal do meu apito voc?s dever?o trocar de material, por?m, dever?o criar situa??es para isso, pois, as bolas n?o podem cair no ch?o. Vamos l?, ritmo com criatividade, aten??o ao som do apito".
?
?
ATIVIDADE 2
Depois dos desafios, o professor explicar? que na Gin?stica R?tmica tamb?m ? importante equilibrar a bola com o corpo. Assim, o professor ir? dividir a turma em quatro equipes. Cada equipe formar? quatro colunas para ser realizado um conteste. As colunas ficar?o lado a lado no final da quadra. Ser? colocado um cone no meio da quadra. O objetivo da brincadeira ser? sair da sua coluna, equilibrando a bola com a parte do corpo que o professor determinar, dar a volta no cone e entregar para o pr?ximo da coluna, e quem receber a bola, far? a mesma coisa at? que todos tenham equilibrado a bola. Sendo vencedor, a coluna que terminar primeiro. A bola poder? ser equilibrada com a palma da m?o, com o dorso da m?o, cabe?a, ombro, nuca, etc.
?
CONTESTES
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/13133/imagens/img293.jpg
?
DICA 1 - Professor, procure proporcionar que os alunos vivenciem a experi?ncia de utilizar varias partes do corpo para desenvolverem essa atividade.
DICA 2 - Proponho ainda que, na sequ?ncia desta atividade, os alunos criem alguns movimentos e os demais tenham que repet?-los.
?
ATIVIDADE 3
?
Agora ser? realizado um jogo entre duas equipes, uma de cada lado da quadra para come?ar. Cada equipe dever? escolher um jogador para ficar numa ?rea determinada pelo professor no final da quadra do time advers?rio. O objetivo do jogo ser? trocar passes com a bola at? arremessar para o colega que est? colocado no final da quadra advers?ria. Algumas regras dever?o ser colocadas: o aluno n?o poder? dar mais de tr?s passes com a bola na m?o; para ter a posse de bola o time dever? interceptar o passe do advers?rio; e fica proibido invadir a ?rea delimitada pelo professor onde ficar? o aluno escolhido anteriormente. Depois de algum tempo de jogo, o professor colocar? como nova regra que quando o ?ltimo passe para o jogador na ?rea delimitada for feito de maneira n?o tradicional, a equipe marcar? dois pontos, ao inv?s de um. Vencer? a equipe que marcar mais pontos, portanto, aquela equipe que for mais criativa na execu??o dos passes ganhar? mais pontos.
?
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002207/0000026437.jpg
?
?
FINALIZANDO A AULA
Ao final da aula, re?na os alunos e estimule-os a avaliarem as atividades da aula; a participa??o da turma; a forma como o elemento BOLA da GRD foi desenvolvido durante a aula.
Sites: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-ritmica.php
No final da aula, o professor perguntar? aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na realiza??o dos movimentos. Qual a parte do corpo que foi mais dif?cil de equilibrar a bola, e de como a bola pode ser utilizada nas atividades de GRD.