Portal do Professor

Início do Conteúdo

Uso da pontuação

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: modos de organização dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar a pontuação no texto e a finalidade de uso naquele contexto; Fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos das diferentes maneiras; Trabalhar em grupo.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levante o que os alunos já sabem sobre o uso da pontuação.

Estratégias e recursos da aula


A maioria dos professores aprendeu o uso da pontuação através de regras gramaticais apenas, fora do contexto de produção textual, e hoje tem como desafio tornar a aprendizagem de seus alunos mais significativa.

Provoque seus alunos a pensar sobre os usos da pontuação!


Apresente o vídeo      Sinais de pontuação disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11593/videomaiseducacaosinaisdepontuacao.mpg

 

Organize trios e proponha o seguinte desafio aos alunos: pontuar o texto escrito pelo “ homem rico, prestes a morrer”:
 

deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres


Peça que os grupos apresentem suas formas de pontuação, comparando os resultados. Em seguida apresente o seguinte texto para a turma:


“Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena. Escreveu assim:
Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres.
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro os possíveis contemplados.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:

Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

3) O alfaiate pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres.

Assim é a vida. Nós é que colocamos a pontuação. E isso faz a diferença.”

(autor desconhecido)


Organize uma leitura compartilhada, com alunos diferentes interpretando cada pontuação. Discuta o efeito da pontuação em cada uma das situações e a questão do uso segundo a intencionalidade.

Peça que, em grupos, produzam um conto atentando para o uso que fazem, intencionalmente, da pontuação. Os grupos devem ler suas produções para a turma. Escolham um dos contos para observarem a pontuação utilizada. Para isso, compartilhem o texto usando um computador e um projetor multimídia ou ainda, um retroprojetor com o texto em transparência. Provoque a turma pensar sobre a pontuação utilizada e quais outras formas poderiam usar.

Peça que leiam " O Conto da Ilha Desconhecida ", de José Saramago, disponível em http://www.releituras.com/jsaramago_menu.asp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1894/imagens/saramago.jpg


Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada pelo autor. Pergunte que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo. Promova uma leitura compartilhada e provoque reflexões sobre as normas gramaticais e a transgressão para efeito estilístico. 

Incentive que os alunos, ao produzirem textos para uso social (publicação em blogs, história em quadrinhos, livro produzido pela turma) organizem-se em duplas de modo que um aluno ajude o outro a rever questões de pontuação.

Ao término das produções e do apoio compartihado entre as duplas, peça que relatem as descobertas: "Quais foram as suas contribuições ao seu colega? Quais foram as contribuições que você recebeu? O que foi possível aprender?"
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Sinais de pontuação Vídeo

Avaliação

Observe os argumentos utilizados nas discussões sobre pontuação, verificando se percebem o uso de acordo com a intencionalidade. Esta observação deverá ser feita durante as atividades individuais e coletivas, por meio da análise da participação e hipóteses compartilhadas pelos alunos.