BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Trabalhar a identificação e organização do nosso alfabeto: uso de letra maiúscula, uso de letra minúscula, com apresentações diferentes grafias diferentes, ou seja, letra de forma e letra cursiva.
Conhecer, identificar o alfabeto e dar nome às letras.
As atividades propostas terão a finalidade de propiciar à criança o reconhecimento da organização do nosso alfabeto, em situações diversas e com grafias diferentes, além de propiciar a percepção do aprendiz com relação às situações de uso das letras maiúsculas e minúsculas.
Para iniciar, prepare para cada dupla de trabalho, um alfabeto maiúsculo em letra de forma. Este material deve ser de tamanho médio a grande, sugiro trabalhar com a folha tamanho A4. Divida a folha em quatro partes. Registre então, as letras do alfabeto a mão, com um canetão ou mesmo no computador, acrescente também, alguns símbolos como &, @, %, €, β, ∑, ∞, #, !, ?, etc.
Inserir estes símbolos tem por finalidade desafiar a criança a identificar o que de fato compõe nosso alfabeto, no caso as letras. Coloque algumas letras em minúsculo e/ou com grafia diferente, como a cursiva.
1- Trabalhe oralmente o alfabeto. Solicite que recitem três vezes coletivamente.
2 - Solicite que recitem para que você professor(a) faça o registro no quadro. Em seguida, peça que leiam na ordem. Na seqüência, faça alguns desafios perguntando de modo alternado o nome de algumas letras.
3 - Com os cartões em mãos, a dupla deverá deixar o alfabeto em ordem e separar o que julgarem não fazer parte do mesmo.
No caso, da turma não possuir o domínio adequado, deixe no quadro o registro realizado na atividade 2, como orientação.
4 – Acrescente aos símbolos e ao alfabeto maiúsculo, um alfabeto completo com letras minúsculas, que poderá ser com letra de forma, cursiva ou em outro modelo. Nesta atividade, solicite também que façam a organização e que observem o que houve de novidade.
É esperado que o grupo chegue à conclusão que houve um novo “modelo” de alfabeto, e que as mesmas letras podem ser escritas de formas diferentes. Oriente uma conversa, que vise problematizar o uso de letras maiúsculas e minúsculas, as formas e tamanhos diferentes de escrever as mesmas letras e porque isso ocorre. Folhetos de propaganda e outros materiais de usos social podem auxiliar nesse tipo de análise.
5 - Para trabalhar o entendimento do uso da letra maiúscula e minúscula e também as forma e tamanhos utilizados, organize uma pesquisa de observação ainda em dupla. Como material de observação, ofereça às crianças, jornais, livros, revistas, panfletos, embalagens, entre outros.
a) As crianças deverão observar e identificar quando e onde encontramos letras maiúsculas, minúsculas e o que normalmente orienta o uso diferente de formas e tamanhos das letras.
b) Através de uma exposição oral os grupos deverão apresentar suas conclusões.
Sugiro, que a fim de sistematizar a experiência, que se produza um registro coletivo das idéias principais, no quadro/lousa para que todos possam anotar no caderno.
É esperado nesta atividade, que as crianças concluam que sempre que iniciamos frases ou escrevemos nomes de pessoas e lugares, é usada a letra maiúscula. Seguida da letra maiúscula que é inicial, sempre vem letras minúsculas, sendo estas utilizadas também em palavras no “meio” de frases. Sobre tamanhos e formas, é importante que compreendam que títulos, capas de livros, produtos, propagandas e outros utilizam deste recurso para destacar, para chamar a atenção do leitor.
6– Escolha um texto, poesia ou história que se identifique com a turma ou com outros trabalhos que esteja realizando e direcione as questões a seguir:
a) Junto com seu professor(a) acompanhe a leitura do texto.
b) Circule com lápis de colorir vermelho as palavras que devem ser iniciadas com letra maiúscula e copie nas linhas abaixo:
_____________________ _____________________ _____________________ _____________________
c) Colora o título e nome do(a) autor(a) do texto
d) Registre, pelo menos quatro das palavras que você conseguir ler sozinho(a).
_____________________ _____________________ _____________________ _____________________
Para complementar seus estudos, conheça o texto da pesquisadora Isabel Cristina da Silva Frade (Fae-UFMG), que encontra-se disponível, no endereço http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/50.pdf (consulta em 19 de abril de 2010) .
Ao final dessa sequência didática os aprendizes deverão estar mais atentos ao uso da letra maiúscula e minúscula, pelo menos no uso da letra maiúscula nos nomes próprios e no início de frases. Deverão também saber nomear as letras do alfabeto. É importante também que já estejam realizando observações quanto à adequação do tamanho e tipo das letras como no uso social do suporte que analisaram (material de circulação social sugerido na atividade).