Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESAFIOS COM NOSSO ALFABETO E OUTRAS FORMA GRÁFICAS

Autor e Co-autor(es)

Grazielle Tomaz de Almeida imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a identificação e organização do nosso alfabeto: uso de letra maiúscula, uso de letra minúscula, com apresentações diferentes grafias diferentes, ou seja, letra de forma e letra cursiva.  

Duração das atividades

2 aulas de aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer, identificar o alfabeto e dar nome às letras.

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas terão a finalidade de propiciar à criança o reconhecimento da organização do nosso alfabeto, em situações diversas e com grafias diferentes, além de propiciar  a  percepção do aprendiz  com relação às situações de uso das letras maiúsculas e minúsculas.

Para iniciar, prepare para cada dupla de trabalho, um alfabeto maiúsculo em letra de forma. Este material deve ser de tamanho médio a grande, sugiro trabalhar com a folha tamanho A4.  Divida a folha em quatro partes. Registre então, as letras do alfabeto a mão, com um canetão ou mesmo no computador, acrescente também, alguns símbolos como &, @, %, €, β, ∑, ∞, #, !, ?, etc.  

 Inserir estes símbolos tem por finalidade desafiar a criança a identificar o que de fato compõe nosso alfabeto, no caso as letras. Coloque algumas letras em minúsculo e/ou com grafia diferente, como  a cursiva.  

 1-    Trabalhe oralmente o alfabeto. Solicite que recitem três vezes coletivamente.

 2 - Solicite que recitem para que você professor(a) faça o registro no quadro. Em seguida, peça que leiam na ordem. Na seqüência, faça alguns desafios perguntando de modo alternado o nome de algumas letras.

3 - Com os cartões em mãos, a dupla deverá deixar o alfabeto em ordem e  separar o que julgarem não fazer parte do mesmo.

 No caso, da turma não possuir o domínio adequado, deixe no quadro o registro realizado na atividade 2, como orientação.

4 – Acrescente aos símbolos e ao alfabeto maiúsculo, um alfabeto completo com letras minúsculas, que poderá ser com letra de forma, cursiva ou em outro modelo. Nesta atividade, solicite também que façam a organização e que observem o que houve de novidade.

É esperado que o grupo chegue à conclusão que houve um novo “modelo” de alfabeto,  e que as mesmas letras podem ser escritas de formas diferentes. Oriente uma conversa, que vise problematizar o uso de letras maiúsculas e minúsculas, as formas e tamanhos diferentes de escrever as mesmas letras e porque isso ocorre.  Folhetos de propaganda  e outros materiais de usos social podem auxiliar nesse tipo de análise.

5 - Para trabalhar o entendimento do uso da letra maiúscula e minúscula e também as forma e tamanhos utilizados, organize uma pesquisa de observação ainda em dupla. Como material de observação, ofereça às crianças, jornais, livros, revistas, panfletos, embalagens, entre outros.

 a)    As crianças deverão observar e identificar quando e onde encontramos letras maiúsculas, minúsculas e o que normalmente orienta o uso diferente de formas e tamanhos das letras.

b)    Através de uma exposição oral os grupos deverão apresentar suas conclusões.

Sugiro, que a fim de sistematizar a experiência, que se produza um registro coletivo das idéias principais, no quadro/lousa para que todos possam anotar no caderno.

É esperado nesta atividade, que as crianças concluam que sempre que iniciamos frases ou escrevemos nomes de pessoas e lugares, é usada a letra maiúscula. Seguida da letra maiúscula que é inicial, sempre vem letras minúsculas, sendo estas utilizadas também em palavras no “meio” de frases. Sobre tamanhos e formas, é importante que compreendam que títulos, capas de livros, produtos, propagandas e outros utilizam deste recurso para destacar, para chamar a atenção do leitor.   

6– Escolha um texto, poesia ou história que se identifique  com a turma ou com outros trabalhos que esteja realizando e direcione as questões a seguir:

 a)    Junto com seu professor(a) acompanhe a leitura do texto.  

  b)    Circule com lápis de colorir vermelho as palavras que devem ser iniciadas com letra maiúscula e copie nas linhas abaixo:

 _____________________                 _____________________            _____________________                 _____________________

c)    Colora o título e nome do(a) autor(a) do texto    

d)    Registre, pelo menos quatro das palavras que você conseguir ler sozinho(a).

 _____________________                 _____________________             _____________________                 _____________________

Recursos Complementares

Para complementar seus estudos, conheça o texto da pesquisadora Isabel Cristina da Silva Frade (Fae-UFMG), que encontra-se disponível, no endereço http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/50.pdf (consulta em 19 de abril de 2010) .

Avaliação

Ao final dessa sequência didática os aprendizes deverão estar mais atentos ao uso da letra maiúscula e minúscula, pelo menos no uso da letra maiúscula nos nomes próprios e no início de frases. Deverão também saber nomear as letras do alfabeto. É importante também que já estejam realizando observações quanto à adequação do tamanho e tipo das letras como no uso social do suporte que analisaram (material de circulação social sugerido na atividade).