Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Atividade 1: Leve seus alunos para a sala de informática. Comece a aula perguntando a seus alunos o que eles sabem sobre o papel. Do que é feito? De onde vem? Quantos e quais tipos de papel os alunos conhecem? Para que pode ser usado? Peça-os que anotem, em uma folha, as respostas para essas questões. Fazer essas perguntas é importante, pois, além de ser uma forma de chamar a atenção para o tema, pode ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto (há a possibilidade da idéia de que o papel vem da papelaria).
Atividade 2: Juntos, assistam ao vídeo “De onde vem o papel?”
Esse vídeo, que na verdade mescla filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, e de forma resumida e atraente expõe respostas para as questões iniciais da aula. Peça aos alunos que anotem as novas informações obtidas para as perguntas feitas no início da aula. As respostas dos alunos coincidem com as oferecidas pelo vídeo?
Atividade 3: Os alunos devem relacionar o processo de produção do papel à sua matéria-prima – as árvores. O vídeo já traz indicações sobre isso, mas talvez seja necessário que você reforce essa relação. Por exemplo: para fazermos suco, podemos usar a fruta, sem ter que matar a árvore. Porém, para fazer papel, a árvore inteira precisa ser derrubada. Será que os alunos conseguem perceber a relação entre desperdício de papel, desmatamento (ainda que de áreas reservadas para tal fim), lixo e reciclagem? Caso não observem esta relação, é importante que você destaque esse aspecto para eles. Os recursos de aprofundamento podem lhe ajudar nessa tarefa. Você pode voltar ao exemplo dado acima. Para fazer papel, a árvore tem que ser derrubada inteira. Quanto mais papel se usa, mais papel deve ser comprado. Para que o papel possa ser comercializado, ele deve primeiro ser produzido, e para sua produção é necessária a derrubada de árvores. Logo, quanto mais papel for usado, mais árvores serão derrubadas. Da mesma forma, o uso racional pode levar à diminuição do desmatamento com finalidade de produção de papel. Talvez valha a pena d esenvolver um projeto de educação ambiental voltado para o uso racional do papel, ou para a reciclagem desse material, e essas atividades podem ser desenvolvidas na su a escola, professor (vide sugestão de atividade complementar).
Atividade 4: Por fim, peça aos alunos que façam um desenho que relacione o uso do papel ao desmatamento. Os alunos devem fazer uma contraposição entre uso racional (levando a um menor desmatamento) e uso indiscriminado (levando a um maior desmatamento e um aumento da quantidade de lixo). Esse desenho será o objeto da avaliação.
Atividades complementares:
Havendo a possibilidade, os alunos podem executar a atividade proposta no recurso de aprofundamento, que é a fabricação de papel artesanal (reciclagem de papel).
Outra possibilidade é de incentivar os alunos a fazerem origami (dobraduras) com diversos tipos de papel (atividade que também englobaria a área de Artes).
Você pode, ainda, desenvolver com os alunos projetos de coleta seletiva e reciclagem do papel. Com a coleta seletiva do papel na escola, o papel pode ser vendido ou reciclado. Além disso, esses projetos podem envolver campanhas para o uso racional do papel. Evitando o desperdício, a derrubada de árvores para a indústria papeleira pode diminuir. Você pode convidar ambientalistas para proferirem palestras de conscientização sobre o tema, ou propor aos alunos que eles mesmos se encarreguem da tarefa de divulgar e, na medida do possível, pôr em prática o uso racional, a coleta seletiva e a reciclagem do papel. Essa atividade pode, também, envolver toda a escola e também a comunidade.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o papel? | Vídeo |