Portal do Professor

Início do Conteúdo

UTILIZANDO O ALFABETO – ADEDONHA

Autor e Co-autor(es)

Glória Maria de Oliveira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer e utilizar no seu cotidiano mais uma brincadeira;
  • Perceber a relação entre as palavras de um mesmo campo semântico;
  • Ampliar seu repertório de nomes;
  • Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita dos nomes;
  • Relacionar a letra inicial à palavra;
  • Ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto;  

Duração das atividades

Duas aulas com duração de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecer a brincadeira Adedonha, já apresentada pela professora anteriormente.

Estratégias e recursos da aula

A professora apresenta   o livro Adedonha o jogo das palavras, faz uma exploração da capa, pedindo sugestões sobre o que a  imagem quer dizer? Lê a apresentação sobre a autora que se encontra na última página do livro.

 Explica à classe que o livro retrata a brincadeira, já realizada por eles em classe na aula anterior, Adedonha, uma brincadeira na qual  se coloca uma quantidade de dedos, que corresponderão às letras do alfabeto, ao término da palavra dita de forma soletrada A-D-E-D-O-N-H-A.

Então a professora inicia a leitura do livro, explorando a letra inicial com a qual começa cada palavra, após a leitura a professora combina com a turma de que eles montarão um alfabeto, escolhendo uma das palavras citadas no livro.

Inicia essa proposta levantando a cartela correspondente à letra do alfabeto, então escolhe uma criança para dizer a palavra que escolheu, completando assim o alfabeto de A a Z.

Ao término desta atividade a turma terá mais  uma listagem que servirá de orientadora para a reflexão de suas hipóteses frente a construção da escrita. Esta deverá ficar em exposição na sala de aula a fim de ser consultada diariamente pelas crianças.

Como terceira atividade, a professora irá também combinar com os alunos que eles utilizem as palavras que foram registradas para formarem uma frase com iniciais de somente uma letra. Irá explicar que as palavras de ligação ( sem dizer dar a nomenclatura correta: preposição, artigo ...) que não precisam começar com a letra. Há uma intenção de ressaltar somente os substantivos, adjetivos e verbos. Exemplo: Foi escolhida a letra D. O danado foi destruído pelo domador de dromedários.

Recursos Complementares

A utilização do livro: ADEDONHA O JOGO DAS PALAVRAS Autora: Arlene Holanda Conhecimento editora

Outros livros:

Livro: ALFABETÁRIO

Autor: José de Nicola

Ilustrações: Daniel Kondo;

Editora Moderna

Livro: PALAVRAS MUITAS PALAVRAS

Autora: Ruth Rocha

Avaliação

A professora verificará se eles compreenderam e passaram a utilizar a brincadeira Adedonha, pois esta ajudará muito no processo de aquisição do código escrito.

Será mais uma oportunidade, frente a audição da história de construir o hábito de ouvir o outro, sabendo colocar-se quando necessário e no momento adequado.

Perceberá quais crianças demonstram mais ou menos dificuldades na decodificação do código escrito e quais se apropriaram da organização alfabética.