BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Poderá trabalhar com palavras e sílabas.
Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética; Regras/ funcionamento de jogos
As atividades propostas nesta aula, além de trabalhar as capacidades pretendidas poderão servir de diagnóstico para você professor(a).
Oriente as crianças sobre as regras do jogo, que consiste em marcar a letra X, no quadrinho que consta a palavra ou sílaba “cantada” por você que será o mediador.Lembre ao grupo, que quando um participante marcar um X em todos os quadrinhos, deve dizer rapidamente e bem alto - BINGO! Assim, mostrará que é o vencerdo(a).
MATERIAL: Cartelas preenchidas previamente,
com sílabas e/ou palavras;
saquinho com as fichas que constam nas cartelas.
1 - Bingo de palavras:
DICA: Professor(a), se desejar, poderá montar as cartelas, com listas de palavras por grupos semânticos, como por exemplo, nomes de frutas, nomes de animais, nomes de lugares etc.
Outra maneira de organizar o Bingo é escolher palavras que evidenciem alguns grupos silábicos que você deseja trabalhar.
É importante atenção para a variação das palavras das cartelas, para que não haja vários ganhadores, em uma mesma partida.
2 – Bingo de sílabas
3 – Nesta atividade, haverá um desafio maior. No saquinho haverá palavras, mas na cartela terá a imagem que representa a palavra. Neste caso, quando a criança tiver em sua cartela uma figura sorteada, ela devera escrever a palavra e não mais marcar um X.
Lista de palavras sugeridas: boneca, carro, pião, avião, bicicleta, uva, maçã, melancia, banana, laranja, morango, pêra, picolé, sorvete, brigadeiro, jacaré, camelo, cavalo, gato, cachorro, bola, barco, milho, rato.
A1 ) Bingo de imagem
4 – As cartelas trabalhadas na atividade 3 deverão ser redistribuídas aleatoriamente na turma, para que um colega faça a “correção”, caso “julgue” necessário. Destaco, que não se trata de outro colega intervir diretamente na escrita da criança. A proposta é que façam o exercício de observar a escrita do(a) amiga e no item B desta cartela, escrever o modo que considera ser correto, somente nas situações em que avaliar ser necessário. Desenvolveremos desse modo uma estratégia de revisão.
Amplie suas reflexões sobre alfabetização. Conheça o texto "Organizando as classes de alfabetização: Processos e métodos", da pesquisadora Maria das Graças de Castro Bregunci, no site http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/ale/tetxt4.htm (acesso em 16 de abril de 2010)
Conhecer o que a criança já assimilou sobre a escrita, sobretudo na relação do som das sílabas e palavras e o registro correspondente. É importante verificar o avanço dos aprendizes na relação que estabelecem entre som e grafia.