Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
| Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Com estas atividades o aluno poderá:
-Ler e discutir sobre biografias;
-Identificar marcas linguísticas relativas a este gênero textual (biografia);
-Expressar de forma coerente e clara;
-Reconhecer a biografia enquanto um importante gênero textual;
-Localizar no tempo fatos importantes de seu desenvolvimento;
-Elaborar um texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados;
-Utilizar de forma adequada o tempo verbal relativo ao texto biográfico;
-Produzir um autorretrato a partir das observações de suas principais características;
-Professor é importante que seus alunos já estejam no nível alfabético da escrita. Nesta fase as crianças já reconhecem o valor sonoro das letras e escrevem representando a fala, mas ainda não escrevem obedecendo totalmente às regras ortográficas ou à separação entre as palavras, porém já estruturam pequenos textos. Mas, para o aluno que ainda não consegue escrever de forma autônoma, você poderá ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hipóteses.
Professor esta aula será desenvolvida em 3 atividades por meio de:
- Aula interativa;
-Dinâmica de sensibilização: explorando uma bola usada;
- Produção de texto oral e escrita;
-Leitura e analise de biografias;
-Acesso a vida e obras de: Carlos Drummond de Andrade e Artur Carvalho e outros;
Carlos Drummond de Andrade
Artur de Carvalho
- Desenho do autorretrato;
- Autobiografia: troca entre os pares;
-Avaliação da Produção de texto.
1ª Atividade- Aproximadamente 120 minutos.
-Professor a biografia é um importante gênero textual, mas é necessário um trabalho de sensibilização para que possamos envolver os alunos e possibilitarmos que eles se apropriem desta modalidade de texto.
-SENSIBILIZAÇÃO
-Professor leve para a sala uma bola de futebol usada. Tanto as crianças quanto os adultos gostam de futebol, por isto esta é uma atividade de sensibilização que poderá ser trabalhada nos dois níveis, mas a linguagem do professor da EJA deve ser adequada aos adultos.
-Organize os alunos em círculo e mostre a bola.
-Explore as características da bola. Deixe que eles peguem, observem a textura, o formato e o material. Discuta com eles sobre a origem da bola e sua utilização.
-Pergunte: Será que ela foi sempre assim? Como era antes de ser bola? Como era antes de ser usada? Como está hoje? Por que será que ela está assim? O que aconteceu?
-Faça algumas brincadeiras com a bola na roda. À medida que um aluno jogar a bola para outro, ele deverá dizer uma característica da bola.
- Depois da brincadeira, de explorar a bola em suas diferentes fases (nova e velha) sugerimos para as turmas da EJA a poesia de Cecília Meireles, “Retrato”, pois a linguagem e o tema são adequados aos adultos. Ela vai possibilitar um excelente trabalho. Ela está disponível no Sitio http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm, Veja a seguir:
Registrando no caderno
Para sistematizar a atividade, faça um registro no caderno:
|
Retrato Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: _ Em que espelho ficou perdida a minha face? (Cecília Meireles). |
Desenhe o retrato descrito na poesia |
EXPLORANDO A POESIA
1- Quem escreveu esta poesia?
2- Sobre quem ela está falando?
3- O que ela quer dizer quando fala que não tinha este rosto de hoje?
4- O que ela está nos contando?
5- Você já observou alguma mudança em você? Qual?
Para as crianças do Ensino Fundamental Inicial, você poderá utilizar a poesia de Vinícius de Moraes. Para tornar a aula mais interessante leve seus alunos para sala de multimídia e projete o vídeo disponível no sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87211/, nele você terá acesso à letra e ao vídeo com um ator interpretando a poesia “A Porta”.
|
A Porta Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. Eu abro devagarinho Pra passar o menininho Eu abro bem com cuidado Pra passar o namorado Eu abro bem prazenteira Pra passar a cozinheira Eu abro de supetão Pra passar o capitão. Só não abro pra essa gente Que diz (a mim bem me importa...) Que se uma pessoa é burra É burra como uma porta. Eu sou muito inteligente! Eu fecho a frente da casa Fecho a frente do quartel Fecho tudo nesse mundo Só vivo aberta no céu! |
Desenhe a Porta descrita na poesia |
EXPLORANDO A POESIA:
1- De quem a poesia está falando?
2- Como é a porta descrita na poesia?
3- Por que a porta se acha viva?
4- Por que ela se acha inteligente?
5- Você se acha uma criança viva e inteligente? Por quê?
6- Você sempre foi assim? Como você era há dois anos?
7- Como você é hoje?
2ª Atividade – Aproximadamente 120 minutos.
-Professor se você tiver recurso em sua escola, leve seus alunos para a sala de multimídia e acesse o sítio do Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, sugerido abaixo. Nele você encontrará a biografia do Ziraldo. Não é necessário ler toda biografia, mas destaque as partes em que a ordem cronológica fica bem clara. Chame a atenção para a forma do texto, as marcas linguísticas, o tempo verbal. http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp
-Para os alunos da EJA, você tem a possibilidade de apresentar a biografia de Cecília Meireles, para que eles possam confrontar a poesia com elementos de sua vida real. Para isto, acesse o sítio. http://www.suapesquisa.com/biografias/cecilia_meireles.htm
Você poderá também acessar os recursos do Portal, anexados a esta aula, vida e obra de: Carlos Drummond de Andrade e Artur Carvalho.
- Lembre-se! Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele mesmo.
-Cada aluno escreve dados biográficos sobre si mesmo.
Para nortear sua autobiografia ele deve listar alguns dados importantes:
1- Nome completo.
2- Idade atual
3- Onde nasceu (cidade, estado, pais).
4- O que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)
5- Fato marcante de quando era mais novo.
6- Escola(s) onde estudou.
7- Onde estuda atualmente.
8- Leituras preferidas.
9- O que mais gosta de fazer fora da escola.
10- Lazer preferido.
11- Esporte(s) que pratica.
12- Sonhos para o futuro.
DINÂMICA: MINHA HISTÓRIA DE VIDA
-Professor ao explorar esta atividade, resgate com seus alunos a importância da história de vida de cada um, pois é através de nossas experiências que nos formamos enquanto seres humanos.
-Após cada aluno responder estas questões divida a turma em duplas e solicite que troquem as informações.
Um aluno apresenta o outro usando a 3ª pessoa a partir das informações apresentadas.
-Solicite que para a próxima atividade, cada aluno traga para sala, uma foto sua de preferência atualizada.
3ª Atividade – Aproximadamente 120 minutos.
ELABORANDO A AUTOBIOGRAFIA E O AUTORRETRATO
-Solicite que a partir das informações que cada aluno registrou na atividade anterior ele elabore sua autobiografia.
Sugira um título, por exemplo: AUTOBIOGRAFIA DE....... ou MINHA HISTÓRIA DE VIDA
-Depois de elaborada a autobiografia solicite que ilustre o texto com seu autorretrato, para isso ele vai observar suas principais características:
- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados)
-Cor da pele e dos olhos.
-Formato do rosto.
-Tamanho e formato da boca.
-Não é necessária uma perfeita identificação, esta é apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos têm habilidades para o desenho.
Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades.
-Se necessário apresente um autorretrato para que eles tenham uma ideia de como é.
Este é o autorretrato pintado pela artista Tarsila do Amaral.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 - Consulta realizada em 06/04/2010
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Carlos Drummond de Andrade | V?deo |
| Artur de Carvalho | V?deo |
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm
http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87211/
http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp
http://www.suapesquisa.com/biografias/cecilia_meireles.htm
-Professor a avaliação deve permear todo processo, ou seja, à medida que as atividades forem sendo realizadas, acompanhe o envolvimento do aluno.
-Verifique se ele compreendeu o que é uma biografia, qual é o seu formato, suas principais características e se utilizou o tempo verbal correto em sua produção escrita.
-Se perceber alguma dificuldade faça intervenções, dê exemplos.
-Outra possibilidade de avaliação é solicitar que troquem os textos entre si, leiam e comentem com o colega o que perceberam. -Poderá também utilizar a reescrita do texto. Para isto, deve pedir a permissão de algum aluno para reescrever coletivamente o seu texto como exemplo para os demais. A partir dele você comenta as questões que foram recorrentes, também em outros textos. Mas, somente utilize o texto se o autor/aluno permitir.