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Texto injuntivo: dando ordens e direcionamentos

Autor e Co-autor(es)

Priscila Brasil Gon?alves Lacerda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Ant?nio dos Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, pretendemos levar os alunos a compreender as principais funções e características de textos predominantemente injuntivos. Dessa forma, os alunos poderão aprimorar as suas habilidades de leitura, interpretação e produção de textos desse tipo.

Duração das atividades

Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, além de conhecimentos básicos de leitura e escrita, é necessário que os alunos reconheçam o sentido e a forma do modo verbal imperativo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para introduzir o assunto desta aula, o professor deve pedir aos alunos que olhem no dicionário o significado da palavra 'injunção'.

  • Injunção = imposição, exigência.

Observação: O professor deve esclarecer aos alunos que, embora a palavra 'injunção' signifique "imposição, exigência", os chamados "textos injuntivos" assumem uma escala relativamente ampla, compreendendo todos os textos que demandam alguma coisa. Assim, os textos injuntivos são aqueles que:

  1. Propoem uma ação;
  2. Aconselham;
  3. Recomendam.

Ao fazer esta breve incursão expositiva, o professor deve estimular os alunos a dar exemplos de textos injuntivos e anotar no quadro as respostas corretas.

Exemplos de texto injuntivo: questões de prova, receitas culinárias, manuais de instrução, algumas propagandas, instruções de jogos de tabuleiro, alguns textos de engajamento político ou religioso etc.

Depois de ter realizado essa introdução, o professor deve apresentar aos alunos o texto publicitário a seguir e solicitar que eles respondam as questões de "a" a "f". Posteriormente, o professor deve corrigir oralmente o exercício com os alunos.

Transcrição dos dizeres em branco sobre o fundo azul: No mês dos namorados, ligue ligue 14. Fale até 1 hora e pague apenas 14 minutos no fim de semana.

Transcrição dos dizeres em branco dentro do coração: Toda história de amor começa com um número de tefefone.

Fonte: http://ccsp.com.br/_img/full/novo/7633.jpg, acessado em 08 de abril de 2010. 

Questões:

a) Quem é o emissor e qual é o objetivo desta propaganda?

b) Identifique o trecho em que se usa períodos apelativos. Como você pôde identificá-lo?

c) Qual é o efeito que se produz utilizando o verbo ligar duas vezes seguidas?

d) Explique os usos do substantivo "pulso". Qual é a relação entre eles?

e) Explique o sentido da frase "Toda história de amor começa com um número de telefone"?

f) Qual é a relação entre o trecho apelativo, a imagem e as outras frases da propaganda?

Observação: O professor deve levar os alunos a perceber que o trecho apelativo é sustentado pelas demais frases e pela imagem, como se as demais frases fossem argumentos para o que se pede no trecho apelativo.

 

Atividade 2

Sugerimos que o professor apresente aos alunos a receita a seguir e solicite que façam o que pedem as questões.

 PÃO DE QUEIJO MINEIRO

Ingredientes

·  4 copos (americanos) de polvilho doce (500g)

·  1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto

·  2 copos de (americano)de leite (300ml)

·  1 copo (americano) de óleo (150 ml)

·  2 ovos grandes ou 3 pequenos

·  4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado

·  óleo para untar

Modo de preparo

1.      Colocar o polvilho em uma tigela grande

2.      à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo

3.      Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas

4.      Deixe esfriar

5.      Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição

6.      Untar as mãos com óleo, se necessário

7.      Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada

8.      Levar ao forno médio (180º), pré-quecido e assar até ficarem douradinhos

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2228-pao-de-queijo-mineiro.html, acessado em 07 de abril de 2010. 

Questões:

a) Assim como a maioria das receitas, esta que temos em mãos está dividida em duas partes. Quais são elas? Qual é a função de cada uma delas?

b) Reconheça, nesta receita, o trecho que a caracteriza como um texto injuntivo. Justifique.

c) Modifique os verbos de maneira que continuem a transmitir o sentido de ordenação, de direcionamento. Qual é o modo verbal que você utilizou?

d) Modifique ainda uma vez os verbos de maneira que, desta vez, tenha um  sentido de ordenação, de direcionamneto, mas seja necessário interpelar o interlocutor com o pronome "você". Qual é modo verbal que você utilizou?

e) Qual é o modo verbal que expressa mais nitidamente o sentido de ordenação, de direcionamento? Cite outras situações em que você faz uso deste modo verbal.

Finalmente, o professor deve corrigir as questões sanando as dúvidas que porventura os alunos tenham.

Atividade 3

No terceiro momento da aula, o professor deve solicitar que os alunos levem para a sala de aula jogo de tabuleiro. Os alunos devem se reunir em grupos ou em duplas e jogar uma partida. Eles devem consultar o manual de instruções, reconhecer os trechos em que o texto seja injuntivo, ao final da aula, apresentar as regras aos seus colegas.

Caso os alunos não tenham jogos de tabuleiro, recomendamos que o professor peça que eles pesquisem sobre algum jogo de simples confecção, como "Dama" ou "Gamão", cujas regras podem ser facilmente encontradas na internet ou na casa de um amigo.

Se o professor julgar seja viável, sugerimos ainda que seja proposto um desafio, como aprender a jogar um jogo com maior nível de dificuldade, por exemplo, "xadrez",  ou algum jogo que eles ainda não conheçam. Dessa forma, os alunos estariam fazendo uso efetivo de textos injuntivos.

Recursos Complementares

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos que o professor proponha como trabalho avaliativo, ao final desta aula, que os alunos, reunídos em grupos de 3, produzam uma propaganda de um produto ou de um serviço a ser exposta no mural da escola. Ele devem utiliza pelo menos um trecho injuntivo.

O professor deve observar a relação entre o trecho injuntivo e os demais elementos da propaganda, avaliando se há coerência, isto é, se há funcionalidade na articulação entre texto injuntivo e demais elementos da propaganda.