Felipe Oliveira Jerez; Hosana J?ssica Batista; Prof.? Dra. Raquel Gomes de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Professor (a), essa aula tem por objetivo introduzir os conceitos de N?meros Reais, para tanto iremos fazer uma breve revis?o dos conceitos de N?meros Naturais, Inteiros e Racionais. Em seguida, ap?s ter sido abordada a defini??o do Conjunto dos N?meros Reais, trabalharemos com uma atividade que poder? servir de avalia??o aos conceitos estudados.
N?meros Naturais:
Iniciando a aula o professor pode come?ar a revis?o dos conjuntos num?ricos questionando os alunos sobre os elementos que formam o Conjunto dos Naturais, apresentando em seguida as letras que representam esse conjunto e seus subconjuntos (N, N*).
O professor pode apresentar ainda a representa??o desse conjunto em linguagem matem?tica:
N = {0, 1, 2, 3, ...}
Para explicar o surgimento desse conjunto pode se usar o exemplo da contagem de animais pelos povos antigos.
Outro exemplo que pode ser utilizado ? a contagem dos alunos da turma, fazendo tamb?m uma rela??o com os elementos (alunos) e o conjunto (classe).
DICA: Para refor?ar a id?ia de conjunto e elementos o professor pode utilizar o exemplo descrito no v?deo dispon?vel em:
portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action,
que faz uma rela??o entre os conjuntos e seus elementos, com o corpo humano e seus ?rg?os.
N?meros Inteiros
Dando sequ?ncia a aula pode iniciar-se a revis?o do conjunto dos Inteiros. Da mesma forma que procedeu com os naturais o professor pode pedir aos alunos que recordem quais s?o os n?meros inteiros (acrescentando aos naturais os n?meros negativos) e pedindo que representem em linguagem simb?lica.
Para destacar o surgimento dos negativos o professor pode citar a necessidade dos antigos comerciantes em controlar a entrada e sa?da de produtos e dinheiro.
Outros exemplos que podem ser trabalhados s?o os que se referem ? temperatura e c?lculos financeiros.
Nesse momento o professor j? poder? dar destaque a representa??o dos conjuntos por diagramas.
N?meros Racionais:
Finalizando a revis?o dos conjuntos j? estudados o professor pode abordar o estudo dos Racionais utilizando a representa??o em linguagem Matem?tica, em diagramas e abordando o estudo de fra??es,
destacando o fato de o Conjunto dos Racionais ser formado pelos n?meros que podem ser escritos em forma de Fra??o.
N?meros Reais:
Para iniciar o trabalho com os n?meros Reais, o professor poder? apresentar exemplos de n?meros Irracionais, entre os quais devem estar as ra?zes inexatas e os decimais n?o-exatos e n?o-peri?dicos. Ex: 1,23569846...; .
DICA: Nesse momento pode ser feito um estudo mais aprofundado dos n?meros irracionais, apresentando ainda o n?mero pi ( ). Assim os alunos poder?o compreender que o conjunto dos Reais consiste da uni?o entre os n?meros Racionais e Irracionais. Outra caracter?stica do conjunto dos Reais que deve ser abordada ? o fato de esse ser um conjunto denso, ou seja, se tomarmos dos n?meros reais quaisquer sempre existiram entre esses outros infinitos n?meros.
Atividade ?Bingo dos Conjuntos?
Para complementar os conceitos de inclus?o dos Conjuntos Num?ricos estudados e avaliar a compreens?o dos alunos em rela??o a esse conte?do o professor poder? aplicar a atividade a seguir.
Materiais
- Fichas para marca??o conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
Obs: A posi??o das bolas a serem preenchidas dever? ser diferente em cada tabela.
- Fichas para sorteio com n?meros diversos;
- Planilhas de Marca??o:
Desenvolvimento
O professor dever? distribuir uma cartela para cada aluno e dar as instru??es, dentro de um saco dever? conter fichas contendo 40 n?meros (10 para cada parte do diagrama ? naturais, negativos, n?o-inteiros e irracionais), a cada n?mero sorteado os alunos dever?o preencher suas cartelas no lugar correspondente, at? que um ou mais alunos preencham todas as lacunas, e assim recomece a atividade com os vencedores at? sobrar apenas um que ser? o grande vencedor.
DICA: A planilha de marca??o servir? para conferir se os n?meros marcados foram sorteados, deve-se observar se todos est?o certos, sendo que essa an?lise pode ser feita junto com os alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Conjuntos num?ricos | V?deo |
No seguinte endere?o:
http://www.matematica-na-veia.blogspot.com/2008/03/conjuntos-numricos-histria.html
O professor encontra um texto que narra a hist?ria e evolu??o dos conjuntos num?ricos.
Nos links abaixo o professor encontrar? atividades que trabalham com os conceitos de N?meros Inteiros e N?meros Racionais, respectivamente.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252 e http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_30.pdf