Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bingo dos Conjuntos Num?ricos

Autor e Co-autor(es)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana J?ssica Batista; Prof.? Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Diferenciar os elementos de cada um dos quatro conjuntos num?ricos (Naturais, Inteiros, Racionais e Reais); - Trabalhar a rela??o de inclus?o entre os conjuntos e a rela??o de pertin?ncia entre um n?mero e um conjunto num?rico; - Identificar os n?meros Irracionais e associ?-los ao conjunto dos Reais.

Duração das atividades

2 horas /aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Trabalho com o Conjunto dos N?meros Naturais, Inteiros e Racionais; - Representa??o dos Conjuntos num?ricos atrav?s de Diagramas.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), essa aula tem por objetivo introduzir os conceitos de N?meros Reais, para tanto iremos fazer uma breve revis?o dos conceitos de N?meros Naturais, Inteiros e Racionais. Em seguida, ap?s ter sido abordada a defini??o do Conjunto dos N?meros Reais, trabalharemos com uma atividade que poder? servir de avalia??o aos conceitos estudados.

N?meros Naturais:
Iniciando a aula o professor pode come?ar a revis?o dos conjuntos num?ricos questionando os alunos sobre os elementos que formam o Conjunto dos Naturais, apresentando em seguida as letras que representam esse conjunto e seus subconjuntos (N, N*).
O professor pode apresentar ainda a representa??o desse conjunto em linguagem matem?tica:
N = {0, 1, 2, 3, ...}

Para explicar o surgimento desse conjunto pode se usar o exemplo da contagem de animais pelos povos antigos.

Outro exemplo que pode ser utilizado ? a contagem dos alunos da turma, fazendo tamb?m uma rela??o com os elementos (alunos) e o conjunto (classe).

DICA: Para refor?ar a id?ia de conjunto e elementos o professor pode utilizar o exemplo descrito no v?deo dispon?vel em:

portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action,

que faz uma rela??o entre os conjuntos e seus elementos, com o corpo humano e seus ?rg?os.

data/img-1

N?meros Inteiros
Dando sequ?ncia a aula pode iniciar-se a revis?o do conjunto dos Inteiros. Da mesma forma que procedeu com os naturais o professor pode pedir aos alunos que recordem quais s?o os n?meros inteiros (acrescentando aos naturais os n?meros negativos) e pedindo que representem em linguagem simb?lica.

Para destacar o surgimento dos negativos o professor pode citar a necessidade dos antigos comerciantes em controlar a entrada e sa?da de produtos e dinheiro.

Outros exemplos que podem ser trabalhados s?o os que se referem ? temperatura e c?lculos financeiros.

data/img-2data/img-3

Nesse momento o professor j? poder? dar destaque a representa??o dos conjuntos por diagramas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Z.JPG

N?meros Racionais:
Finalizando a revis?o dos conjuntos j? estudados o professor pode abordar o estudo dos Racionais utilizando a representa??o em linguagem Matem?tica, em diagramas e abordando o estudo de fra??es, destacando o fato de o Conjunto dos Racionais ser formado pelos n?meros que podem ser escritos em forma de Fra??o.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Q.JPG

N?meros Reais:
Para iniciar o trabalho com os n?meros Reais, o professor poder? apresentar exemplos de n?meros Irracionais, entre os quais devem estar as ra?zes inexatas e os decimais n?o-exatos e n?o-peri?dicos. Ex: 1,23569846...; .

DICA: Nesse momento pode ser feito um estudo mais aprofundado dos n?meros irracionais, apresentando ainda o n?mero pi ( ). Assim os alunos poder?o compreender que o conjunto dos Reais consiste da uni?o entre os n?meros Racionais e Irracionais. Outra caracter?stica do conjunto dos Reais que deve ser abordada ? o fato de esse ser um conjunto denso, ou seja, se tomarmos dos n?meros reais quaisquer sempre existiram entre esses outros infinitos n?meros.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/R.JPG

Atividade ?Bingo dos Conjuntos?

Para complementar os conceitos de inclus?o dos Conjuntos Num?ricos estudados e avaliar a compreens?o dos alunos em rela??o a esse conte?do o professor poder? aplicar a atividade a seguir.

Materiais
- Fichas para marca??o conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Bingo.JPG

Obs: A posi??o das bolas a serem preenchidas dever? ser diferente em cada tabela.

 

- Fichas para sorteio com n?meros diversos;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Fichas_BINgo.JPG

- Planilhas de Marca??o:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/PLANILHA_BINGO.JPG


Desenvolvimento

O professor dever? distribuir uma cartela para cada aluno e dar as instru??es, dentro de um saco dever? conter fichas contendo 40 n?meros (10 para cada parte do diagrama ? naturais, negativos, n?o-inteiros e irracionais), a cada n?mero sorteado os alunos dever?o preencher suas cartelas no lugar correspondente, at? que um ou mais alunos preencham todas as lacunas, e assim recomece a atividade com os vencedores at? sobrar apenas um que ser? o grande vencedor.


DICA: A planilha de marca??o servir? para conferir se os n?meros marcados foram sorteados, deve-se observar se todos est?o certos, sendo que essa an?lise pode ser feita junto com os alunos.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Conjuntos num?ricos V?deo

Recursos Complementares

No seguinte endere?o:

http://www.matematica-na-veia.blogspot.com/2008/03/conjuntos-numricos-histria.html

O professor encontra um texto que narra a hist?ria e evolu??o dos conjuntos num?ricos.

Nos links abaixo o professor encontrar? atividades que trabalham com os conceitos de N?meros Inteiros e N?meros Racionais, respectivamente.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252 e http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_30.pdf

Avaliação

Atrav?s das atividades desenvolvidas, o professor dever? avaliar se os alunos est?o aptos a: - Representar o conjunto dos n?meros Reais em diagramas; - Reconhecer o Conjunto dos Reais como a uni?o dos N?meros Racionais com os Irracionais; - Compreender a rela??o existente entre os Conjuntos Num?ricos; - Diferenciar e relacionar os elementos de cada um dos conjuntos num?ricos; - Identificar o Conjunto dos N?meros Reais como um conjunto denso, ou seja, o aluno dever? ter a percep??o de que tomando dois n?meros reais quaisquer, sempre existir?o outros infinitos n?meros entre esses.