Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Reconhecer a sala de aula e a escola como lugar de pluralidade de ideias, de pensamentos e de culturas, assim, promover um espaço de aprendizado a partir da construção do saber com as crianças. Logo, estas, são chamadas a rever conhecimentos prévios e a (re) construir novos. Por isso, é fundamental o professor apresentar conceitos e viabilizar a compreensão destes: turma, colega, amigo, ajuda (solidariedade) e trabalho conjunto (colaboração).
1º momento: roda da conversa – o que é bom todo mundo gosta
A discussão sobre o bom/bem e mau/mal é bastante complexa, demandando o cuidado para não dar um caminho perigoso, preconceituoso ou punitivo para discussão. Assim, a proposta é de provocar nas crianças a exposição oral de atitudes diversas, que podem ser motivadas por uma história.
2º momento: painel da turma
PAINEL DE CONFLITOS E ACORDOS |
|||
DATA |
O QUE ACONTECEU |
O QUE ACHAMOS |
O QUE RESOLVEMOS |
(DESCRIÇÃO) |
(PROPOSTA) |
(RESOLUÇÃO) |
|
3º momento: roda da conversa - teia de colaboração
papel; giz; papel para desenho da teia.
Como proposta de avaliação é sugerido o instrumento de acompanhamento das atividades pode ser o diário ou mesmo, uma tabela que conste a descrição da atividade e o estado de participação e resultado de cada criança, para que assim, assegure o desenvolvimento coletivo respeitando o tempo de cada criança.