Portal do Professor

Início do Conteúdo

A importância das regras

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão aprender a importância das regras para a vida em sociedade. Os alunos serão instigados a opinarem sobre a história que lhes será apresentada e ainda sobre os aspectos que a permeiam (regras, importância de sua existência e de seu cumprimento).

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação desta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação:

Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá fazer o seguinte questionamento:
O que significa a palavra “Regras” para vocês?
É importante que o professor ouça a opinião de todos que quiserem expor suas idéias para somente depois iniciar a apresentação do recurso.
Sugerimos que o professor anote as respostas dos alunos sobre o significado da palavra “Regras” para contrapor tais respostas com o significado original da palavra em outra atividade da aula.

 

Atividade 1

Neste momento o recurso poderá ser apresentado aos alunos.
Este é um recurso (Fig. 1) do tipo Animação/Simulação em que, por meio de uma historinha, introduz de forma divertida as noções de regras e de leis, utilizando o exemplo do jogo de futebol.
 

 

 
Link do Recuso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18494/piqueniquelegal.swf  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1921/imagens/Site3.jpg

Figura 1 – Imagem do Recuso

 

Atividade 2

Após conhecerem o recurso, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam da historinha; se concordaram ou não com o término, ou seja, com a resolução por meio das regras dadas nesta (historinha).
É fundamental que os alunos dêem suas opiniões, para que o professor consiga fazer desta, uma aula interativa!
Para dar continuidade às discussões, sugerimos algumas questões norteadoras para que o professor possa utilizá-las nestas (discussões):
- Que tipo de regras vocês conhecem?
- Regras de jogos de esporte?
- Quais regras mais?
- O que vocês acham de regras?
- Acham importantes as regras? Por quê?
- Na escola não temos nossos direitos e deveres?

O professor poderá mostrar a imagem a seguir (Fig. 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1921/imagens/transito_caos.jpg

Figura 2 - Imagem de desordem no trânsito

Disponível em: http://www.brunorusso.eti.br/imagem/transito.jpg Acesso em: 11. Abr. 2009. 

 

A partir deste momento a discussão poderá ser direcionada para questões da vida em sociedade.
 

- Vocês sabem que a vida em sociedade é regida por regras (leis)?

- Imaginem se não houvessem as leis do trânsito? (deixar que os alunos expressem suas idéias);

- Muitos acidentes ocorreriam?;

- Muitas pessoas sofreriam acidentes; seriam atropeladas e muitas até poderiam morrer!

- Imaginem se vivêssemos sem regras.
 

Enfim, é importante que eles entendam que é fundamental que existam leis, regras e que é preciso conhecê-las para respeitá-las para que possamos viver melhor, pois se elas não existissem a vida em sociedade seria um caos!

 Neste momento o professor poderá ler para os alunos o significado da palavra "Regras" e retomar a discussão ocorrida no início da aula.

Atividade 3

Com esta atividade (Fig. 3) os alunos poderão aprender de maneira lúdica, alguns assuntos ligados à cidadania por meio de um jogo de forca. Sendo assim, poderão também trabalhar a escrita das palavras, bem como seu significado. Porém, destacamos que é extremamente importante que o professor esteja atento neste momento para dirigir a atividade, para que não fique apenas no âmbito da diversão!

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=393  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1921/imagens/Site4.jpg

Figura 3 – Imagem do jogo
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=393  Acesso em: 06. Abr. 2009.
 


  Sugestão

Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos uma aula do Portal do Professor que aborda a temática da importância de se conhecer e respeitar as leis do trânsito. O link da aula é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1268  

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Piquenique legal Animação/simulação

Recursos Complementares

Internet

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das atividades, principalmente no momento das discussões sobre o tema da aula.