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Adapta??o com alegria: m?sica como forma de integrar com as crian?as e aprender os nomes dos colegas

Autor e Co-autor(es)

N?bia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •    Socializar-se e integrar-se com as demais crianças;
  •    Brincar, dançar e utilizar o esquema corporal;
  •    Aprender os nomes dos colegas.

Duração das atividades

4 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Orientações do professor quanto a necessidade do uso de crachás para que aprendamos os nomes de todos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Sempre que iniciamos o ano letivo um novo grupo é constituído. Novas interações acontecem e é papel do educador propiciar uma adaptação tranqüila para todos. Essa aula demonstra como podemos oportunizar encontros entre as crianças de forma interativa e divertida através da música. Aula destinada à crianças de 5 anos.   

Atividades:  

 Primeiro Momento:   

Com as crianças em roda, cante uma canção popular:   Maria comeu pão na casa do João Maria comeu pão na casa do João Foi você Maria? Não. Então quem foi?   A criança (Maria) escolhe outro a ser o próximo da canção e diz o nome do coleguinha escolhido. A canção então se reinicia substituindo o nome de Maria pelo nome da criança escolhida por ela e assim sucessivamente. Essa brincadeira é muito legal para que as crianças se olhem, digam os nomes dos colegas que já conhecem e aprendam os nomes dos novos colegas.   

Segundo Momento:  

 Leve para a rodinha uma brincadeira em que as crianças deverão se apresentar dizendo seu nome batendo palmas em um ritmo. Para isso, primeiramente, todos devem ouvir uma música e descobrir a pulsação dela batendo palmas. Pode ser qualquer música. Conseguida a batida regular, abordamos o que são sílabas tônicas, que sabemos serem as mais fortes das palavras. Então, finalmente, levamos cada um a dizer seu nome com a sílaba mais forte na pulsação; um fala e todos repetem sem pular nenhuma pulsação. Por exemplo: Gabriela. A criança deverá dizer o nome na pulsação da música batendo palmas de acordo com o número de sílabas, assim: Ga  bri  e  La, no que ela bate 4 (quatro) palmas. Assim que ela termina, todos repetem Ga bri e La da mesma forma. Assim sucessivamente até que todos digam o seu nome.   

Terceiro Momento:

Deixe os crachás das crianças em cima das mesas. Na medida em que elas forem chegando dê a instrução para que encontrem seu crachá e coloquem no pescoço. Na hora da rodinha converse sobre esse momento. Faça perguntas sobre como conseguiram identificar seus crachás. Observe quais os critérios as crianças usaram para fazer a identificação e vá dando dicas sobre letras iniciais dos nomes, tamanho dos nomes grandes ou pequenos, nomes compostos, etc.   

Quarto Momento: 

Faça uma brincadeira chamada “Quero ver quem é esperto”. As crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.  

 MÚSICA:  

 Quero ver quem é esperto

E na roda vai entrar

Atenção agora aos nomes

Que no centro vou jogar.  

 (Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)   

Quinto Momento:

Proponha uma brincadeira em que cada criança receberá um crachá que não é o seu. O professor coloca uma música e ao final dela, as crianças deverão encontrar o dono do crachá. As crianças podem e devem se ajudar no reconhecimento dos nomes.   

Sexto Momento:

Outras atividades podem ser feitas com os nomes, dançando e brincado. Sugerimos ainda o Bingo de letras, cada criança com a cartela do seu nome escrito em letras vazadas, vai colorindo na sua cartela a letra sorteada pelo professor.   Bingo de letras, cada criança com o nome de um colega também escrito em letras vazadas vai colorindo na sua cartela a letra sorteada pelo professor.   Bingo de nomes, as crianças recebem uma cartela com 5 nomes diferentes dos coleguinhas da sala. É importante fazer pelo menos três cartelas diferentes para distribuir entre a turma toda. O professor sorteia um nome e as crianças vão colorindo o nome sorteado em sua cartela.

As premiações dos bingos devem ser simbólicas e serem dadas a todas as crianças. 

Recursos Complementares

Confecção de Cartelas de bingo;

Avaliação

Professor observe se as crianças estão interagindo entre si.

Como está ocorrendo o processo de socialização?

As crianças participam das brincadeiras que movimentam o corpo?

Já se referem aos colegas pelo nome e já procuram brincar com algum colega específico?

São questões que auxiliarão no planejamento do trabalho e, se necessário, na retomada de algumas atividades.