Portal do Professor

Início do Conteúdo

Números fracionários combinam com material concreto.

Autor e Co-autor(es)

Verônica da Silva Fernandes Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar diferenças e semelhanças nos diferentes números fracionários.
  •  Identificar as diferentes partes dos números fracionários.
  • Conceituar as diferentes partes dos números fracionários.

Duração das atividades

Três tempos de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer e identificar o número fracionário.

Estratégias e recursos da aula

           Recursos

  •  cartões com frações decimais
  • material concreto  

          Estratégias

Jogo do troca – troca:

Em  5 grupos de 5 alunos ou 6 grupos de 4 alunos, a professora fará a proposta do jogo aos alunos.  

A professora apresentará para cada grupo 20 cartões com frações decimais  e números decimais correspondentes a cada fração. Os cartões deverão estar virados para baixo, sem que os alunos saibam quais números e  frações decimais constam em cada cartão, começam a partida.   Ganhará quem formar o maior número de pares.   

Os grupos poderão fazer a troca dos cartões entre si para iniciar outras  partidas.      

Como  proposta de outra  atividade,  a professora  mostrará as partes do material concreto e dirá que : 

  •   a parte de 1000 chamará CUBÃO
  •   a parte de 100 chamará PLACA
  •   a parte de 10 chamará BARRA
  •   a parte de 1 unidade chamará de CUBINHO.

   Depois dos alunos manusearem o material dourado livremente, a professora pedirá que eles observem bem o material dourado, coloquem as partes bem perto umas das outras e façam comparações.   Os alunos deverão registrar suas comparações em uma folha de papel. 

Após essa atividade, os alunos registrarão as seguintes comparações direcionadas pela professora:

As respostas deverão ser expressas em forma de fração.   

Perguntas:

  • Que fração da BARRA representa um cubinho? Resposta: 1/10
  • Que fração da PLACA representam 10 cubinhos? Resposta: 10 /100 ou 1/10
  • Que fração do  CUBÃO  representa um cubinho? Resposta: 1/1000
  • Que fração do cubão representa uma placa? Resposta: 1/10   

A  professora assim poderá solicitar que os alunos criem perguntas entre si para levantarem o conceito de fração decimal.

  Ao final da aula a professora deverá sistematizar junto aos alunos que as frações 7/10 , 7 /100 e 7/1000, por exemplo, e todas as outras que representam as relações criadas com o material dourado, são denominadas frações decimais e que combinam com o material dourado.  

Recursos Complementares

Avaliação

A professora fará a proposta que cada grupo crie novos cartões com novos números, para que seja realizado o jogo novamente com outros números diferentes dos que foram usados no jogo anterior, como no jogo do Troca Troca.