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Identificando as partes do corpo

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  reconhecer as partes do corpo por meio de jogos quebra-cabeça;
  •  trabalhar através de músicas expressões corporais que contemple o corpo.  

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? Tr?s (3) atividades de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e de suas partes.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade– Trabalhando  música- aproximadamente 60 minutos

 Professor, utilizando o espaço da sala de aula, faça uma roda de conversa com sua turma. Converse com as crianças sobre o corpo humano, estimulando as crianças a emitirem opiniões e sentimentos sobre suas características próprias, no que diz respeito, a parte física, por exemplo, Que cor são seus olhos? Como são os seus cabelos? Você se considera alto ou baixo. Mostre que as pessoas têm muitas coisas em comum e cada uma tem um conjunto de caracteríticas que as diferencia das demais, nesse sentido, evidencie que cada criança é única com suas particularidades, singularidades e que é preciso respeitar as diferenças. Peça para as crianças se olharem no espelho e reconhecerem as várias partes de seu corpo. Distribua a letra da música abaixo para cada uma e faça a leitura com a turma. Em seguida, coloque o CD com a música original e solicite que sintam a canção e que dancem respeitando a letra.

Desengonçada

Vem dançar, vem requebrar, vem fazer o corpo se mexer e acordar

É a mão direita, mão direita, mão Direita agora, a mão direita, que eu vou acordar. É a mão esquerda, a mão esquerda, a mão esquerda agora as duas juntas que eu vou acordar

É o ombro direito, é o ombro direito, é o ombro que eu vou acordar. É o ombro esquerdo, é o ombro esquerdo os dois juntos que eu vou acordar

É o cotovelo direito, é o cotovelo Direito é o cotovelo que eu vou acordar. É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo esquerdo os dois juntos que eu vou acordar

É o braço direito, é o braço direito é o braço que eu vou acordar. É o braço esquerdo, é o braço esquerdo os dois juntos que eu vou acordar

É o joelho direito, é o joelho direito é o joelho que eu vou acordar. É o joelho esquerdo, é o joelho esquerdo, os dois juntos que eu vou acordar

É o pé direito, é o pé direito, é o pé direito agora é o pé direito, que eu vou acordar. É o pé esquerdo, é o pé esquerdo é o pé esquerdo agora os dois juntos que eu vou acordar

É a cabeça, os ombros, as mãos, cotovelos e braços que eu vou acordar. A cintura, a barriga, o bumbum, os joelhos tudo junto que eu vou acordar

Fonte: Bia Bedran. CD A caixa de música de  Bia. 1995.

Professor solicite que cada criança ilustre a canção, com as partes do corpo que aparecem na música.

2ª Atividade- Montando quebra –cabeça- aproximadamente 60 minutos

 Professor, para montar o quebra-cabeça, você poderá preparar uma folha contendo os espaços para os desenhos de cada parte do corpo, por exemplo, para o círculo retratado na folha, a criança desenhará sua face, e depois os alunos vão fazer recortes de cada parte para montar o quebra-cabeça, assim ficará padronizado o tamanho das partes. Reúna a turma em duplas e solicite que cada criança, desenhe seu corpo observando as partes e órgãos nos espaços destinados. Em seguida, solicite que recortem com atenção as partes do quebra-cabeça.

Imagem da folha.

Fonte: Arquivo da autora.

3ªAtividade – Hora de jogar- aproximadamente 60 minutos

Em duplas, as crianças começarão a jogar, cada uma deverá tentar montar o quebra-cabeça do colega e depois poderá trocar de dupla. Professor, você também poderá levar as crianças até a sala de multimídia para realizarem outros jogos sobre o corpo humano.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, nesta aula você deverá observar e registrar os avanços e dificuldades encontradas pela turma. Verifique se conseguiram reconhecer por meio de jogos e músicas, as partes do corpo humano.