Portal do Professor

Início do Conteúdo

Viajando na história narrada

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos terão a oportunidade de ouvir uma história infantil narrada e poderão, depois de ouvi-la, criar sua própria história. Sendo assim, estas aulas têm a intenção de levar os alunos a escrever suas próprias histórias, além de trabalhar com os alunos a escrita de textos e a criatividade!

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos, Duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou na sala de aula, pois o recurso utilizado é um áudio que poderá ser salvo em CD e transmitido em aparelho de rádio!
 

Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos se eles gostam de ouvir histórias e se já ouviram histórias sem que elas estejam em livros.

  

Atividade 1

Neste momento o professor deverá apresentar o recurso aos alunos lhes pedindo que fiquem bem atentos e que não conversem entre si (Fig. 1) até o término deste.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/image_preview.jpeg

Figura 1 – Imagem de crianças ouvindo histórias infantis
Disponível em: http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/imagens-gerais/noticias/semana%20leitura2001.jpg/image_preview  Acesso em: 01. Abr. 2009.

 

Recurso:

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18570/plenarinhocasafeia.mp3

O Recurso é um áudio em que há um conto infantil que narra à história da casa de um gato que todos (personagens) criticavam, pois sempre a achavam feia, alegando que sempre faltava algo nela. Então, o gato acrescentava na casa aquilo que lhe sugeriam, até que um dia todos afirmaram que a casa estava linda!

 Destacamos que o objetivo do recurso é  despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas, a fim de desenvolver nelas a criatividade de imaginação para a construção de histórias similares.

 

Atividade 2

Após ouvirem a narração da história o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam da história, se gostaram ou não e por quê.
Deverá perguntar por que acham que o gato ouvia a opinião de todos e a acatava. Ou seja, deverá neste momento levar os alunos a refletirem sobre a história.

É importante o professor favorecer a reflexão dos alunos acerca do valor de uma casa, por meio de discussões, ajudando-os a perceberem que uma casa linda é aquela em que nos sentimos bem, que gostamos de estar e não simplesmente àquela que atende os padrões que a sociedade ou algumas pessoas estabelecem. Na história, os animais (personagens) estavam preocupados somente com a estética, cor, forma etc. Porém, é importante que os alunos não se prendam a este tipo de valor, pois nem sempre se pode morar em uma casa nova e “bonita”, e, além disso, isto  não garante alegria, paz e felicidade.
 

Atividade 3

Neste momento os alunos deverão ser instigados a escreverem uma nova versão da história em que agregarão a ela alguns valores discutidos na atividade anterior. Assim, poderão dar um novo rumo à história, fazendo, por exemplo, com que o gato pense se opinião de seus colegas é realmente importante para ele, e que pense na casa que ele gostaria de ter para morar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/menina_caderno.jpg

Figura 2 - Imagem de uma criança escrevendo
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg  Acesso em: 02. Abr. 2009.

Sugestões:

1) Sugerimos que ao final de suas histórias os alunos façam um desenho que a represente (Fig. 3).


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/gato.jpg

Figura 3 – Imagem de um gato
Disponível em: http://colorirdesenhos.com/files/imagecache/artigos_full/desenhos/gato.jpg  Acesso em: 01. Abr. 2009.

2) Sugerimos que o professor apresente a história “Os três porquinhos” (Fig. 4) em que os personagens constroem suas casas, e que são em um determinado momento levados a repensarem o modo como a construíram... Estarão trabalhando assim com a intertextualidade!


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/3FD7D_1.jpg

Figura 4 – Imagem da capa do livro “Os três porquinhos"
Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/7/D/3FD7D_1.jpg  Acesso em: 02. Abr. 2009.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A casa feia Áudio

Recursos Complementares

Aparelho de Rádio

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos da aula, sobretudo naqueles de discussão para que o professor perceba se eles estão entendendo tais discussões.