Portal do Professor

Início do Conteúdo

Laços de amizade

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Salum Cabral Galvão imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
  • Cultivar os bons hábitos de convivência e amor;
  • Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo.

Duração das atividades

3 aulas de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com as crianças sobre a importância de fazer amigos.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Iniciar com a leitura do livro "GIRAFINHA FLOR FAZ UMA DESCOBERTA” de Therezinha Casasanta

 para que as crianças façam o reconto coletivo. Este livro é uma boa oportunidade para trabalhar a amizade e desenvolver a autonomia, a socialização e a expressão dos sentimentos.

SINOPSE: Este conta a história de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como era um tanto tímida, não tinha coragem de conversar com ninguém, e então começa a pensar que é os outros que não querem conversar com ela. Assim sendo, ela sai a procura de um remédio para curar solidão. Durante o seu caminho à cidade, encontra vários animais, que pedem para que ela não se demore muito, porque senão vão sentir sua falta. Ao chegar perto da estrada, que a levaria até a cidade, faz a grande descoberta, a de que não está sozinha e que tem amigos que gostam e se importam com ela. Resolve voltar para casa, mas como já é noite, e todos da floresta já dormem, consegue ajuda dos pequenos vaga-lumes, que com suas luzinhas brilhantes, iluminam o caminho de volta para casa. Foi a noite mais feliz da Girafinha, sonhou a noite toda com seus amigos. No dia seguinte resolveu fazer uma festa para todos os seus amigos. Girafinha Flor descobriu o remédio para curar a solidão: AMIGOS!

 Esta historinha dá para trabalhar vários assuntos com as crianças.

  • Quantas vezes, nos sentimos sozinhos, porque não percebemos as pessoas que estão ao nosso lado.

2º momento: Conversar na rodinha com as crianças sobre a amizade.

  •  O que é ser amigo?
  • O que é legal o amigo fazer?
  • O que não é legal o amigo fazer?

Registrar as respostas em um cartaz e expor na sala. Atividade em folha: Pedir às crianças que desenhem si próprias e seu melhor amigo. Fazer a tentativa da escrita do nome do amigo.

3º momento: Suco da Amizade

A partir da observação das semelhanças e diferenças da laranja e da cenoura discutir sobre as características de cada fruta e perceber que, assim como as frutas, cada criança é especial a seu modo; independente das diferentes características ou preferências de cada uma, e que todos podemos e devemos ser amigos.

4º momento: Mural coletivo Procurar em revistas gravuras que simbolizam o ato de amizade.

Recursos Complementares

Livro de história; Papel craft; Laranja e cenoura; Revistas

Avaliação

A avaliação será contínua através das atitudes das crianças em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuíto de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.