Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conversar com as crianças sobre a importância de fazer amigos.
1º momento: Iniciar com a leitura do livro "GIRAFINHA FLOR FAZ UMA DESCOBERTA” de Therezinha Casasanta
para que as crianças façam o reconto coletivo. Este livro é uma boa oportunidade para trabalhar a amizade e desenvolver a autonomia, a socialização e a expressão dos sentimentos.
SINOPSE: Este conta a história de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como era um tanto tímida, não tinha coragem de conversar com ninguém, e então começa a pensar que é os outros que não querem conversar com ela. Assim sendo, ela sai a procura de um remédio para curar solidão. Durante o seu caminho à cidade, encontra vários animais, que pedem para que ela não se demore muito, porque senão vão sentir sua falta. Ao chegar perto da estrada, que a levaria até a cidade, faz a grande descoberta, a de que não está sozinha e que tem amigos que gostam e se importam com ela. Resolve voltar para casa, mas como já é noite, e todos da floresta já dormem, consegue ajuda dos pequenos vaga-lumes, que com suas luzinhas brilhantes, iluminam o caminho de volta para casa. Foi a noite mais feliz da Girafinha, sonhou a noite toda com seus amigos. No dia seguinte resolveu fazer uma festa para todos os seus amigos. Girafinha Flor descobriu o remédio para curar a solidão: AMIGOS!
Esta historinha dá para trabalhar vários assuntos com as crianças.
2º momento: Conversar na rodinha com as crianças sobre a amizade.
Registrar as respostas em um cartaz e expor na sala. Atividade em folha: Pedir às crianças que desenhem si próprias e seu melhor amigo. Fazer a tentativa da escrita do nome do amigo.
3º momento: Suco da Amizade
A partir da observação das semelhanças e diferenças da laranja e da cenoura discutir sobre as características de cada fruta e perceber que, assim como as frutas, cada criança é especial a seu modo; independente das diferentes características ou preferências de cada uma, e que todos podemos e devemos ser amigos.
4º momento: Mural coletivo Procurar em revistas gravuras que simbolizam o ato de amizade.
Livro de história; Papel craft; Laranja e cenoura; Revistas
A avaliação será contínua através das atitudes das crianças em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuíto de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.