Portal do Professor

Início do Conteúdo

O QUE SABEMOS SOBRE OS CASTELOS? Construindo castelos de areia

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver a habilidade de atenção ouvindo histórias sobre castelos;
  • registrar através do desenho as observações referentes aos castelos;
  • construir castelos de areia se utilizando da modelagem;
  • desenvolver o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • desenvolver a linguagem oral, relatando o que sabe sobre castelos;
  • representar o que já sabe sobre castelos utilizando-se da linguagem do desenho.

Duração das atividades

As atividades estão divididas em diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios relacionados aos castelos

Estratégias e recursos da aula

1° Momento:  Motivar as crianças para o estudo sobre castelos    

Como sugestão, o professor deve iniciar a aula com a leitura do livro “As férias da bruxa Onilda” de Enric Larreula e Roser Candevila. No livro a personagem decide tirar férias e dentre os vários acontecimentos ela decide participar de um concurso de castelos de areia, ganhando o primeiro lugar.

Fonte: http://www.travessa.com.br/AS_FERIAS_DA_BRUXA_ONILDA/artigo/582a87ff-720d-4df1-8bda-81007e567d26   

Após a leitura do texto, o professor deve realizar questionamentos como:

  • O que é um castelo?
  • Como é um castelo? O que tem nele?
  • Só as bruxas moram no castelo?
  • Hoje ainda existe castelo?

Ouvir as crianças e depois pedir para que elas representem a história ouvida em forma de desenho.

2° Momento:  Investigando conhecimentos sobre os castelos

O professor deve investigar os conhecimentos das crianças sobre os castelos, instigando a discussão no grupo, fazendo retomadas das falas das crianças para que elas percebam que, para além do mundo da imaginação, existem castelos reais.Nesse momento, o professor vai registrando as idéias e saberes das crianças, assumindo o papel de escriba. Em seguida, o professor deve solicitar que as crianças registrem através do desenho como elas percebem os castelos.

3º Momento: Construção de castelos de areia.

Caso a escola disponha de tanque de areia, o professor se encaminha com as crianças para esse local. Chegando ao tanque de areia, o professor divide as crianças em grupos e solicita que elas realizem construções de castelos de areia. Nesse momento, o professor registra com fotografia as construções das crianças para que, de volta à sala de aula, as crianças possam fazer apreciação de suas construções.

Fonte: Arquivo Pessoal

4º Momento: Apreciando as construções.

De volta a sala de aula, a professora projeta as imagens feitas das crianças no tanque de areia. Inicialmente, as crianças vêem as imagens, depois podem falar como foi para elas a experiência de contruírem tais castelos. Em seguida, a professora pode discutir com o grupo as características dos castelos de areia e comparar com as grandes construções em forma de castelos. Esta é uma boa estratégia para que as crianças percebam a função de um castelo como forma de moradia, comparando-os aos que foram, por elas, construidos.

Recursos Complementares

O professor poderá utilizar como recurso nessa aula, além do tanque de areia, materiais que contribuam nessa construção de castelos como baldes e pás.

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

  • O conhecimento inicial das crianças sobre os castelos, bem como a capacidade de expressão destas;
  • como organizam suas falas para expressar suas impressões;
  • o nível de representação das crianças através do desenho e da modelagem.