Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO CASTELOS REAIS: uma visita a ambientes com estrutura de castelo.

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar os conhecimentos relacionados à estrutura dos castelos;
  • destacar as semelhanças e diferenças nos ambientes visitados quanto à estrutura do castelo;
  • registrar a visita utilizando-se das linguagens oral, escrita (texto coletivo) e do desenho.

Duração das atividades

As atividades serão divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter vivenciado discussões iniciais sobre castelos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas apresentadas neste portal, intituladas "Conhecendo o mundo dos castelos através dos contos de fadas”, “Pesquisando diferentes tipos de castelo” e “Os castelos na história”.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Visita a um local com características de castelo.

O professor deve planejar uma aula passeio para visitar um ambiente construído com a mesma estrutura de um castelo. Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o horário de saída, o que elas irão fazer durante a aula, o que devem observar e a hora que voltarão à escola..

2º Momento: Chegando ao local combinado, as crianças e o professor sentam na roda e conversam sobre as descobertas em relação às características físicas e o modo de vida nos castelos. O professor orienta a forma de como transitar pelo local da visita. Após essa conversa, as crianças irão explorar os ambientes acompanhadas do professor, observando e discutindo sobre o que se pode observar neste local, como: as características físicas internas e externas do castelo, vestimentas, mobiliário etc.

O professor deve registrar esta atividade com fotos ou vídeo para posteriormente, fazer a retomada da aula passeio com as crianças.

3° Momento: Após retornarem a escola, o professor pode realizar uma roda de conversa para avaliar a visita ao local e os novos conhecimento adquiridos pelas crianças. Em seguida,  assume o papel de escriba para registrar o relato da atividade  (texto coletivo, destacando o que as crianças mais gostaram e o que observaram durante a aula.

4° Momento: O professor deve solicitar que as crianças registrem com desenho o que elas observaram durante a visita ao castelo..

Recursos Complementares

Avaliação

Após a aula passeio, em sala, o professor deverá avaliar:  

  • O que as crianças aprenderam no passeio;
  • o que observaram, destacando as semelhanças e diferenças entre as estruturas físicas estudadas sobre os castelos;
  • se despertou interesse pelo tema abordado;
  • se representou os novos conhecimentos por meio do desenho e da escrita.