Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO O MUNDO DOS CASTELOS E REVIVENDO OS CONTOS DE FADA

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer os elementos da estrutura física de um castelo, tomando como referência os contos de fadas: A Bela e A Fera, Rapunzel e A bela Adormecida;
  • reconhecer e valorizar a existência de diferentes tipos der moradia, destacando o castelo como um tipo possível;
  • utilizar-se de diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • construir junto com as crianças um castelo utilizando diferentes tipos de materiais (caixas, isopor, fitas, tintas, pincéis, papéis diversos);
  • vivenciar um baile de fantasia nos moldes dos contos de fadas trabalhados em que o castelo faça parte do cenário.

Duração das atividades

As atividades serão divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deve retomar a discussão sobre os castelos e sua estrutura física, destacando o castelo como um tipo de moradia possível.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Assistir vídeo cuja história de passa num castelo .

1° Momento: O professor deverá assistir junto com as crianças a um filme que se passa em um castelo, como por exemplo, o filme “A Bela e a Fera” no qual possa ser observada a estrutura física do castelo. É importante que durante o filme sejam dadas pausas nas cenas em que aparecem os ambientes do castelo para que as crianças observem melhor esses locais, bem como ir discutindo as funções que cada ambiente exerce no castelo.

Fonte: http://www.animatoons.com.br/movies/beauty_and_the_beast/galeria_de_imagens/posters/images/beauty_and_the_beast_20.jpg    

2° Momento: Após assistirem ao filme, o professor deve promover uma discussão sobre os tipos de moradias existentes, destacando o castelo como um tipo possível. Em seguida, deve listar, coletivamente, o nome dos ambientes observados no castelo que aparece no filme.  

2° ATIVIDADE: Construir uma maquete que represente um castelo  

1º Momento: O professor faz um planejamento prévio com as crianças e combina como será a construção dessa maquete para representar o castelo: o ambiente físico do castelo; a forma como esses ambientes podem ser representados.

2° Momento: O professor divide as crianças em grupos e cada uma escolhe que tarefa irá exercer na construção da maquete de forma cooperativa.Os grupos podem ser divididos para:

  • Pintar a base do ambiente do castelo (jardim, floresta, fosso e pátio);
  • pintar as muralhas;
  • desenhar e recortar as árvores;
  • colar areia;
  • construir as torres;
  • montar a estrutura fisica do castelo.

3° Momento: Para dar maior siginificado a atividade; as crianças podem expor a maquete e convidar os pais, funcionários e outras turmas da escola para apresentarem seu trabalho e dá explicações relacionadas ao estudo que fizeram sobre os castelos.

3ª ATIVIDADE: Vivenciar um baile à fantasia nos moldes dos contos de fada .

Para a realização dessa atividade é  interessante ser retomado com o grupo o modo de diversão na época dos castelos medievais. Feito isso, as crianças escolhem que personagem querem representar (senhor e senhora feudal, bobo da corte, malabarista, cavaleiros, convidados, empregados). Tomada essas decisões, escolhe o local no qual irá acontecer o baile e define com o grupo como será o cenário.

O professor poderá, ainda, confeccionar com as crianças uma muralha e/ou uma torre para colocar na entrada do local do baile.

Como sugestão, para a discussão relacionada ao modo de diversão das pessoas que viviam nos castelos medievais, o professor poderá utilizar como fonte de informação o livro "Como Seria Sua Vida na Idade Media?", de Fiona Macdonal, editora Scipione.

http://niponecia.lojatemporaria.com/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/h/i/hist._1_8.jpg 

Recursos Complementares

Materiais utilizados:

  • Isopor;
  • tintas;
  • pincéis;
  • areia;
  • cartolina;
  • barbante;
  • tesoura;
  • coleções;
  • cola.

Eram comuns as festas  realizadas pelos nobres em seus castelos. Momento em que convidavam amigos e parentes para um banquete. Nestas festas, era comum a presença de músicos, grupos de teatros, dançarinos, mágicos, etc.

Como sugestão de leitura, além do livro "Como seria sua vida na Idade Média?", o professor poderá ainda buscar informações relacionadas a alimentação na época medieval (receitas, utensílios domésticos e a organização da cozinha de um castelo). Como também, pesquisar as formas de diversão na época dos castelos medievais. No site http://www.suapesquisa.com/idademedia/lazer_idade_media.htm , o professor poderá colher algumas dessas informações. 

Avaliação

Com esta aula é posível avaliar se as crianças:

 - reconhecem os elementos da estrutura física de um castelo;

 - conseguem identificar diferentes tipos de moradia, destacando o castelo como um tipo possível;

 - utilizam-se de diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

 - participaram e se envolveram no baile à fantasia.