Estratégias utilizadas:
- Aula interativa e dialogada.
- Socialização das produções dos/as alunos/as.
- Uso do laboratório de informática.
- Utilização de periódicos de público jovem.
- Uso da música para facilitar a discussão.
Atividade 1
Professor/a o objetivo dessa atividade é explicar aos alunos a respeito de algumas mudanças que estão ocorrendo em seu corpo. Essa aula, também é um bom momento para os/as adolescentes refletirem sobre mudanças bruscas que ocorrem não só no seu corpo, mas em seu comportamento e principalmente em suas ações.
Procedimentos:
- Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir que façam a leitura do texto: Pré adolescência, entenda essa fase. Este texto está disponível no link: http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Pr%E9+adolesc%EAncia,+entenda+essa+fase (se na escola não tiver sala de informática o professor deve imprimir o texto e levar para a leitura em sala de aula).
- Logo depois no próprio laboratório de informática ou em sala de aula, propor um debate sobre o tema "mudanças no corpo" tais como:
- Quais são as transformações mais visíveis no corpo das meninas e dos meninos?
- O que provoca essas mudanças?
- Como deve ser o comportamento dos pais diante dessas mudanças?
- Essa fase deve permanecer para sempre?
- Qual a melhor coisa nesta fase?
- Qual a pior coisa desta fase?
- O que a palavra amadurecer tem a ver com a palavra adolescência?
- Regras e a fase da adolescência é possível chegar a um denominador comum?
- Como deve ser o relacionamento dos pais com os filhos?
- O professor deverá estimular o diálogo com os alunos sem estabelecer uma receita de boas maneiras ou manual que eles devem seguir.
- O texto "Pré adolescência, entenda essa fase", aborda as mudanças que ocorrem no corpo dos adolescentes, mas o divertido é que também trabalha dicas para os pais entender os filhos. Que tal pedir para os adolescentes (filhos) construírem dicas para os filhos entenderem os pais?
Atividade 2
Para complementar a explicação do professor na atividade 1, o professor poderá utilizar o seguinte vídeo: "As mudanças no corpo", disponível no link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL694986-15607-156,00.html - Acessado em 12/05/2010. O vídeo aborda de maneira simples algumas mudanças no corpo que ocorrem na fase da adolescência.
- Para a próxima aula o professor poderá levar para a sala de aula ou pedir para os alunos trazerem revistas relacionados ao público jovem. Na posse desses periódicos sugerir para a turma que destaquem temas relevantes, referente a discussão do assunto trabalhado no vídeo para provocar uma discussão em sala de aula. Exemplos de periódicos de público jovem: Revista Capricho, Revista Bizz, Revista Atrevidinha, TodaTeen, Revista Atrevida entre outros.
- Para finalizar a atividade propor as questões abaixo:
- O que vem a ser o estirão puberal?
- Existe um tempo certo para que essas mudanças aconteçam?
- Qual é a importância desta fase para os meninos e meninas?
Esta atividade tem como função estabelecer um maior esclarecimento das mudanças que ocorrem nesta fase, bem como relacionar as mudanças bruscas como uma importância condição do ser humano para chegar a fase adulta.
Atividade 3
O professor deverá entregar para os alunos a letra da música “O xote das meninas”, composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, para que acompanhem a letra e cantem juntamente com a música que será disponibilizada pelo professor. Esta atividade visa promover nos estudantes, uma forma diferente de discutir as modificações que ocorrem no organismo da menina quando ela inicia a fase da adolescência.
Estratégias utilizadas:
- Aula interativa e dialogada.
- Socialização das produções dos/as alunos/as.
- Utilização do CD/Player
A música pode ser encontrada nas seguintes referências:
- CD - O rei do baião – Luiz Gonzaga
- CD - 50 anos de chão - Luiz Gonzaga
- CD - Barulhinho Bom – Marisa Monte
O Xote Das Meninas
Composição: Luiz Gonzaga / Zé Dantas
Mandacaru
Quando fulora na seca
É o siná que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É siná que o amor
Já chegou no coração...
Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir chitão...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao dotô
A filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, não quer nada...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
Mas o dotô nem examina
Chamando o pai do lado Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
Que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
(Repetir a letra)
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS
- Após escutar a música com os alunos, o professor promoverá um bate-papo com os alunos a respeito da composição da mesma. Esse debate poderá ser na própria sala de aula, ou de preferência em algum local da escola o qual seja possível que os alunos façam uma roda. Tal procedimento propiciará o diálogo entre os colegas. Nesse diálogo, o professor deverá ser o mediador da discussão, pois em certos momentos os alunos e as alunas tenderão a fugir do assunto ou até mesmo fazer brincadeirinhas estereotipando a figura feminina. Esta atividade deverá ter como objetivo maior a percepção dos alunos e alunas em relação a mudanças de comportamento da menina, bem como as modificações sexuais que acontecem em seu corpo. Para fechar esta atividade deverá ser proposto para cada aluno a elaboração de uma paródia. Tal atividade extra-classe, envolvendo a temática estudada, propiciará aos alunos a exteriorização de suas descobertas, anseios, emoções, modificações e outros sentimentos que eles não permitiram que aparecesse na roda de discussão.
- O professor deverá ler a música com os alunos e destacando as palavras que os estudantes não sabem. Os alunos e alunas deverão procurar o significado de cada palavra destacada no texto. Depois de esclarecer os significados das palavras destacadas, o professor deverá disponibilizar revistas para recorte, para que os estudantes recortam imagens, fotos, palavras e outras coisas que caracterizam a fase descrita na música trabalhada.Logo em seguida, propor aos estudantes a construção de um painel contendo essas informações que foram destacadas das revistas.
- Pedir aos alunos que respondam os itens abaixo:
- Qual é a fase da vida que está descrita na música?
- Quais são as possíveis mudanças que estão começando a ocorrer no corpo da mennina?
- Todas essas mudanças são visíveis? Justifique.
- Descreva a fase da vida da menina que é cantada na música "O xote das meninas"
4. Para encerrar a aula, cada aluno deve fazer um breve comentário da relação existente entre a música “O xote das meninas” com o conteúdo de Ciências - Sistema Endócrino.
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Serão utilizados os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, bem como as paródias que os alunos irão apresentar em sala para a avaliação.O professor deve propor uma avaliação em conjunto com a turma, pois assim, os alunos poderão desenvolver senso crítico.