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Filosofando com as crianças.

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Valores Èticos.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

O professor promove uma roda de conversa sobre virtude. Ele deve ler os textos de Rosângela Trajano. Segue o texto.

 O homem virtuoso

Todas as manhãs o homem saía cedo de casa com um saco de pães nas costas. Ele dava um pão para cada pobre que encontrava. Quando o homem encontrava um bichinho ferido levava para casa e cuidava dele. Se alguém pedisse para o homem fazer uma coisa má ele dizia que não. Desde criança aprendera a fazer o bem. Todas as noites o homem trazia para casa uma criança que não tinha onde dormir. Como o homem não tinha nome passou a ser chamado de “o homem virtuoso”, de tanto fazer o bem. Ganhou um apelido digno da sua bondade.

fonte: http://www.rosangelatrajano.com.br/ 

Em seguinda propõe uma reflexão sobre o texto:

1)   O que o homem fazia de bom às pessoas?

2)   Alguém já lhe pediu para fazer uma coisa errada ou má? O que você fez?

3)   O homem recebeu o apelido de virtuoso. O que é uma pessoa virtuosa?

 4)   O que é virtude? 5)   Você se acha virtuoso(a)?

5)   Desenhe uma pessoa praticando um gesto virtuoso.

Professor(a) fale do conceito da virtude e cite exemplos de pessoas virtuosas.

2ª atividade

Na roda iniciar uma reflexão sobre o conceito de  beleza. Conversar com as crianças para saber o que pensam da beleza, o que é belo para elas. O professor questiona as crianças:

1 – O que é uma pessoa bonita?

2 – Você se acha bonito(a)? Por quê?

3 – O que diferencia você das outras pessoas?

4 – Por que os alunos da professora se achavam bonitos?

5 – Cite 3 coisas que são belas em você.

 Após a conversa o Professor(a) fala sobre a beleza. Explica como a beleza está em moda hoje em dia. Diferenciando o conceito de beleza estética e espiritual. Perguntar aos alunos qual a beleza que eles mais apreciam e por quê. Esta conversa deve ser registrada na forma de um painel com as falas das crianças.

 Em seguida porpõe que cada criança faça um desenho sobre a beleza. 

3ª atividade:

 Levar revistas para a sala de aula ou solicitar que as crianças tragam para montar um mural  com imagens que eles escolheram que consideram bela. Durante esta atividade pedir que justifique a escolha da figura.

4ª atividade:

Propor uma apreciação estética sobre a pintura de Botticelli " o Nascimento de Vênus". Depois Pedir para os alunos que justifiquem os critérios  que usaram para a escolha das imagens consideradas belas.

Consultar o site www.suapesquisa.com/pesquisa/botticelli.htm. 

Recursos Complementares

Acesse o site  e conheça varias histórias que podem ser contadas como exercício de pensar filosoficamente com as crianças.

http://www.rosangelatrajano.com.br/   

Bibliografia recomendada:

LIPMAN, M. A Filosofia vai à escola. S. Paulo. Summus, 1990

MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança. São Paulo, Martins Fontes,

Avaliação

 Verificar através das falas e das produções das crianças como elas conceituam e representam o conceito de virtude e beleza.