Portal do Professor

Início do Conteúdo

A explicação de palavras no ABC poético

Autor e Co-autor(es)

Sandra Maria Rocha de Arruda imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras.

Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem.

Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem.

Criar um dicionário poético.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente para a turma a história “Mania de Explicação” de Adriana Falcão.

Mania de explicação

Sinopse:

"Solidão é uma ilha com saudade de barco." A frase recheada de poesia é uma das muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade e incluiu em Mania de Explicação. E, de página em página, Adriana vai "explicando" algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo. Alguns exemplos: "Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego." ou "Sucesso é quando você faz o que sabe fazer só que todo mundo percebe”. Mania de Explicação encanta o leitor mirim, que se perde, literalmente, por suas páginas, afinal, elas não são numeradas. E, nesse jogo de ir e vir à procura de explicação para alguma palavra, a criança acaba mergulhando ainda mais no espírito do livro, que é o de matar a curiosidade.

Faça uma interpretação oral do livro lido e explore as palavras e os significados dados na história.

Registre essas palavras e seus significados no blocão.

Atividade 2

Divida a turma em grupos. Distribua entre os grupos as palavras anotadas no blocão e proponha que descubram o seu significado no dicionário.

Analise com a turma o significado encontrado no dicionário e compare com a explicação do livro registrada no blocão da atividade 1.

Faça as crianças perceberem a diferença entre o significado do dicionário com a do livro que expressa sentimentos, dando sentido poético para as palavras.

Atividade 3

Faça um levantamento das palavras que as crianças gostariam de explicar o seu significado.

Anote numa tira de papel e coloque numa sacola para que os grupos sorteiem essas palavras.

Proponha que eles expliquem o seu significado usando texto e imagem.

Peça que cada grupo apresente suas palavras, significados e ilustrações para os outros grupos.

Atividade 4

Monte com a turma um dicionário poético. Elabore com as crianças um título para a obra.

 O dicionário também poderá ser composto de fotos e desenhos.

Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.

 

  

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie durante a realização das atividades se as crianças conseguiram compreender as palavras; encontrar os seus significados e construir um dicionário poético.