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Se??es e cortes no Desenho T?cnico

Autor e Co-autor(es)

Marcelo da Silva Bueno imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de F?tima dos Santos Galv?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o conceito de corte ou seção no desenho técnico, relacionando-o ao conceito de seção plana da geometria descritiva.

Identificar aplicações práticas para as vistas em corte.

Executar a representação gráfica de vistas em corte.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão, preferencialmente, estar familiarizados com a representação de objetos por meio de suas vistas ortográficas. O domínio de conceitos básicos de geometria descritiva - representação em épura e métodos descritivos, principalmente - contribuiria de modo significativo para a qualidade das análises realizadas na aula.

Estratégias e recursos da aula

Antes da aula

Na aula que anteceder ?quela em que ser? trabalhada a proposta ora apresentada, o professor dever?  dividir a turma em grupos de at? cinco alunos e solicitar que cada grupo providencie os seguintes itens para a aula seguinte:

- uma faca pl?stica de serra ( descart?vel, do tipo utilizado em festas infantis)

- duas unidades de um mesmo tipo de fruto macio, preferencialmente os que possuam corpo alongado, estriado ou c?nico e/ou sementes/caro?os de f?cil visualiza??o. Exemplos: mam?o, abacate, carambola, pera.

Esse material ser? utilizado pelos grupos para realizar uma atividade pr?tica e, ao final da aula, poder? proporcionar ? turma um saud?vel lanche coletivo, cujos detalhes dever?o ser previamente combinados entre o professor e os alunos. 

Iniciando a aula

No  desenho t?cnico, s?o chamadas vistas em corte aquelas obtidas por meio de uma se??o (corte) produzida em um determinado objeto. Esse recurso ? utilizado para evidenciar partes internas do objeto - ocultas pelas superf?cies que o limitam - ou elemetos situados em sua face que encontra-se oposta ? que o observador percebe em primeiro plano.

As aplica??es dadas ?s se??es s?o in?meras, beneficiando diversas ?reas como, por exemplo, as de educa??o e ensino , medicina, ci?ncias  e produ??o industrial.

Atividade 1

Ao iniciar a aula, o professor dever? solicitar aos alunos que identifiquem exemplos de aplica??es pr?ticas, por eles conhecidas ou supostas poss?veis, para as vistas em corte. Os alunos dever?o justificar - com suas pr?prias palavras - os exemplos mencionados. Algumas das imagens abaixo, inclu?das na proposta de aula a t?tulo de material de apoio, certamente corresponder?o a aplica??es citadas: 

?

 

http://www.prof2000.pt/users/cristianoc/coracaolegenda.gif 

 

http://www.rau-tu.unicamp.br/~luharris/DTarq/DTarq_M1.htm 

http://www.rbccv.org.br/imagensRBCCV/v24n2a26-fig02.gif 

 

http://www.abcancer.org.br/portal/images/conteudo/tipos_cancer/ressonancia2.jpg 

Uma vez analisados os exemplos dados pelos alunos e/ou os apresentados pelo professor, este dever? introduzir a parte pr?tica da aula.

Atividade 2

Reunidos nos grupos previamente organizados, os alunos dever?o fazer esbo?os representando a fruta por duas de suas vistas - frontal e superior, por exemplo - e, em seguida, dever?o executar a se??o das frutas, utilizando as faquinhas pl?sticas. Cada fruta dever? ser cortada em um sentido, conforme a ilustra??o dispon?vel em http://www.4shared.com/photo/boLNCmS_/abacate_vistas_em_corte.html
?

Ap?s cortar as frutas, um novo esbo?o das vistas dever? ser executado, mostrando os detalhes revelados pelo corte.

Uma vez que todos os grupos tenham conclu?do essa etapa, o professor dever? organiz?-los para que apresentem seus resultados ? turma. Para isso, a reprodu??o no quadro de giz, pelos pr?prios alunos, do segundo esbo?o realizado por cada grupo, constribuiria bastante para enriquecer a atividade. Recomendamos ao professor que fa?a essa sugest?o mas n?o a imponha aos alunos - caber? ao docente, se for o caso, argumentar no sentido de mostrar que o procedimento sugerido pode tornar a exposi??o do grupo mais clara e mais interessante.

Encerrada a atividade anterior, o docente dever? analisar com a turma os procedimentos gr?ficos para a obten??o de uma vista em corte, buscando sempre remeter-se aos procedimentos realizados na atividade pr?tica e chamando a aten??o dos alunos para alguns t?picos muito importantes:

- A execu??o do corte s? ? necess?ria quando existem elementos ocultos nas vistas principais.

-  A variedade de tipos de linhas utilizadas est? relacionada ?s fun??es que cada uma exerce no desenho e ? situa??o espacial dos elementos por elas representados. Linhas tracejadas indicam elementos ou partes ocultas por alguma das superf?cies que limitam o objeto, enquanto a linhas com tra?o e ponto indicam eixos. A linha de corte - isto ?, aquela que representa o plano secante - possui, nas suas extremidades, setas que indicam o sentido de leitura do corte.

Para essa etapa da aula, sugerimos, como material de apoio, as pranchas abaixo:

 

http://www.ufrgs.br/destec/DESTEC-LIVRO/img/5fig2.jpg

 

http://www.4shared.com/document/ly2VnVgV/pea_vista_em_corte.html

Atividade 3

O professor dever? propor ? turma exerc?cios onde os alunos obtenham as vistas em corte, por meio dos procedimentos gr?ficos analisados anteriormente. Nesse sentido, sugerimos a utiliza??o de pe?as simples para a execu??o das se??es.

Recursos Complementares

Os endere?os abaixo disponibilizam material para aprofundamento sobre a parte te?rica do conte?do e possuem algumas sugest?es de atividades:

http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/giselechaves-AULA%205.pdf

http://www.ufrgs.br/destec/destec-livro/paginas/5.htm

http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/curso3/cofre/exemplos/mat_roteiro_ex1.pdf 

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita a partir dos exemplos citados pelos alunos na etapa inicial da aula, da facilidade e interesse demonstrados na execu??o das atividades e exerc?cios propostos e, finalmente, das interven??es feitas pela turma  - perguntas, observa??es, sugest?es - na etapa de an?lise dos procedimentos gr?ficos.