Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso do parágrafo e do travessão nos discursos diretos

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

        Objetivos:

 ·        Aprender as convenções da língua escrita para aumento da competência do aluno enquanto escritor e leitor.                   

 ·        Identificar as falas nos textos escritos, a partir da observação do uso do parágrafo e do travessão.

 ·        Escrever narrativas, usando parágrafos e travessões nas falas.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

     1ª etapa

     Ouvindo história

a) A professora contará às crianças uma bonita história:     

            

     

     Autora: Josina Augusta Tavares Teixeira

        2ª etapa

    

 a)    A professora proporá às crianças que apresentem a história em forma de teatro. Ela escolherá crianças para representarem os diferentes papéis:

·        dois narradores para contarem a história, uma vez que o texto é muito grande

·        um sapo

·        um galo

 ·       uma vaca

 ·       uma porca          

       Ela também providenciará máscaras (opcional) e improvisará quatro microfones ( de garrafas pet, por exemplo,) para as personagens. 

b)   A professora explicará que os narradores não usarão microfones, somente as personagens ao dizerem suas falas.

c)    Os atores se apresentarão no palco ou à frente da classe.

        3ª etapa

        Lendo uma história

       A professora distribuirá o texto escrito para as crianças e elas farão uma leitura silenciosa.

 a)    Depois, a professora lhes perguntará o que foi que as personagens usaram para falar no teatrinho.(microfones)

 b)    Então, a professora dirá às crianças que nos textos escritos também nós temos sinais que indicam as falas e perguntará quem sabe quais são eles.

 c)    A professora introduzirá a noção de parágrafo e travessão, convencionalmente usados para registrarmos as falas.

 d)    A professora irá conduzindo a observação dos alunos para os parágrafos e travessões e eles descobrirão a quem pertence cada fala.

       4ª etapa

       Descobrindo e escrevendo falas

a)    A professora solicitará aos alunos que pintem de verde a fala do Croc, de amarelo a fala do Galo, de verde a da Vaca e de cor-de-rosa a fala da Porca.

 b)    A professora distribuirá aos alunos uma cartela com as gravuras do sapo, galo, vaca e porca. Os alunos recortarão e colarão as gravuras no caderno, escrevendo debaixo de cada uma a sua fala, usando parágrafos e travessões para iniciá-las.         

  

       5ª etapa

       Reconhecendo falas de diferentes personagens

 a) A professora distribuirá aos alunos uma cartela de bichinhos e outra com tiras contendo falas dos animais.

                  

b) Faça o que se pede:

   ▪ Recorte cada figura de animal e cole-a em seu caderno.

   ▪ Recorte as tirinhas com as falas das personagens.

   ▪ Cole as falas adequadas para cada animal.

   ▪ Copie as falas com letra cursiva. Não se esqueça dos parágrafos e travessões.                

      6ª etapa

      Escrevendo diálogos

 a)    A professora distribuirá para os alunos figuras com pares de crianças e pedirá:

        __Cole cada par de crianças e invente um diálogo entre elas! Vamos fazer o primeiro juntos:

        Pedro perguntou a Joana:

        __ Você já fez o trabalho de Ciências?

        Joana respondeu:

        __ Ainda não! Meu computador resolver pifar justo no final de semana, quando eu ia terminá-lo!

b)  A professora escreverá o diálogo no quadro-negro e analisará, juntamente com os alunos, o uso de parágrafos nas partes do narrador e do uso dos parágrafos e travessões nas falas dos personagens, destacando-os com giz colorido.

c) Agora, os alunos criarão seus próprios diálogos que, depois de corrigidos pela professora, serão lidos para toda a turma e expostos no mural, para valorização dos trabalhos.

Recursos Complementares

         Bibliografia

  • Aprendendo a escrever: Ana Teberosky     
  • Parâmetros Curriculares Nacionais
  • Por trás das letras: Telma Weisz

Avaliação

     Durante as atividades, a professora orientará seus alunos, esclarecendo suas dúvidas. Ela fará uma observação processual e verificará se eles:

     *  aprenderam a identificar as falas dos personagens, através da observação dos parágrafos e travessões nos textos;

     * estão usando parágrafos e travessões para os personagens de suas narrativas:

     * fazem uma leitura compreensiva das histórias;

     * realizam suas atividades de maneira prazerosa.