Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino M?dio | F?sica | Universo, terra e vida |
Na obra "O contador de areia", no séc. III a.C, de Arquimedes, temos o primeiro registro da tentativaa de representar números demasiadamente extensos. Arquimedes, desenvolveu um método de representação numérica para estimar o número de grãos de areia do universo, chegando a 1 x 1063 grãos.
Por meio da notação científica que foi concebido o modelo de representação de números reais através de ponto flutuante - um formato de representação digital de números reais, proposta independente de Leonardo Torres y Quevedo (1914), Konrad Zuse (1936) e George Robert Stibitz (1939). A notação científica se apóia nas propriedades da potenciação, em potências de base 10. Veja no quadro a seguir:
Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_aTH7N3_trjA/SablpbgD3bI/AAAAAAAAAqk/hJpyRUO6ZCE/prefixos_sistema_internacional.jpg
O que é infinitamente grande ou pequeno?
Atividade 01
Assista o vídeo a seguir "Potência de Dez", de aprox. 10 minutos, com os alunos e estabeleçam, colaborativamente, um conceito para o infinitamente pequeno e grande. Anote as conclusões no quadro.
Obs: A forma de uma Notação científica é: m . 10e, onde m significa mantissa e e significa ordem de grandeza. A mantissa sempre será um valor em módulo entre 1 e 10.
Atividade 02
No laboratório de informática solicite aos alunos que naveguem no recurso a seguir que apresenta várias ordens de grandezas, a visualização e comparação das dimensões de diversos exemplos, possibilitando que diferenciem o tamanho das "coisas" do mundo que os cerca verificando que cada dimensão tem uma escala adequada para representá-la.
Nome | Tipo |
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Viagem nas dimens?es | Anima??o/simula??o |