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Nota??o Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

G?lian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio F?sica Universo, terra e vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar diferentes unidades de medidas utilizadas para representar as dimens?es de um objeto.
- Conhecer e utilizar a nota??o cient?fica de valores muito grandes e/ou pequenos.

Duração das atividades

De 1 a 2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dimens?es e escalas.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1945/imagens/bau_historias.gif

Na obra "O contador de areia", no séc. III a.C, de Arquimedes, temos o primeiro registro da tentativaa de representar números demasiadamente extensos. Arquimedes, desenvolveu um método de representação numérica para estimar o número de grãos de areia do universo, chegando a 1 x 1063 grãos.

Por meio da notação científica que foi concebido o modelo de representação de números reais através de ponto flutuante - um formato de representação digital de números reais, proposta independente de Leonardo Torres y Quevedo (1914), Konrad Zuse (1936) e George Robert Stibitz (1939). A notação científica se apóia nas propriedades da potenciação, em potências de base 10. Veja no quadro a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1945/imagens/prefixos_sistema_internacional.jpg

Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_aTH7N3_trjA/SablpbgD3bI/AAAAAAAAAqk/hJpyRUO6ZCE/prefixos_sistema_internacional.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1945/imagens/atividade.png

 O que é infinitamente grande ou pequeno?

Atividade 01

Assista o vídeo a seguir "Potência de Dez", de aprox. 10 minutos, com os alunos e estabeleçam, colaborativamente, um conceito para o infinitamente pequeno e grande. Anote as conclusões no quadro.

 

 

Obs: A forma de uma Notação científica é: m . 10e, onde m significa mantissa e e significa ordem de grandeza. A mantissa sempre será um valor em módulo entre 1 e 10.

Atividade 02

No laboratório de informática solicite aos alunos que naveguem no recurso a seguir que apresenta várias ordens de grandezas, a visualização e comparação das dimensões de diversos exemplos, possibilitando que diferenciem o tamanho das "coisas" do mundo que os cerca verificando que cada dimensão tem uma escala adequada para representá-la.

 
Depois de navegarem solicite que realizem o jogo de escalas no item marcado em vermelho na imagem a seguir:
 
 
Lembre-se: se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de informática, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da  atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
 
Atividade 03
 
Se desejar, para revisar o conteúdo sugira aos alunos que realizem a atividade disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica:_Exerc%C3%ADcios#quiz0.
 
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Viagem nas dimens?es Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

- Artigo: O que ? nota??o cient?fica e como se pode usar? Dispon?vel em: http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/potencia/notacao.htm

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a forma??o de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, por meio do di?logo, perceber se houve assimila??o dos conte?dos propostos. Pela leitura das produ??es dos alunos, o professor avaliar? sugerindo as mudan?as e adequa??es necess?rias, estimulando as leituras e quando necess?rio, o feedback dos conte?dos.