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BLOCOS LÓGICOS: uso na atividade de jogos.

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar atributos de peças de blocos lógicos para jogar no caracol e na amarelinha;
  •  representar os jogos com desenhos realizados.

Duração das atividades

5 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter noção das formas geométricas, das cores primárias, saber guiar-se por orientações.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   -  Ocupar as casas do caracol, agindo em equipe.

 1º momento – O professor investiga quais as crianças que conhecem as cores primárias:  amarela, vermelha e azul e faz diferentes agrupamentos pelas letras iniciais dos seus nomes, formando vários grupos.   Organiza as equipes para ocupar as casas do caracol pelas cores de cada uma. O professor diz o nome dos grupos e pronuncia a cor que eles devem ocupar. Exemplo: o professor diz:  

 a)      grupo “A” ; “D”; “C” ; e  “F” ocupem as casas amarelas do caracol.

 b)     grupo  “H”; L; M; e J ocupem as casas vermelhas do caracol.

c)       grupo  “P”; “I”; “W”, “B” e “G” ocupem as casas azuis do caracol.      

2º momento -  O professor coloca os blocos lógicos fora do caracol e as crianças fazem a análise, a manipulação e a distribuição das peças nas casas, conforme as cores determinadas.

Observação - Caso não haja um caracol desenhado no assoalho da escola, o professor traça no chão uma grande espiral, de dentro para fora e divide o interior em “casas”, como na figura abaixo. No centro, fica o Céu, o lugar de descanso. Depois as crianças pintam com giz de cera. O número de casas é decidido pelos jogadores, o professor vai desenhando e contando com os alunos.  

 Atividade 2 – Distribuir as peças dos blocos lógicos nas casas do caracol   

Estratégia utilizada pelo professor – articula o jogo  "caracol",  com o conhecimento matemático dos blocos lógicos:

   a)  reorganiza os grupos em equipes, formando a equipe amarela, a vermelha e a azul;

   b) orienta como vai ser o jogo: cada equipe escolhe as peças das cores que a simboliza e as colocam nas casas com cores similares.

   c) ajuda na execução da tarefa, o professor inicia o jogo com a palavra de ordem: já!   

  •   Quando todas as crianças  distribuírem as peças nas casas do caracol, o professor convida um representante de cada equipe para analisar se as peças estão nos lugares corretos (cor das peças, cor das casas).

 

 Atividade 3 – Reconhecer peças pelas características.

1º momento – O professor orienta a atividade fazendo o encaminhamento, para cada equipe:

a) retirem das casas amarelas  as peças que têm três pontas e três lados;

b) coloque as peças retiradas no céu do caracol;

Observação: repete a mesma orientação para outras equipes.   Em seguida, o professor fala a palavra de ordem e as equipes procuram as peças nas diferentes casas do caracol e colocam no local determinado. Quando terminarem de executar a tarefa, o professor convida um novo representante de cada equipe, para analisar se a tarefa foi cumprida.   

    2º momento – o professor faz uma nova orientação para a divisão das peças dos blocos lógicos. As crianças, nesse momento, têm como tarefa relacionar a forma com as cores.

A equipe azul:

  • escolhe uma casa amarela e coloca as peças amarelas que têm quatro lados e quatro pontas e nomeia a forma;
  • escolhe,  na segunda rodada, a segunda casa amarela e coloca as peças amarelas que parecem com disco;
  • descreve em voz alta, na terceira rodada,   as características das peças que ficaram na terceira casa amarela.         

 Atividade 4 – Pular amarelinha   

1º momento:  O professor convida as equipes para jogar amarelinha, distribui as peças em casas alternadas e as crianças pulam com uma perna ou saltitando em direção ao céu. Na ida evita pular nas casas onde estão as peças dos blocos lógicos, na volta pega uma por uma e vai descrevendo as características.  

  

 2º momento -  Os alunos sentam na roda de conversa e cada equipe explica como fez a atividade e quais  as peças que serviram de pedra para jogar amarelinha, em seguida desenha e escreve a vivência.  

 Observação - Caso não haja uma amarelinha desenhada no assoalho da escola, o professor traça no chão.  

Recursos Complementares

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o racícinio.Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Avaliação

A  avaliação será realizada em três etapas:

  •  inicialmente o professor verifica como  as crianças  analisam os atributos dos blocos lógicos;
  • segundo, ensina a destacar os atributos dos  blocos lógicos e acompanha como as crianças analisam os atributos;
  •  no final da aula,  promove um jogo e verifica se as crianças aplicam o conhecimento e procedimento aprendidos no jogo do caracol e da amarelinha; se conseguem falar sobre o jogo e desenhar a sequência.