Portal do Professor

Início do Conteúdo

Utilizando palavras cruzadas no ensino da tabela peri?dica

Autor e Co-autor(es)

Emiliano Chemello imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Federal de S?o Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprender?, com esta aula, a nomear os principais aspectos da tabela peri?dica, o nome dos elementos e as propriedades peri?dicas que a tabela possui.

Duração das atividades

2 aula de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estrutura at?mica, distribui??o eletr?nica, tabela per?doca (fam?lias, per?odos), propriedades dos grupos de elementos e propriedades peri?dicas.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

Prezado(a) professor(a)! As palavras cruzadas podem fazer parte de uma estrat?gia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto "tabela peri?dica". A motiva??o para terminar a palavra cruzada catalisa a intera??o do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conte?do, o que faz, por consequ?ncia, o aluno aprender brincando, sem perceber que est? estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula ser? proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre tabela peri?dica.

Desenvolvimento da aula

Associada a tarefa de preencher a palavra cruzada, fa?a o seguinte:

- projete, com o aux?lio do datashow, a grade de palavra cruzada, Vers?o online (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/index.html) . Caso a escola n?o tenha datashow, fa?a a impress?o da mesma grade, Vers?o pdf (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/tabela-pc.pdf) ;

- organize os alunos em grupos de tr?s integrantes, sendo que o crit?rio de escolha deve atentar para que n?o s? alunos 'bons' e s? 'alunos de dificuldade' fiquem juntos: procure mesclar.

- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta, etc), o que pode ser adaptado de jogos dispon?veis.

- fa?a cart?es de papel, cada um com uma frase , como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o pr?ximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos", etc. Estas cartas ser?o utilizadas durante a atividade. Para ter este material utiliz?vel por mais tempo, ? poss?vel fazer os cart?es com papel cartolina e depois plastific?-los.

- providencie um despertador ou cron?metro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pr?-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta pode tamb?m ser utilizado.

Muitas das tarefas acima indicadas para organiza??o da atividade podem ser delegadas aos alunos. Principalmente na parte dos cart?es de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participa??o dos alunos, escreva no quadro as principais id?ias para os cart?es e solicite aos alunos que escolham as vinte melhores.

Permita que os alunos fa?am acesso a tabela peri?dica para consultar na hora que estiverem respondendo ?s perguntas.

Definidas estas condi??es, inicie a atividade. O trio com maior pontua??o pode ser premiado com um pr?mio, ou ent?o com o ganho de nota na pr?xima avalia??o formal. O importante ? que os alunos participem. Para motivar, organize uma esp?cie de gincana da qu?mica, como se fosse um Show do Milh?o da Qu?mica.  

Voc? professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas, etc. ? poss?vel, na vers?o on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposi??o de resposta est? correta ou n?o. ? poss?vel tamb?m, dependendo do n?mero de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre elas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma. Por fim, ? poss?vel fazer os alunos criarem suas pr?prias palavras cruzadas, conforme ? sugerido e detalhado na se??o "Avalia??o" desta aula.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Tabela peri?dica Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Constru??o de Palavras Cruzadas

Voc? pode construir suas pr?prias palavras cruzadas utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/).

?

Alguns artigos e websites sobre palavras cruzadas no ensino de qu?mica

- Palavras cruzadas como recurso did?tico no ensino de Teoria At?mica
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/qne/_relatosdesaladeaulapalav.artigocompleto.pdf - acesso em 14/05/2010  

- A utiliza??o de palavras cruzadas no ensino de nomenclatura de compostos org?nicos no ensino m?dio 
http://www.profjoaoneto.com/artigos/artigo_hot_potatoes_Seminario_UFU.pdf - acesso em 14/05/2010   

- Palavras cruzadas de qu?mica - Prof. Emiliano Chemello
http://www.quimica.net/emiliano/pc.html - acesso em 14/05/2010 

Avaliação

Como sugest?o de avalia??o, oriente os alunos na constru??o de suas pr?prias palavras cruzadas. Divida as palavras cruzadas por subt?picos, como:

- propriedades peri?dicas

- nome dos elementos qu?micos

- grupos de subst?ncias e suas propriedades.

Os alunos podem criar suas palavras cruzadas a m?o ou utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/). Ap?s a cria??o, organize a troca de palavras cruzadas entre os grupos. A nota pode ser a soma do desempenho na resolu??o da palavra cruzada do outro grupo com a nota associada a cria??o da palavra cruzada pelo grupo. Os crit?rios para avaliar a palavra cruzada criada s?o: criatividade e corre??o nos termos.