Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes lingüísticos, sociolingüísticos e pragmáticos |
Interação. Essa é a palavra. Quando nossos alunos passam a interagir entre eles e discutir um tema para demonstrarem que sabem ao menos um pouquinho do assunto tudo passa a ser diferente na visão do professor. Essas aulas, que serão ministradas na forma de projeto buscam essa interação de forma que os alunos demonstrem ou até mesmo construam seu conhecimento e o professor seja o mediador, aguçando-os a terem curiosidade e a buscarem novas fontes para o desenvolvimento do trabalho. É importante que o professor deixe claro o que é Estrangeirismo e deixe-os a vontade para explorarem o tema e colocarem suas opiniões, sempre cuidando para que não haja fuga do conteúdo proposto. Peça para que anotem seus exemplos e também que construam outros exemplos utilizando os estrangeirismos citados por eles. Depois de toda essa introdução, que se dá em uma aula é a vez do professor entrar com algo que permita que percebam a presença de vocábulos estrangeiros. Música do Zeca Baleiro: Samba do Approach. Pedir que primeiramente ouçam sem ter contato com a letra e procurem anotar a quantidade de vocábulos diferentes da nossa língua e se reconhecerem algum que anotem. Depois distribuir a letra para que confirmem suas anotações e pedir que cada grupo desenvolva uma atividade diferenciada com a música. Não pode ser a mesma e nem repetida. Sugira teatro, música, dança, cartazes... O envolvimento do grupo tem que ser notório e não é permitido repetições nas apresentações. Cada grupo reunirá e planejará sua atividade não se esquecendo de demonstrar durante sua apresentação a relação entre os dois idiomas(estrangeirismos). Para essas atividades são suficientes três encontros e o professor pode disponibilizar seu e-mail para que retirem duvidas e efetivamente utilizem a tecnologia de comunicação. No próximo encontro, será todo para as apresentações e com certeza os resultados serão os melhores possíveis porque a forma como o professor conduz o projeto leva os alunos a quererem demonstrar o que descobriram e sentem-se ansiosos por isso. No último encontro, pedir para que façam um relatório individual da aprendizagem e confeccionem cartazes com recortes de revistas, jornais ou até mesmo que desenhem num programa de computador demonstrando os estrangeirismos mais comuns na nossa realidade. E não esquecer de explicitarem o que é o estrangeirismos pois divulgarão seus trabalhos pela escola e ajudarão aos outros a aprenderem mais sobre este tema. Para finalizar todos juntos entregarão um relatório da turma como forma de participação no projeto. Momento este de união dos alunos no quadro geral da sala de aula. Apresentação das atividades culturais para toda a comunidade escolar.
Anexos: Samba Do Approach Venha provar meu brunch Eu tenho savoir-faire Venha provar meu brunch Fica ligado no link Venha provar meu brunch Eu tenho sex-appeal Venha provar meu brunch Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43674/ Vídeo sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=wTASF5aMIPI |