Portal do Professor

Início do Conteúdo

A presença do nosso objeto de estudo (Língua Inglesa) na nossa língua portuguesa (Estrangeirismo)

Autor e Co-autor(es)

Mateus de Araújo Martins imagem do usuário

DOURADOS - MS EM LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes lingüísticos, sociolingüísticos e pragmáticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar a presença de vocábulos estrangeiros no nosso dia a dia , entender o significado de estrangeirismo e como ele se procede, pesquisar e através das novas tecnologias de informação fazer uma relação dos estrangeirismos mais presentes na nossa língua, comparar sua pesquisa com a dos colegas, aprender inglês de forma criativa e com resultados positivos.

Duração das atividades

Todo o trabalho será desenvolvido em forma de projeto sendo necessário ao menos quatro encontros de no mínimo 50 minutos e o restante do tempo será desenvolvido pelos alunos de acordo com seu tempo na sua pesquisa, que será obtida em grupo de no máximo 05 pessoas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A constante evolução das línguas (gírias, novas palavras, reformas ortográficas...) até chegar no tema do nosso projeto que é o estrangeirismo, sempre buscando exemplos citados pelos próprios alunos. Discutir se na visão deles, é certo essa inclusão de vocábulos estrangeiros na nossa língua?; O que eles pensam disso tudo? Já ouviram algo à respeito? E principalmente perceber se durante a discussão surge alguma sugestão para englobar no projeto a ser desenvolvido.

Estratégias e recursos da aula

Interação. Essa é a palavra. Quando nossos alunos passam a interagir entre eles e discutir um tema para demonstrarem que sabem ao menos um pouquinho do assunto tudo passa a ser diferente na visão do professor. Essas aulas, que serão ministradas na forma de projeto buscam essa interação de forma que os alunos demonstrem ou até mesmo construam seu conhecimento e o professor seja o mediador, aguçando-os a terem curiosidade e a buscarem novas fontes para o desenvolvimento do trabalho.

É importante que o professor deixe claro o que é Estrangeirismo e deixe-os a vontade para explorarem o tema e colocarem suas opiniões, sempre cuidando para que não haja fuga do conteúdo proposto. Peça para que anotem seus exemplos e também que construam outros exemplos utilizando os estrangeirismos citados por eles. Depois de toda essa introdução, que se dá em uma aula é a vez do professor entrar com algo que permita que percebam a presença de vocábulos estrangeiros. Música do Zeca Baleiro: Samba do Approach. Pedir que primeiramente ouçam sem ter contato com a letra e procurem anotar a quantidade de vocábulos diferentes da nossa língua e se reconhecerem algum que anotem. Depois distribuir a letra para que confirmem suas anotações e pedir que cada grupo desenvolva uma atividade diferenciada com a música. Não pode ser a mesma e nem repetida. Sugira teatro, música, dança, cartazes... O envolvimento do grupo tem que ser notório e não é permitido repetições nas apresentações. Cada grupo reunirá e planejará sua atividade não se esquecendo de demonstrar durante sua apresentação a relação entre os dois idiomas(estrangeirismos).

Para essas atividades são suficientes três encontros e o professor pode disponibilizar seu e-mail para que retirem duvidas e efetivamente utilizem a tecnologia de comunicação. No próximo encontro, será todo para as apresentações e com certeza os resultados serão os melhores possíveis porque a forma como o professor conduz o projeto leva os alunos a quererem demonstrar o que descobriram e sentem-se ansiosos por isso. No último encontro, pedir para que façam um relatório individual da aprendizagem e confeccionem cartazes com recortes de revistas, jornais ou até mesmo que desenhem num programa de computador demonstrando os estrangeirismos mais comuns na nossa realidade. E não esquecer de explicitarem o que é o estrangeirismos pois divulgarão seus trabalhos pela escola e ajudarão aos outros a aprenderem mais sobre este tema. Para finalizar todos juntos entregarão um relatório da turma como forma de participação no projeto. Momento este de união dos alunos no quadro geral da sala de aula. Apresentação das atividades culturais para toda a comunidade escolar.

Anexos: Samba Do Approach
Zeca Baleiro
Composição: Zeca Baleiro

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(7x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43674/

Vídeo sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=wTASF5aMIPI

Recursos Complementares

Computadores com acesso à Internet, impressoras, Cartolinas, Livros Didáticos, CD Zeca Baleiro: Samba do Approach

Avaliação

Observação da união dos alunos e da participação de todos no trabalho em equipe. Percepção do entendimento do tema proposto e se no momento de interação todos estão conscientes do que expõem. Recepção dos relatórios e análise dos mesmos. Desenvolver com os alunos uma auto-avaliação questionando os sobre o que acharam do trabalho, quais foram os pontos positivos e negativos e em que poderia ter sido melhor o projeto.