Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como funciona a Biblioteca: Introdu??o ao Sistema Dewey

Autor e Co-autor(es)

Denise Leipziger imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Lucia Ferreira Gon?alves

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer o Sistema Dewey de classifica??o

-Organizar e registrar as conclus?es  sobre as suas ativides

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios . 

Estratégias e recursos da aula

?

  Primeira Parte : Conversa informal        

O professor inicia a aula perguntando aos alunos se j? visitaram ou s?o usu?rios de uma Biblioteca.Os alunos devem trocar informa??es/opini?es sobre o tema. Vale qualquer tipo de Biblioteca!

Depois de todos exporem as suas opini?es, o professor pergunta como eles imaginam que se arrumam os livros numa biblioteca.  

   

  http://marcellanunes.files.wordpress.com/2008/03/cartilhabibliotecaria11.jpg      

O professor ouve as respostas dos alunos, avalia se s?o plaus?veis e elogia as mais criativas.

Segunda Parte : Hora da Hist?ria

               

                              Um  gato chamado Dewey.  

?

              

 Fotografia de Dewey e da autora do livro: http://megacombo.net/20080924_dewey.jpg     

O professor pergunta quem tem ou j? teve um animal de estima??o pr?prio ou comunit?rio, qual o seu nome,se tinha h?bitos engra?ados,fazia travessuras etc  

Depois, o professor solicita aos que alunos desenhem um animal que seja personagem de um livro ou filme para colocar no mural.

Ap?s concluir o mural, o professor  explica que vai contar uma hist?ria verdadeira, de um gato chamado Dewey, escrita por uma bibliotec?ria.Este livro foi best-seller por muito tempo, est? sendo filmado e ser? lan?ado em 2011, tendo Meryl Streep como protagonista.  

?

 Resumo do Livro para o professor contar : DEWEY, UM GATO ENTRE LIVROS         

?

    O livro escrito por Vicki Myron ? a hist?ria real de um gato que fez da biblioteca ? e da cidade de Spencer ? sua casa e de seus habitantes, seus amigos. Esse gato ficou t?o famoso que vai at? virar filme para podermos ver a hist?ria no tel?o.              

Com poucas semanas de vida, durante a noite mais fria do ano, um gatinho foi abandonado na caixa de coletora de livros da Biblioteca P?blica de Spencer. Passou a noite l? e s?  foi encontrado na manh? seguinte todo enregelado pela diretora da Biblioteca, Vicki Myron, uma bibliotec?ria-chefe que vinha enfrentando muitos problemas na sua vida pessoal.             

O gato recebeu o nome de Dewey e logo conquistou o cora??o dela e o carinho de toda a equipe da Biblioteca. Ningu?m poderia imaginar o impacto que Dewey causaria na vida pessoal  de Vicki, no cotidiano da biblioteca e em toda a cidade. Ao longo de seus dezenove anos, ele comoveu os moradores de Spencer com seu entusiasmo, calor e, acima de tudo, seu sexto sentido para identificar quem mais precisava dele.             

As crian?as especiais passaram a ficar menos agitadas para n?o espantar o gatinho; pessoas mal humoradas passaram a sorrir mais e a falar mais mansinho para o gato n?o se assustar.  E se no in?cio poucas pessoas queriam deixar o gatinho ficar na Biblioteca, aos poucos foi aumentando o seu f?-clube e at? come?aram a aumentar as doa??es de livros e dinheiro para a Biblioteca porque o gatinho cativava a todos.               

A Biblioteca da pequena cidade n?o era simplesmente um lugar onde as pessoas retiravam livros e faziam pesquisas. Era um ponto de conv?vio social. As pessoas retiravam livros, compareciam todos os dias, nos mesmos hor?rios, para lerem revistas e jornais. O sal?o da biblioteca era o maior centro de conven??es, onde aconteciam as reuni?es de grupos e rodas de leitura. As escolas da regi?o levavam sempre as crian?as na biblioteca.   

L? ficavam registradas as hist?rias das fam?lias, alugavam-se filmes e os jovens utilizavam os computadores. A biblioteca era local de lazer e lugar de visitar Dewey.       

O papel das bibliotecas nas cidades pequenas ? enorme. Vicki nos conta, que em cidades vizinhas, as Bibliotecas alugavam at? f?rmas de bolo na biblioteca local! 

Propaganda do livro: http://www.youtube.com/watch?v=B3Tn9mn3o1E ou http://www.youtube.com/watch?v=T9AEHnZGoe8

Tema para Debate com seus alunos e trabalho de grupo

O professor separa os alunos em grupos e prop?e um  debate sobre atividades que uma Biblioteca de uma cidade pequena ou grande pode realizar. 

Depois dos alunos debaterem e listarem algumas atividades, os grupos apresentar?o para a turma as suas conclus?es.

Desafio do Dia

Para terminar a aula, o professor lan?a o Desafio do dia .

Os alunos devem descobrir porque a aula  iniciou com a hist?ria do gato Dewey e finalizou falando sobre sistemas de organiza??o de livros.Qual seria a rela??o entre o gato e o modo de organizar os livros numa Biblioteca?

 Dica do desafio : o nome do gato

 O professor deve ouvir as respostas dos alunos, avaliando sempre as se s?o plaus?veis ou criativas..Ao final, todos dever?o chegar a conclus?o que  :  Dewey, (o nome do gato), ? o sobrenome do autor que inventou um dos maiores sistemas de classifica??o de livros.  O sistema foi criado em 1876 e at? hoje ? mundialmente conhecido e adotado.     

  Foto de Dewey, o gato                                                                                                                                                                                                                                                                  

?

dewey gato

http://marciavidal.files.wordpress.com/2010/01/dewey.jpg

Foto de Dewey, o bibliotec?rio que inventou um sistema de organizar os livros:  

sssssssssssssssssssss

 http://4.bp.blogspot.com/_6MH7jcaHWlk/Ssug6imUk0I/AAAAAAAAAWg/TLxtbdJbjFc/s320/dewey.jpg

 Muitas bibliotecas utilizam o sistema de Classifica??o de Dewey, que compreende quatro volumes. 

O professor entrega a tabela aos alunos e mostra que  o sistema encontra-se dividido em grandes classes:

000 ? Generalidades*

100 ? Filosofia e Psicologia

200 ? Religi?o

 300-Ci?ncias Sociais

 400 ? Linguagem

500 ? Ci?ncias Naturais

600 ? Tecnologia (Ci?ncias Aplicadas)

700 ? Artes 

800 ? Literatura Ret?rica

900 ? Geografia e Hist?ria  

* Bibliografia, Biblioteca e Ci?ncias da Informa??o, Museologia, Jornalismo, Cole??es Gerais, Manuscritos e Livros Raros.   

  O professor pode explorar a tabela de Dewey com os seus alunos,formando duplas para discutir em qual centena guardariam livros sobre:  

 -Descobrimento do Brasil

-A obra do Aleijadinho 

 -Museu da Rep?blica

-Como lidar com a depress?o

 -Um livro antigo escrito ? m?o

-Romance de Machado de Assis

-Pol?tica

-Como a crian?a aprende a falar

-Fic??o Cient?fica        

O professor tamb?m pode pedir que eles imaginem t?tulos de livros e digam em qual centena os guardariam.

Sugest?o de Atividade:

Visita a uma Biblioteca e entrevista com o bibliotec?rio sobre a forma de organiza??o dos livros.

Recursos Complementares

1-Download do livro Dewey, Um Gato Entre Livros para o  professor : http://www.4shared.com/get/5tdbKtG0/Vicki_Myron_-_Dewey_Um_gato_en.html    

2-A Biblioteca e o gato Dewey : o document?rio,  - ? falado em  ingl?s, mas mostra os personagens reais da hist?ria -http://www.youtube.com/watch?v=0jGpvvLmwbs

3-Pesquisar sobre os gatos:  http://www.brasilescola.com/animais/gato.htm

 e http://tudosobregatosefelinos.blogspot.com/

4-Outros Gatos:

- Garfield ? tirinhas do Garfield : http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u682214.shtml

-Assistir o filme Garfield - Trailer :  http://www.youtube.com/watch?v=3HOKD_lkeLc&feature=relate

 -Para colorir :  http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/         

 -Link: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/ 

 -Escutar a hist?ria do Gato de Botas : http://www.youtube.com/watch?v=RZkoZpRutRg&feature=related

5--Conhecer a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro,(apenas imagens) :http://www.youtube.com/watch?v=tK-OzVkWfgQ

6- As Maiores Bibliotecas do Mundo :http://www.youtube.com/watch?v=7LQrk27HwEc&feature=related

Avaliação

-A avalia??o dever? ser feita durante todo o processo, incluindo participa??o,colabora??o e cumprimento de prazos na entrega do trabalho     

-A pesquisa e a reda??o sobre o animal escolhido dever?o ser apresentadas oralmente .   

-Verificar se perguntas sobre o Sistema Dewey de Classifica??o foram respondidas de forma coerente ou se os alunos encontraram dificuldade na tarefa.