Portal do Professor

Início do Conteúdo

Se as plantas não têm nariz por onde elas respiram?! / Funções dos Estômatos

Autor e Co-autor(es)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas e transpiração nos vegetais superiores.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre fotossíntese, respiração. Conhecimentos sobre transporte através da membrana (difusão e osmose) e sobre os termos hipertônico e hipotônico.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta aula realizando uma experiência simples que demonstra a existência de ar dentro da folha e a sua saída da mesma.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/experiencia.jpg

TIRANDO AR DA FOLHA

Este experimento permite observar a saída de ar das folhas pela superfície inferior da mesma (no caso das dicotiledôneas).
Coloque água fria em um prato fundo e água quente em outro.
Peça que os alunos colham folhas de uma mesma planta e coloquem-nas submersas em cada um dos pratos. Eles deverão fazer isso uma vez com a superfície inferior das folhas voltadas para cima e uma segunda vez (com outras folhas) com a superfície inferior voltada para baixo.
Em seguida deverão anotar em seus cadernos o que foi observado. (veja fotos)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/bolhas.jpg


Dica! – Este experimento é simples e rápido. Forme pequenos grupos e providencie material para todos eles (Os pratos podem ser descartáveis ou de plástico para evitar acidentes. A água fria e quente podem ser trazidas em garrafas térmicas ou da cozinha da escola). Todos poderão realizá-lo simultaneamente.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/problematizacao.gif

Após a atividade prática lance as seguintes questões:

• Em qual dos pratos (água quente ou fria) formaram-se bolhas?
• Em qual das superfícies das folhas formaram-se bolhas?
• Onde estava esse ar?
• O que fez com que o ar saísse da folha?

Após a observação do experimento os alunos chegaram facilmente à conclusão de que o ar estava presente dentro das folhas e saiu apenas pela superfície inferior no prato com água quente.

IMPORTANTE – Para compreender a razão da saída do ar, poderá ser realizada uma interdisciplinaridade com o professor da disciplina de Física, abordando o tema “dilatação dos gases”.

No Portal do Professor está disponível o recurso “Dilatação” que trata do tem dilatação dos corpos, com um exemplo comum do dia a dia.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11879/dilatacao.swf

Dilatação


Para compreender por onde o ar sai da folha, realize a experiência na aula seguinte.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/experiencia.jpg

VISUALIZANDO ESTÔMATOS

Para a realização desta atividade é necessário que a escola disponha de um microscópio óptico. A sua realização, entretanto, é extremamente simples, dispensando o uso de corantes ou preparos especiais das lâminas.

Dica! – No laboratório de Ciências (ou mesmo na sala de aula) providencie material e permita que duplas de alunos preparem suas lâminas. A participação deles torna a aula mais interessante e o observado é melhor apreendido.

Para preparar a lâmina consiga folhas da planta Beijinho (Impatiens walleriana) e distribua uma folha para cada dupla. Distribua também uma lâmina e lamínula.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/flor_estomatos.jpg

Oriente para que, utilizando uma folha de lenço de papel os alunos limpem cuidadosamente as lâminas e lamínulas.

• Considerando a experiência anterior, questione em qual das superfícies da folha (superior ou inferior) deveremos encontrar estruturas responsáveis pelas trocas gasosas realizadas pela planta. Essa será a superfície observada ao microscópio.

Em seguida deverão rasgar um pedaço da folha da planta, de maneira que se possa obter uma fina lâmina na superfície inferior da folha. Com o auxílio de uma pinça retirar um pedaço dessa película e depositar sobre a lâmina. Acrescentar uma gota de água e cobrir com a lamínula.
Observar no microscópio.

Dica! – As escolas que dispõem de microscópio normalmente possuem apenas um. Por isso é interessante que ao utilizá-lo em uma aula prática o professor providencie uma atividade extra para o momento da visualização. Assim, todos os alunos, em duplas, podem preparar a lâmina que será visualizada, mas durante a observação, enquanto cada dupla estiver no microscópio os outros alunos estarão realizando a atividade extra – que podem ser relativa ao tema como, por exemplo, copiar um desenho de um livro de biologia – daquilo que será observado no microscópio.

Solicite que os alunos façam um desenho do que foi observado no microscópio.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/estomatos.jpg

Dica! – Caso sua escola não possua microscópio apresente a imagem acima em uma transparência. Solicite, da mesma forma, que os alunos façam um desenho dos estômatos e as células adjacentes.

Explique para os alunos quais os tipos de células observadas na lâmina. Lembre-os que a passagem do ar (como o que foi visto na formação das bolhas na experiência anterior) e também do vapor de água ocorre principalmente pelas estruturas circulares formadas por duas células com formato de feijões, chamada ESTÔMATO. A parte central do estômato é na verdade uma abertura que tem a capacidade de se fechar, de acordo com as condições ambientais e da planta.

Finalize esta aula, lançando o seguinte questionamento:

• Como funciona o ESTÔMATO? Como exatamente é regulada a sua abertura e o seu fechamento?
• Qual a função do ESTÔMATO?


Aula 3

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/nolaboratorio.gif

Oriente para que os alunos acessem o recurso “Fisiologia Vegetal”, disponível no Portal do Professor.
Este recurso apresenta várias informações a respeito do funcionamento das plantas.
Solicite que os alunos explorem as cinco telas no capítulo TRANSPIRAÇÃO.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2411/1/Fisiologia%20Vegetal.swf

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/fisiologia_vegetal.jpg

Peça que os alunos naveguem pelo recurso lendo as informações apresentadas, respondendo as perguntas propostas e visualizando as animações.

Em seguida deverão responder as seguintes questões em seus cadernos:

• Um dos fenômenos que ocorre nos estômatos é a transpiração. Qual a sua importância para a planta?
• Quais os dois principais fatores que condicionam a abertura e fechamento dos estômatos?
• Que modificações ocorrem nos estômatos para que eles se abram ou fechem?
• Em resumo, quais as condições para abertura e fechamento dos estômatos?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/atividadecomplementar.gif
 

Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos visualizem a animação disponível no endereço abaixo apresenta as funções dos estômatos.
http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc_uploads/materiais/video/material507_codigoBinario_pt.swf 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/estomatos_animacao.jpg
 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1955/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que as plantas também realizam trocas gasosas através das folhas.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que a principal forma das plantas realizarem trocas gasosas é através dos estômatos presentes nas folhas, através dos quais também ocorre o fenômeno da evapotranspiração.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Reconheço as funções dos estômatos e compreendo a importância da transpiração das plantas para manutenção do transporte de seiva nos vasos lenhosos.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Dilatação Animação/simulação

Recursos Complementares

Texto com informações sobre os estômatos. http://zootecnia.catolica-to.edu.br/documentos/23526753/2009_estomatos.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador) Neste sítio é possível ver animações dobre difusão e osmose. Clique no caderno de citologia, membrana, difusão e osmose. O domínio dessas informações permite compreender melhor o funcionamento dos estômatos. www.planetabio.com (copie e cole o endereço em seu navegador) Neste endereço o professor pode obter um texto com informações sobre o funcionamento e uso do microscópio óptico: www.dsif.fee.unicamp.br/~furio/IE607A/MO.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador)

Avaliação

Os alunos também poderão ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.