Mary Grace Martins (validadora)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Qu?mica | Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas |
O aluno aprenderá, com esta aula, a relação nome x fórmula, exercitando a linguagem química dando o nome dos compostos inorgânicos a partir da fórmula da substância e vice-versa.
Nomenclatura de ácidos, bases, sais e óxidos.
Prezado(a) professor(a)! Palavras cruzadas podem fazer parte de uma estrat?gia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto da nomenclatura de compostos inorg?ncos. A motiva??o para terminar a palavra cruzada catalisa a intera??o do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conte?do de nomenclatura e suas regras, o que faz, por consequ?ncia, o aluno aprender brincando, sem perceber que est? estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula ser? proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre fun??es inorg?nicas.
Associada a tarefa de preencher a palavra cruzada, fa?a o seguinte
- projete, com o aux?lio do datashow, a grade de palavra cruzada, Vers?o on-line (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/funcoes-inorganicas/index.html). Caso a escola n?o tenha datashow, fa?a a impress?o da mesma grade, Vers?o pdf (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/funcoes-inorganicas/funcoes-inorganicas-pc.pdf);
- organize os alunos em grupos de tr?s integrantes, sendo que o crit?rio de escolha deve atentar para que n?o s? alunos 'bons' e s? 'alunos com dificuldade' fiquem juntos: procure mesclar.
- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta, etc), o que pode ser adaptado de jogos dispon?veis.
- fa?a cart?es de papel, cada um com uma informa??o, como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o pr?ximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos", etc. Estas cartas ser?o utilizadas durante a atividade. Para ter este material utiliz?vel por mais tempo, ? poss?vel fazer os cart?es com papel cartolina e depois plastific?-los.
- providencie um despertador ou cron?metro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pr?-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta tamb?m podem ser utilizados.
As tarefas acima indicadas para organiza??o da atividade devem ser delegadas aos alunos. Principalmente na parte dos cart?es de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participa??o dos alunos, escreva no quadro as principais id?ias para os cart?es, coloque-as no quadro e solicite aos alunos que escolham as vinte melhores.
Definidas estas condi??es, inicie a atividade. O trio com maior pontua??o pode ser agraciado com um pr?mio ou, ent?o, com nota na pr?xima avalia??o formal. O importante ? que os alunos participem. Para motivar, organize uma esp?cie de gincana da qu?mica, como se fosse um Show do Milh?o da Qu?mica.
Fonte: www.sbt.com.br
Voc? professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas, etc. ? poss?vel, na vers?o on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposi??o de resposta est? correta. ? poss?vel tamb?m, dependendo do n?mero de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre turmas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma.
Por fim, ? poss?vel fazer os alunos criarem suas pr?prias palavras cruzada, conforme ? sugerido e detalhado na se??o "Avalia??o" desta aula.
Voc? pode construir suas pr?prias palavras cruzadas utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/)
- Palavras cruzadas como recurso did?tico no ensino de Teoria At?mica
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/qne/_relatosdesaladeaulapalav.artigocompleto.pdf - acesso em 14/05/2010
- A utiliza??o de palavras cruzadas no ensino de nomenclatura de compostos org?nicos no ensino m?dio
http://www.profjoaoneto.com/artigos/artigo_hot_potatoes_Seminario_UFU.pdf - acesso em 14/05/2010
- Palavras cruzadas de qu?mica - Prof. Emiliano Chemello
http://www.quimica.net/emiliano/pc.html - acesso em 14/05/2010
Como sugest?o de avalia??o, oriente os alunos na constru??o de suas pr?prias palavras cruzadas. Divida as palavras cruzadas por subt?picos, como:
- nomenclatura de ?cidos e bases
- nomenclatura de sais
- nomenclatura de ?xidos
Os alunos podem criar suas palavras cruzadas a m?o ou utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/). Ap?s a cria??o, organize a troca de palavras cruzadas entre os grupos. Os crit?rios para avaliar a palavra cruzada criada s?o: criatividade e corre??o nos termos. Com o objetivo de uma ampla avalia??o, pode-se dar nota ? palavra cruzada criada em equipe e a resolu??o individual da palavra cruzada feita por outra equipe de alunos. Desta forma, tanto no individual como no coletivo o aluno ser? avaliado.