Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como construir uma escola Inclusiva e Acessível para todos

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pagliarani Mattiazzo imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP MARIA LUIZA FORMOZINHO RIBEIRO PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Juliana Gense, Erwin Doscher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será abordada a existência e a importância de uma Escola Inclusiva, de forma a propiciar a reflexão do aluno para o fato de que todos são iguais, em dignidade e direitos, independente das  limitações e dificuldades que porventura tenham. Além disso, será ressaltado,nestas aulas, que todos têm direito à vida, à educação, à liberdade, à segurança pessoal, ao lazer, ao trabalho, de participar da vida cultural da comunidade, dentre outros preconizados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às  temáticas de  Inclusão Escolar.  

Duração das atividades

Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Utilização do laboratório de Informática;
  • Apresentação de vídeos.  

 

Motivação:  

Estando os alunos organizados em grupos de quatro (4) alunos e, de preferência, na sala de vídeo, o professor deverá iniciar a aula apresentando para os alunos  o vídeo “Construir uma Escola Inclusiva – Tijolos de Sonho ” (Fig.1), com duração de 04 minutos e 03 segundos.       

Link do vídeo:   

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dqpkZ0Gz59Y Acessado em: 05 Maio 2010.    

Figura  1: Vídeo Escola Inclusiva  

Sugestão:   

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo, ou ainda, apresentá-lo pedindo para que os alunos acessem o link do vídeo (conforme disponível acima).    

Após cada grupo discutir, entre si, sobre o que foi apresentado no vídeo, utilizando-se para isso o roteiro postado abaixo, o professor deverá pedir para que estes exponham para a sala suas respostas. Este momento é importante, tanto para socializar as informações e permitir que os alunos se expressem oralmente, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos.   

Roteiro da Discussão:

  • Sobre o que aborda o vídeo?
  • Os personagens do vídeo possuíam algo em comum? O quê?
  • Em algum momento do vídeo os personagens estavam em um ambiente escolar?
  • Vocês observaram algum material pedagógico diferente, que  não estão acostumados a ver na escola, mostrado no vídeo? O quê?
  • Vocês já ouviram a expressão “Escola Inclusiva”? O que sabem disso?
  • O vídeo em algum momento abordou este assunto – inclusão escolar ? Vocês sabem o que significa a expressão “Respeitar e tolerar as diferenças”?     

Atividade 1

Finalizadas as discussões, dando prosseguimento a aula, o professor deverá pedir para que os alunos consultem no dicionário as palavras: inclusão, acessibilidade e acessível, e apresentar para eles as imagens (Figs.2 e 3) disponíveis abaixo.        

Figura 2: Rampa para cadeirante um recurso de Acessibilidade 

Disponível em: http://www.utaceciliameireles.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/13/2820/695/arquivos/Image/DSC00319.JPG         Acessado em: 28 Maio 2010.       

Figura 3: Educação Inclusiva   

Disponível em: http://blog.cancaonova.com/pensandobem/files/2007/06/inclusao-escolar.jpg Acessado em: 07 Maio 2010.    

Em seguida, o professor deverá fazer  aos grupos as perguntas postadas abaixo - as quais são baseadas nas figuras em questão, bem como no significado das palavras inclusão, acessibilidade e acessível.

  1. O  que vocês acreditam ser uma escola inclusiva?
  2. O que vocês entendem por acessibilidade?
  3. O que vocês acham que é necessário para que a escola seja acessível para todos?
  4. A escola em que estudam é inclusiva? Por quê?
  5. Como vocês analisam a acessibilidade de sua escola? Por quê?
  6. O que proporia para que ela se tornasse mais acessível (se julgarem que precisa fazer modificações neste sentido).   

Observação:   

Observamos que as imagems poderão ser apresentadas  em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em números suficiente aos alunos.

É importante que, neste momento, o professor esteja atento para verificar o que os alunos entendem por Inclusão e Acessibilidade. Além disso, é fundamental que no final da discussão, os alunos compreendam que uma Escola Inclusiva é aquela que garante Educação para todos, respeitando as diferenças e a diversidade, e que atende a todos os alunos segundo as suas necessidades!       

Atividade 2  

Com o intuito de dar continuidade a exploração dos conceitos abordados (inclusão, acessibilidade e acessível), o professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática e pedir que,  em duplas, utilizem um computador. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o link (Fig.4) abaixo.       

Link da atividade:

http://www.educarbrincando.com.br/index.php?id=3948   Acessado em:05 Maio 2010                                  

Figura 4: Construindo uma escola pública e acessível   

Nesta atividade o aluno poderá refletir sobre como podem tornar a Escola acessível para todos. Para isso ele deverá construir uma escola que seja acessível para  alunos com diferentes deficiências.   

Atividade 3   

Com o intuito de propiciar uma reflexão dos alunos sobre a importância dos materiais pedagógicos para os alunos com deficiência, o professor deverá ressaltar aos alunos que, tanto no vídeo quanto no site explorado anteriormente, os personagens necessitavam de alguns materiais pedagógicos adaptados para realizarem as atividades escolares, tais como:

  • Régua de madeira adaptada;
  • Correspondência;
  • Caderno de Madeira;
  • Quadro Agarradinho (é um recurso de comunicação alternativa), entre outros.   

Feito isto, o professor deverá pedir que eles, ainda em duplas e no laboratório de informática, façam uma pesquisa em sites da internet sobre materiais pedagógicos adaptados. Para a realização da pesquisa, o professor deverá disponibilizar o roteiro abaixo. O professor deverá explicar para  os alunos que ao finalizarem a pesquisa, cada grupo deverá expor para a classe os resultados obtidos nesta.

Roteiro da Pesquisa:  

  • Nome do material pedagógico adaptado escolhido.
  • Você já possuía conhecimento sobre este?
  • De que forma este material auxilia a aprendizagem da pessoa com Deficiência?
  • Como é possível adquirir este material?
  • Você acha que é fundamental que a escola em que você estuda possua este material? Por quê?   

Sugestões de links para a pesquisa:   

Disponível em: http://www.fcee.sc.gov.br/images/stories/os-90037_-_materiais_pedagogicos_adaptados.pdf Acessado em: 18 Mai. 2010

Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6723741/Recursos-PedagOgicos  Acessado em: 18 Mai. 2010

Atividade 4  

Para finalizar as aulas, nesta atividade os alunos deverão elaborar um mural (Fig.5) sobre os materiais pedagógicos adaptados para pessoas com deficiência. Neste mural os alunos deverão colocar o nome e qual a utilidade desses recursos no cotidiano escolar de uma pessoa com deficiência. Além disso, é recomendável que sejam colocadas figuras dos recursos escolhidos para serem trabalhados no Mural. Os alunos deverão expor o mural em um local da escola em que todos possam visualizá-lo, pois desse modo os demais alunos poderão conhecer esses recursos.                             

Figura 5: Mural sobre os materiais pedagógicos adaptados

Fonte: do autor

Referências:

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS  - 

Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm Acessado em: 13 Mai. 2010. 

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS DEFICIENTES

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf Acessado em: 13 Mai. 2010. 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância de conviver , respeitando as diferenças, no cotidiano escolar e na sociedade com uma pessoa que possui Deficiência. Além disso, é fundamental que os alunos compreendam que é importante valorizar e respeitar as diferenças existentes entre todos. Destacamos que o professor deverá avaliar como os alunos participam das discussões, realizam as atividades durante o decorrer da aula.