Portal do Professor

Início do Conteúdo

Eu começo e você continua.../ Ensino Especial

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a trabalhar limites e concentração. 

Duração das atividades

1 aula (de 50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Reúna a turma na sala e coloque a seguinte situação:

Tudo o que o professor disser, o aluno escolhido por ele, deverá completar. Como uma história com vários narradores, mas além disso será uma história com vários autores. Assim que este aluno achar de bom agrado passar a bola, escolhe outro aluno para continuar a história.

 Chamar atenção antes da brincadeira começar da importância da participação de todos, portanto, interessante que os trechos a serem narrados sejam curtos.

Neste momento, já com a aula mais discontraída, passe o video seguinte:

 

Vídeo inical (http://www.youtube.com/watch?v=7AlFeaCHQi0)

Mesa redonda

 Neste momento, colocar as dificuldades de comunicação que existem no dia a dia. Chamar a atenção das falhas que acontecem como no video, se fala uma coisa e se entende outra. Colocar as experiências e os aprendizados dos alunos.

Aproveitando a dinâmica da aula e o provável estado de descontração, passar o seguinte video:

Segundo vídeo  (  http://www.youtube.com/watch?v=XFp_CIlOhTo

Aproveite agora o momento e construa um paralelo entre as dificuldades de comunicação e o preconceito. Começar e terminar um assunto é tão importante quanto ouvir e terminar um preconceito. Levar os alunos à uma reflexão de vida, de atitude, de conduta.

Não há necessidade de em cada atividade chamar atenção de como proceder com o aluno incluído, mas é de extrema importância que o preconceito que existe inclusive com o aluno incluído seja colocado de forma firme e bem amena, para que não cause constrangimento.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será feita constantemente, medida pelo interesse da turma no assunto, bem como nas respostas daas discussões sobre o tema.