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Adolescência e Sexualidade

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a constituição dos sistemas reprodutivos femininos e masculinos. Refletir sobre os cuidados necessários para com seu próprio corpo.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Em muitas sociedades e culturas há eventos que marcam a passagem da infância para a adolescência. São como ritos de passagem. Peça aos alunos que pesquisem os diferentes ritos de passagem para a puberdade. Na nossa sociedade existe algum ritual de passagem?


Leve os alunos para ouvir o recurso de áudio “O primeiro Beijo” disponível no Portal do Professor, no endereço abaixo:

Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 1 [Categorias Literárias]

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9964/174_temas_recorrentes_na_literatura.mp3

E o áudio de uma passagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, onde a personagem Bentinho relata a passagem do seu primeiro beijo.

Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9968/175_temas_recorrentes_na_literatura_2.mp3


Textos de apoio
Sugerimos o texto O primeiro beijo e etc, como leitura de apoio ao professor. É inclusive, interessante ler em classe e provocar questões para debate com os alunos.
 

O primeiro beijo e etc.


Jennifer Koppe


Texto completo disponível em: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/viverbem/conteudo.phtml?tl=1&id=764728&tit=O-primeiro-beijo-e-etc 

 
Dar o primeiro beijo é um marco na vida de todo ser humano. Assim que a menina ou o garoto entram na adolescência e alguns colegas se tornam mais do que simples amigos(as), beijar é o momento mais esperado, um rito de passagem que prova para eles mesmos e para os outros que não são mais crianças.
O primeiro beijo também é considerado a primeira experiência sexual dos filhos e, por isso mesmo, motivo de preocupação e de dúvida para os pais. “Será que não foi cedo demais?” “Devemos falar sobre o assunto?” “Como agir a partir de agora?” são algumas questões que passam pela cabeça dos adultos.
De acordo com a psicóloga Eloá Andreassa, não existe idade certa para dar o primeiro beijo. “Geralmente, o interesse pelo sexo oposto começa a despertar durante a puberdade, a partir dos 12, 13 anos de idade, mas hoje em dia as crianças estão sendo estimuladas pela mídia e até mesmo por alguns pais a agir como adultos cada vez mais cedo”, afirma.
Mesmo que o beijo ocorra dentro da faixa-etária “esperada”, um pouco antes ou alguns anos depois, não importa. Qualquer que seja a situação, Eloá explica que os pais devem receber a notícia com naturalidade. “Não faça alarde e nem comemore. Tente descobrir como aconteceu e como o seu filho está se sentindo”, explica. Uma reação exagerada dos pais, além de deixar o adolescente envergonhado, também pode comprometer a relação de confiança entre eles.
“É importante os pais estarem disponíveis para ajudar os filhos a perceber o que sentem, o que pensam e como podem fazer escolhas. Nesse momento, os pais precisam se tornar confidentes de seus filhos, pois eles buscam alguém que os ouça e que os ensine. Durante a conversa, sempre que houver uma brecha, oriente o seu filho e fale de sua própria experiência”, recomenda a psicóloga Tisa Paloma Longo.
 

Pergunte aos alunos sobre a importância do primeiro beijo. Por que o primeiro beijo marca? Por que é considerado um evento especial? O tema do primeiro beijo é recorrente na literatura e na indústria de entretenimento. Sugira a pesquisa de músicas, vídeos e textos onde figura o primeiro beijo como tema.
Questione com os alunos quando deve acontecer o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro namoro... Estimule a participação dos alunos, lembrando que neste tema é preferível ouvir mais do que falar. Quando a turma estiver bastante interessada no tema, avise que na próxima aula, cada um deverá trazer por escrito uma pergunta referente às mudanças que ocorrem no corpo e na mente dos adolescentes. Não é necessário que eles se identifiquem, mas que pensem nas dúvidas que mais lhe afligem.
 

CAIXA DE PERGUNTAS
 

A caixa de perguntas será uma caixa qualquer onde os alunos depositarão as dúvidas por escrito. É uma maneira interessante de saber dos questionamentos que eles tem, mas que muitas vezes tem vergonha de expressar. O professor abre um dos papéis e lê em voz alta a pergunta, antes de ele próprio responder, peça que os alunos dêem suas opiniões. Pontue estas opiniões de modo a desfazer conceitos errados e preconceitos. Caso surja uma pergunta que o professor não se sinta a vontade para trabalhar, deixe-a de lado, e passe adiante.
O corpo dos adolescentes estão passando por diversas modificações, que acabam afetando as emoções dos alunos. Proponha uma pesquisa sobre as mudanças que ocorrem no corpo. Sobre esta pesquisa os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.
Mostre aos alunos ilustrações das transformações que os corpos femininos e masculinos sofrem na puberdade. Explique o funcionamento dos órgãos reprodutores, dos hormônios que começam a atuar e deixe espaço para que os alunos perguntem.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/labinformatica.png

O Portal do Professor dispõe de recursos que ilustram este tema, como os sugeridos abaixo:
Aparelho reprodutor feminino. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11010/sistema_reprodutor3d.swf  
Sistema reprodutor feminino

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/sist_femin.jpg
E aparelho reprodutor masculino. http://portaldoprofessor.mec.gov.br: 8080/recursos/11011/sistema_urogenital3d.swf  
Sistema urogenital masculino

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/sistema_masc.jpg
Essas são as mudanças físicas que os adolescentes passam até chegar à idade adulta. E as modificações emocionais, quais são elas? Debata com os alunos sobre este tema. Que aspectos das mudanças físicas incomodam os adolescentes? E como estas modificações se refletem na vida social de meninos e meninas?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/contextualizando.gif
Debata com os alunos de que forma o corpo é explorado na publicidade e moda. A mídia influencia no comportamento dos adolescentes? Os adolescentes se sentem pressionados a começar a “ficar”, beijar e até ter carícias mais íntimas? Quem faz esta pressão? Quais são os maiores medos dos adolescentes?
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1962/imagens/atividadecomplementar.gif
Elenque com os alunos os principais temas relativos à sexualidade. São as principais dúvidas que eles levantaram durante as aulas. Distribua estes temas para equipes de 4 a 5 integrantes. Eles deverão refletir sobre o tema e propor um roteiro de apresentação. Esta apresentação poderá ser teatral, com fantoches ou um programa de rádio, no formato radionovela.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Sistema reprodutor feminino Animação/simulação
Sistema urogenital masculino Animação/simulação

Recursos Complementares

Sítios Interessantes: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/eles-querem-falar-sexo-431419.shtml http://www.moderna.com.br/didaticos/ef2/arariba/fazendo/atividades_2008/images/ati_cie8_uni3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/155educacao_saude.pdf http://sexualidade.netsaber.com.br/index.php?c=178 http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-medio/PlanoAula_294771.shtml http://www.portaldasexualidade.com.br/ http://www.museudosexo.com.br/3_home.asp

Avaliação

A avaliação se dará a partir da produção e participação dos alunos. Uma ferramenta útil para a avaliação de participação e produção de trabalhos é a rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente.