Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Orienta??o Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Dicas para o professor: Alguns professores sentem-se angustiados e incomodados quando tem que trabalhar com o tema sexualidade. Em primeiro lugar lembre-se que seu conhecimento e principalmente sua sensibilidade irão ajudá-lo a encaminhar corretamente o tema.
Talvez o professor se depare com uma turma que faça piadinhas, risinhos abafados, mas isto nada mais é que vergonha e insegurança além da própria falta de conhecimentos dos alunos sobre este tema. Se o professor achar mais seguro ter o consentimento dos pais, poderá chamá-los para uma reunião onde explicitará o que será tratado, ou poderá pedir auxílio para a equipe pedagógica, para que esta pontue junto aos pais o que será trabalhado com os alunos. Para mais informações, sugerimos acessar o sítio da Nova Escola, que tem uma reportagem com informações preciosas para a preparação do professor para este tema: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/eles-querem-falar-sexo-431419.shtml
MÚSICA 8 ANOS...
O recurso sugerido é para o professor escutar e ter maior segurança para trabalhar a sexualidade com seus alunos.
recursos/mec_884/mundo.mp3
Leve a música “8 anos”, de Paula Toller, para a sala de aula e coloque-a para tocar. Peça às crianças para escutar e se concentrar na letra. Após passar a música para os alunos, peça que eles escrevam em um pedaço de papel as principais dúvidas que eles têm quanto ao corpo e às modificações que o corpo passa. Se preferir, mande como tarefa de casa e que no dia seguinte deverão trazer feita para a aula.
Providencie uma caixa de sapatos vazia, e passe pela sala, para que os alunos depositem nela os papéis com suas perguntas.
O professor deve ler então as perguntas em voz alta, se por acaso houver palavras de baixo calão, não se altere. Aproveite e pergunte aos alunos para que expliquem o que é aquela palavra. Será que uma parte do nosso corpo merece ser alvo de chacotas? Fale e escreva o nome correto ao invés do que foi escrito pelos alunos. Também enfatize quantas coisas boas o corpo humano é capaz de realizar, sendo assim, devemos cuidá-lo e respeitá-lo (tanto o nosso quando o corpo das outras pessoas).
Antes de responder as perguntas dos alunos, deixe aberto espaço para que eles tentem responder. Assim o professor vai saber que conteúdos ocultos ou talvez imprecisos os alunos trazem consigo. Lembre-se também que não precisamos ter todas as respostas, talvez surjam perguntas cujo conteúdo resvala na psicologia. Se a dúvida for aprofundada ou muito polêmica, deixe-a de lado e passe para a próxima. Em tempo... As respostas devem ser diretas, sem aprofundamentos desnecessários. Nesta idade devemos responder apenas à dúvida que surgiu.
O fechamento desta aula pode ser feito pela construção de um corpo humano gigante, com utilização de recortes de revistas.
Utilize papel bobina, revistas diversas, tesouras e cola para esta atividade. Divida a turma em duas equipes, a dos meninos e das garotas. Cada equipe deverá construir um corpo humano do seu respectivo sexo. Finalizada a tarefa, pergunte quais as partes que mais chamaram a atenção e porque, quais eles acharam mais bonita e quais partes do corpo são iguais em homens e mulheres.
2° aula – Em classes de alunos entre 9 e 10 anos encontramos crianças que estão entrando na puberdade. Já trabalhamos a caracterização dos gêneros e agora propomos trabalhar as modificações que ocorrem nos corpos de meninos e meninas durante a adolescência.
Apresente aos alunos os recursos do Portal do Professor:
Corpo humano feminino: recursos/10163/mulher.swf
Construa os fantoches com seus alunos ou peça a ajuda dos professores de artes, fantoches de dedos podem ser uma saída prática para esta atividade. Determine que aspectos da higiene cada equipe de dois a três alunos deverão abordar na peça. Delimite o tempo máximo de cada apresentação e ajude os alunos durante a preparação, principalmente em relação com o roteiro de suas peças.
Para finalizar, peça aos alunos para confeccionarem um panfleto (pode ser um papel sulfite dobrado ao meio), onde deverão colocar conteúdo e imagens procuradas na internet sobre os cuidados e respeito necessários com seu corpo e com o corpo dos colegas. Uma sugestão é buscar vídeos e tiras de quadrinhos que exemplifiquem e ajudem os alunos a se inspirarem nesta atividade.
Banho é bom – Castelo Rá-Tim-Búm: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=E--uXHME7Fk&feature=related
Nome | Tipo |
---|---|
Conhecendo o mundo | ?udio |
Corpo humano feminino | Anima??o/simula??o |
Corpo humano masculino | Anima??o/simula??o |