Portal do Professor

Início do Conteúdo

|des|igualdade social?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Teatro: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Teatro: Canal
Ensino Médio Artes Teatro: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Teatro: Contextualização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir os direitos e deveres do homem, a vida em cidadania, as desigualdades sociais, o preconceito, o racismo, etc. Analisar situações/problemas de desigualdade social e buscar soluções para esse problema.

Duração das atividades

de 3 a 7 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Apresentando o problema

O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma a temática a ser abordada: Desigualdade social, preconceito, racism o, cidadania, etc.
Para instigar os alunos sobre o tema sugerimos 2 vídeos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1971/imagens/o_xadrez_das_cores-M.jpg

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932

Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.

 

Atenção professor! Como o filme é longo (duração 22 min) para essa primeira etapa da aula utilize a primeira parte que vai até 11 min.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1971/imagens/ROTEIROS.gif Após o vídeo inicie o debate com a turma. Sugerimos algumas questões para o debate:
- preconceito racial
- luta de classes
- o jogo de xadrez (é um jogo que simula uma batalha e que privilegia a inteligência e a estratégia em detrimento da força física)
- A troca: o suco de acerola pela aula sobre xadrez
- A fala da personagem branca (patroa): Negro só serve para jogar futebol
- Batalha entre negros e brancos
- Duas mulheres de classe social diferente, etnias diferentes, culturas diferentes, com as mesmas dores e amarguras: a perda de um filho
- O que significa a frase: "Quando o peão chega a última casa do tabuleiro ele pode se transformar em qualquer peça que já tenha saído do jogo. Percebi que apesar de eu ter nascido peão, não preciso ser peão a vida toda."

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1971/imagens/cambito.jpg

Reflexo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11038/reflexo.swf

Este vídeo se inicia com uma pergunta. Cambito, o que é exclusão social? Ele responde dizendo que acha que isso é uma matéria vista na escola particular. O vídeo detalha a vontade do personagem de ter os mesmos diretos que a população de classe média.

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1971/imagens/ROTEIROS.gif Questões para discussão:
- cenário: onde se passa o vídeo
- enredo: do que se trata
- personagem: características dos personagens
- figurino dos personagens
- qual é o sonho do personagem Cambito?
- Quais direitos estão sendo violados?
- O que representa a imagem do policial no final do filme ao entregar o livro ao cambito?
- Esse filme tem relação com a realidade dos alunos? O que esse filme tem em relação com O Xadrez das cores?

 

Agora o professor deverá questionar a turma se as histórias abordadas no vídeo estão longe da realidade do país, do estado, da cidade, do bairro, da comunidade onde vivem. Para enriquecer a discussão o professor deverá selecionar algumas reportagens que abordam essa temática, casos polêmicos para que a turma reflita e discuta.

Sugerimos o texto: V ale mais que um trocado publicado na revista Nova Escola, edição 221, abril de 2009. Disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/vale-mais-trocado-432764.shtml?comments=yes

Cada aluno deverá fazer uma redação sobre o tema e relacioná-lo a sua realidade, isto é, se já foi alvo de algum preconceito, injustiça, discriminação, etc.

 

Aula 02:
Ao iniciar a aula o professor deverá solicitar aos alunos que apresentem para a turma as redações escritas na aula passada. Após as apresentações o professor deverá selecionar cinco textos que servirão de base para montagem de uma peça de teatro, vídeo, vídeoclip ou animação.

A turma será dividida em cinco grupos, cada grupo receberá um texto para fazer a adaptação. Para organizar a atividade sugerimos que cada equipe preencha a seguinte ficha e retorne para o professor:

Nome da Equipe:
Série: Turma:
( ) peça de teatro ( ) vídeo ( ) vídeoclip ( ) animação

Integrantes:

Roteirista:
Diretor:
Cenógrafo:
Cinegrafista:
Figurinista:
Editor:
Sonoplasta:
Ilustrador:

 
Agora defina com a turma as etapas do trabalho e as datas de apresentação. Defina também a duração de cada evento. ( Sugestão: Teatro máx.15min, vídeoclip 2 a 4min, vídeo máx. 7 min, animação máx. 2 min )

 

Aulas
 Etapas
1 Pesquisa no laboratório de informática sobre as funções, roteiros, planos de câmera, ferramentas para edição, áudio, etc.
1  Adaptação do texto e criação do roteiro
2 Produção: personagem, figurino, cenário, etc.
1 Ensaio Geral
1 Finalização do material
1 Apresentação

 

De posse dos textos e definida as funções é hora iniciar o trabalho.

Atenção professor! Oriente seus alunos sobre as possíveis adaptações do texto, a criação do roteiro, a definição dos personagens, cenários, interpretação, divisões de cena, plano de câmera, etc. Em Recursos Complementares sugerimos alguns sites que podem auxiliar na elaboração do trabalho, disponibilize para os alunos. Caso seja possível reserve o laboratório de informática para as equipes consultarem os sites.

Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Para essa atividade os alunos poderão criar um Blog relatando o processo do trabalho, as descobertas, os bastidores do projeto, imagens, áudios, vídeos, etc. Sugerimos o blog: Blogger: http://www.blogger.com/home
Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o

tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf


Aula 03: Apresentação dos trabalhos

Atenção professor! Reserve um espaço na escola para apresentação dos trabalhos, organize um espaço para apresentação das peças e outro para os vídeos. Divulgue para a escola os horários das sessões.

Escolha entre os alunos um orador para fazer a leitura de cada redação antes da apresentação dos trabalhos.

Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site

Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Reflexo Animação/simulação

Recursos Complementares

http://www.blogger.com/ http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/historia_fotografia/historia_da_fotografia.shtml?primeiro=1 Dicas sobre fotografia http://www.mnemocine.com.br/cinema/principindex%20.htm Dicas sobre cinema, elaboração de roteiro Glossário de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroglossario.html Como escrever uma peça de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html Como montar um cenário: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrocenario.html Tutorial do Cinelerra – software livre para edição de vídeos: http://www.estudiolivre.org/el-gallery_view.php?arquivoId=1250 Como fazer um desenho animado: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm Gimp – software livre editor de imagens: http://www.ogimp.com.br/ Inkscape – software livre para desenhar vetores: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/ Desenho animado e à computação gráfica: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/teatro.htm

Avaliação

Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que o professor construa com a turma os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos, dessa forma desenvolverão autonomia e responsabilidade durante a elaboração do trabalho.