Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os direitos e deveres da crian?a

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situa??es urgentes no Brasil em rela??o aos direitos da crian?a

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir sobre a relação de autoridade entre adultos e crianças

Identificar os direitos e deveres da criança

Refletir sobre seu comportamento na sociedade

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar também os conteúdos propostos nas aulas: “A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil” e "Castigo Educa?".

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o ECA: quem conhece, o que significa e para que serve.   

Durante a discussão, questione se eles conhecem seus direitos e deveres. Convide a turma a discutir sobre o tema.   

Instrumentalização:

Aula 01:

Reúna a turma para fazer a leitura do gibi: A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm  Acesso em 10.05.2010   

Atenção Professor! Caso seja possível, imprima um gibi para cada aluno, pois além deles utilizaram em outras aulas, é importante que tenham uma cópia sempre a mão para consultarem quando necessário. Para realizar essa atividade espalhe colchões pela sala de aula, para tornar o ambiente mais confortável, de modo que os alunos possam sentar ou deitar no chão para realizar as leituras.   

Caso os alunos tenham acesso ao laboratório de informática, indicamos o recurso: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/revistaAnimada/ecalivro1/quadrinho.swf Acesso em 10.05.2010   

Depois de concluírem a leitura, solicite que os alunos indiquem os pontos que mais chamaram sua atenção, se eles têm alguma dúvida, se há algum artigo que não está sendo respeitado, etc. Durante a discussão é importante que eles dêem exemplos de situações que ocorrem em casa, na família, na escola, etc.   

Agora apresente o áudio: As aventuras de Julinha – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21479 Acesso em 10.05.2010    

As Aventuras da Julinha 1 

Agora divida a turma em dois grupos: um grupo representará os pais e outro grupo representará os filhos. Eles vão ter que analisar a história narrada no áudio, se concordam ou não, o que tem que ser mudado, qual a solução para esse caso, quem tem razão: Julinha ou sua mãe?   

Ao término da aula os alunos deverão anotar no caderno o que aprenderam com a aula, os pontos que mais chamou sua atenção, suas dúvidas, suas dificuldades, etc.   

Aula 02:

O professor deverá apresentar o vídeo: Turma da Mônica em: Boas Maneiras – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8&feature=player_embedded Acesso em 10.05.2010    

O professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entendem por boas maneiras, aproveite também para relembrar os direitos e deveres da criança abordados na aula anterior.

Convide a turma a elaborar uma lista sobre seus direitos e deveres na escola. Primeiro o professor poderá utilizar o quadro, enquanto os alunos vão discutindo e indicando as respostas o professor deverá anotar no quadro. Para que um direito ou um dever seja “validado” é importante que toda a turma esteja de acordo.

Após a conclusão da lista, a turma deverá ser dividida em dois grupos, cada grupo deverá elaborar um cartaz ilustrando os direitos e deveres.

O professor deverá colar esse cartaz na sala de aula em um ponto que seja visível a todos os alunos. Sempre que necessário deverá retornar a lista e discutir com a turma as mudanças.   

Catarse:

Os alunos deverão criar uma história em quadrinhos ilustrando como era sua vida escolar antes de conhecer o ECA e elaborar as “regras” na escola e as mudanças que vieram depois, com a elaboração da lista. Indicamos o recurso Hagaquê para criar as histórias em quadrinho online: : http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010   

Prática Social Final do Conteúdo: 

Os alunos deverão apresentar suas histórias para turma e comentar as mudanças, se há necessidade de atualizar a lista, o que aprendeu com o conteúdo, se sua relação com os pais melhorou, suas dúvidas e dificuldades, etc.           

Recursos Educacionais

Nome Tipo
As Aventuras da Julinha 1 ?udio

Recursos Complementares

ECA: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8069.htm Acesso em 10.05.2010    

História em quadrinhos: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010    

Turma da Mônica em: Regras e exceções: http://www.youtube.com/watch?v=RRJAO24G-rs&feature=PlayList&p=240C1AA3FD8DB0C1&playnext_from=PL&playnext=1&index=5 Acesso em 10.05.2010 

Avaliação

O professor deverá construir em conjunto com a turma os métodos de avaliação e os critérios a serem analisados. Dessa forma o aluno participa ativamente do seu processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos alguns critérios de avaliação:

  • participação durante as discussões
  • interesse pelo tema
  • domínio do conteúdo
  • empenho em realizar as atividades propostas
  • capricho ao desempenhar as atividades propostas
  • comprometimento com o grupo
  • contribuição para o grupo
  • postura durante a realização das atividades
  • respeito à opinião dos colegas