Portal do Professor

Início do Conteúdo

Kandinsky e a M?sica

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar as associa??es que Kandinsky fazia entre suas composi??es visuais e seus estudos com m?sica; fazer experimenta??es aliando m?sica e artes visuais.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min. cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas geom?tricas e teoria das cores.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Apresentando o artista e suas teorias

O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma algumas imagens de Wassily Kandinsky, falando um pouco sobre a biografia do artista, mas principalmente sobre o início do abstracionismo em sua obra (meados de 1910). Seguem abaixo algumas obras que podem ser pertinentes à discussão:

data/img-1
Composição IV, 1910
Início do abstracionismo, mas ainda com alguns elementos reconhecíveis.


data/img-2
Linha Transversal, 1923
Estudos com linhas e planos, já apresentando alguma ligação com seus estudos em música.


Kandinsky considerava que em muitos aspectos a arte é semelhante à religião, inclusive ele escreveu um livro intitulado “Do Espiritual na Arte”, onde trata da arte como algo além da teoria e da prática, mas como uma experiência espiritual, tanto para o artista que realiza a obra, como para o espectador que aprecia esta obra.

Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre a biografia de Kandinsky e sobre o músico Arnold Schönberg que influenciou o artista. O professor também pode fazer o cadastro gratuito no site http://www.lastfm.com.br/ para ouvir as músicas online. Caso seja possível, apresente para a turma as composições que influenciaram o artista.

Considerando que a música é a mais abstrata das artes, Kandinsky buscava interpretar nela elementos que pudessem ser transpostos para a pintura, então ele elabora escalas tonais, com base na música, para as formas e cores, onde o azul seria a cor mais grave e o amarelo a mais aguda, bem como o círculo seria a forma mais grave e o triângulo a forma mais aguda. Professor procure tratar desse conteúdo usando as imagens como apoio para a discussão, de forma que a turma possa fazer as analogias entre os sons e as imagens.

data/img-3

Atenção professor! Caso os alunos sintam dificuldades em relacionar as cores e as formas, relembre a teoria das cores (cores primárias, complementares, quentes e frias). Para isso sugerimos que os alunos explorem no laboratório de informática o recurso Cores recursos/mec_2623/art_coresrived.swf


 

Aula 02: Contextualizando o conteúdo

A partir do conteúdo da aula anterior, o professor irá propor uma atividade individual que consistirá em trabalhar a visualidade de músicas que agradem ao aluno, estimulando o aluno a traduzir em elementos gráficos os aspectos que mais lhe interessam na música. Para isso usar tinta guache e papel A3.

Atenção Professor! Para essa atividade utilize música clássica para instigar os alunos a perceber as formas, as variações tonais, as escalas, etc.

Após o término da atividade, cada aluno deverá apresentar o seu trabalho à turma e falar das percepções em relação a obra, as sensações, as dificuldades, as formas e cores. Reserve um espaço na sala de aula e organize uma exposição com as obras.

Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Cores Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Sugerimos a seguinte bibliografia de Kandinsky para preparar a aula: Kandinsky, W. Ponto e linha sobre plano. 2. ed. S?o Paulo: Martins Fontes, 2001. Kandinsky, W. Do espiritual na arte. 3. ed. S?o Paulo: Martins Fontes, 2000. E tamb?m uma abordagem mais voltada ao ensino da arte, proposta pela professora Cl?udia Souza de Holleben www.artenaescola.org.br/pdf/OPONTOEALINHA.doc Biografia de Kandinsky: http://cultura.portaldomovimento.com/kandinsky.html Biografia de Kandinsky: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky Arnold Sch?nberg m?sico que influenciou Kandinsky: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_Sch?nberg

Avaliação

Ao apresentar a proposta de trabalho ? turma ? importante que o professor construa com a turma os crit?rios de avalia??o, para que os alunos tenham ci?ncia do que precisar?o desenvolver e quais objetivos ter?o de ser alcan?ados. O professor dever? incentivar a troca de id?ias e as descobertas entre os alunos. ? importante que os alunos participem das discuss?es e tomadas de decis?es sobre os trabalhos, dessa forma desenvolver?o autonomia e responsabilidade durante a elabora??o do trabalho.