Portal do Professor

Início do Conteúdo

Decifrando o sistema de numeração decimal e o cálculo mental

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar o conceito de sistema de numeração decimal e a sua representação na forma de dezenas e unidades. Desenvolver o cálculo mental. Trabalhar em grupos e desenvolver argumentos no processo de decisão coletiva.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante conhecer as estratégias utilizadas pelos alunos para a solução de adições. A organização das duplas de trabalho deve ocorrer a partir do que já sabem e dos avanços que podem provocar nos saberes dos colegas.

Estratégias e recursos da aula

 

A habilidade de  cálculo mental  envolve o conhecimento da estrutura do número, de suas possibilidades de composição e decomposição, bem como o significado da representação numérica, que se associa ao sistema de base decimal e ao valor posicional. Assim, cabe à escola explorar situações que promovem a desestabilização das hipóteses dos alunos quanto a estrutura do número e os desafiem a articular tudo o que já sabem sobre o sistema de numeração decimal.

1. Explorando o conceito da base de troca e o valor posicional do numeral:

Disponha papéis quadriculados para que cada aluno recorte 9 quadradinhos e 9 tiras com 10 quadradinhos cada:

 

 

 

                   

 

 Definam um critério para decidir quem começa  a jogar (quem tirar o número maior no dado, quem faz aniversário primeiro, etc.). O jogador  deve lançar um dado e pegar a quantidade de  quadradinhos correspondente. Quando o jogador conseguir  dez quadradinhos (ou mais) deve trocá-los por uma tira. Vence o jogador que conseguir primeiro nove tiras e nove quadradinhos (9 dezenas e nove unidades, ou seja, 99 pontos).
 

A cada rodada, peça que os alunos anotem o valor somado.

2. Conversando sobre o jogo:

Organize a turma em um  círculo e questione: Como foi jogar? Todos respeitaram as regras? Como poderiam melhorar ou aumentar os desafios nesse jogo? Fazê-los pensar e comentar sobre o processo contribui para a organização do conhecimento construído.
 

3. Explorando o cálculo mental:

Em nosso dia a dia, ao fazermos contas, usamos a calculadora, estimamos o resultado, fazemos o cálculo mentalmente ou fazemos a conta “armada”. Na escola o recurso mais utilizado ainda é a “conta armada”, esquecendo-se que o cálculo mental é uma importante estratégia que explicita as propriedades dos números e das operações. É pelo cálculo mental que os alunos percebem as propriedades associativa (somar a dezena com dezena e a unidade com unidade) e de decomposição ( 70 = 50 +20, por exemplo).

É preciso mais que provocar cálculos mentais! É preciso oportunizar a socialização das estratégias dos cálculos mentais, observando-se , por exemplo, que podem contar os pontos dos dados de 1 em 1, começar a contar a partir de um número conhecido, usar o cálculo de memória, calcular primeiro as dezenas e depois as unidades e finalmente somar tudo, ou ainda, usar o arredondamento e somar ou subtrair diferenças. Essas estratégias denotam a compreensão da composição e decomposição .

O jogo                    Unidades, decenas disponível no Portal do Professor é uma animação com dois dados e um quadro com os números de 1 a 99.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1975/imagens/unidades1.jpg

O dado com traços vermelhos representa as dezenas e o azul com círculos pretos representa as unidades. Os jogadores são representados por um circulo azul e um quadrado vermelho.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1975/imagens/unidades2.jpg

Clica-se em “Tirada” para sortear os dados. O jogador deve clicar sobre o numeral correspondente ao sorteado no quadro de 1 a 99. Joga-se novamente e o valor sorteado deve ser somado ao anterior, clicando-se sobre o resultado. Se o jogador errar o resultado, o outro deve jogar. É considerado vencedor aquele que ultrapassar o 99 primeiro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1975/imagens/unidades4.jpg

Orientação didática:

Leve seus alunos à sala de informática de sua escola e organize quartetos para o jogo. Proponha que joguem em duplas e entrem em um consenso para clicar sobre o resultado. Com essa organização da atividade você provocará o aluno a apresentar suas estratégias de cálculo mental para seu parceiro antes de clicarem sobre o resultado!

 Ao final, organize o grupo em círculo e retome as questões já abordadas no primeiro jogo (Como foi jogar? Todos respeitaram as regras? Como poderiam melhorar ou aumentar os desafios nesse jogo? ). Peça também que alguns alunos compartilhem estratégias de cálculo mental lançando algumas contas para exemplificar. 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Unidades, decenas Animação/simulação

Recursos Complementares

Conheça outros materiais de apoio para a construção do número e o cálculo em http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01038041/webfolios/grupo6/naturais/apoio.html

Avaliação

Acompanhe as jogadas para verificar as estratégias de cálculo mental utilizadas. Organize outras rodadas, mudando as duplas de alunos para provocar a troca de informações e a construção de novas estratégias.