Portal do Professor

Início do Conteúdo

O gênero épico

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o gênero épico.
  • Conceituar epopéia e épico.
  • Conhecer Luís Vaz de Camões e seu texto Os Lusíadas.
  • Entender o processo de versificação.
  • Reconhecer textos épicos escritos por autores brasileiros.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecer o funcionamento e constituição dos gêneros;
  • Ter conhecimentos básicos de computação (navegação na Internet).   

Estratégias e recursos da aula

  Aula 1

Atividade 

O professor colocará os alunos em grupo, em um laboratório de informática ou em uma sala com recurso de data show e internet, para acessarem o site, lerem o texto  e fazerem as atividades seguindo o roteiro abaixo:   

http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/04/11/002.htm  

Roteiro:

a- O que é o gênero épico?

b- Quais são os elementos essenciais desse gênero narrativo?

c- Qual o objetivo do autor ao escrever um poema épico?

d- Quais foram os principais modelos de epopeias que se tornaram insuperáveis e que surgiram na Grécia por volta dos séculos  VIII e IX a.C.?

e- Por que estas obras eram metrificadas?

f- Qual foi a última grande manifestação de poesia épica no Ocidente e que veio à luz em 1572?

g- Na opinião do grupo, por que estudar este gênero?

Depois de lido o texto, o professor deverá solicitar que, com base no que os alunos leram, formulem respostas pessoais para as perguntas e as entreguem para correção. Antes, porém, trocarão as respostas entre os grupos.

Aula 2

Atividade  1

O professor utilizará novamente o laboratório de informática ou a sala com recurso de data show e internet. Indicará os sites abaixo para que os alunos os assistam e conheçam sobre Camões e Os Lusíadas. Antes de assistirem ao vídeo, o professor deverá entregar cópia do roteiro abaixo para que eles se atentem para:

http://www.youtube.com/watch?v=WMkp3j7Mqxw&feature=related 

Roteiro:

1- Qual a origem de Camões?

2- Camões, durante sua vida, envolveu-se em muitos desacatos. Cite um que lhe deu sérios problemas.

3- Por que foi voluntário na guerra na África? Qual foi sua sequela?

4- Em um naufrágio, perdeu sua amada , mas salvou um grande tesouro? Dida o que sabe sobre ele.

5- Cite o título de um poema lírico de Camões.  

http://www.youtube.com/watch?v=Xtv0VD676Wo&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=EDNaAxCWu6g&feature=related

Roteiro para acompanhar os trabalhos dos dois sites acima:

1- Os europeus buscavam especiarias (cravo, canela...) viajando por terra. O que fez os portugueses terem que procurar um caminho marítimo para as Índias?

2- Pense: Isso foi bom ou ruim para os portugueses?

3- O que pode ser observado na configuração dos mapas?

4- O que diz a letra da música de fundo? 

Depois, em círculo, o professor proporá a socialização do que assistiram. Deverá fazer uso dos roteiros para a discussão oral. 

Atividade 2

Na sequência, o professor deverá solicitar que os estudantes leiam silenciosamente, para discussão em sala, o resumo do episódio de "O Adamastor e o texto completo de O Adamastor" nos sites abaixo: Os alunos poderão ir anotando em um caderno ou salvando em um arquivo partes importantes do texto.

http://gloria.webxpace.com/?do=literatura&subaction=showfull&id=1147297043&archive=&start_from=&ucat=3&  

(Resumo do canto)

http://www.marportugues.hpg.ig.com.br/lusiadas4.htm  

(Canto V do verso 37 a 60)   

Aula 3

Atividade

O professor deverá colocar os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos para discussão do que leram. Em seguida, pedirá que acessem o site

http://rosabe.sites.uol.com.br/versificacao1.htm    para terem as primeiras noções de versificação.   

Importante: Professor, não é possível mostrar a grandeza da obra de Camões sem dar algumas noções de versificação. Do conteúdo do site é preciso abordar: o que é verso, estrofe, métrica, escansão, verso decassílabo e rimas. Essas noções exploradas em atividades conjuntas com o professor serão suficientes para os alunos.   Após a exploração dos principais aspectos, o professor passará à prática, apresentando-lhes o verso 37 para análise da estrutura composicional.

Professor, o site http://rosabe.sites.uol.com.br/versificacao1.htm poderá esclarecer todas as suas dúvidas, caso você as tenha.  

Na sequência, o docente deverá solicitar aos alunos que façam os exercícios abaixo.

Exercício 1- Fazer a contagem de versos que compõem a estrofe, fazer a escansão para conhecer o número de sílabas métricas, observar as rimas para classificá-las.

Junto com os alunos, o professor fará a análise das estrofes  38 e 39 do episódio de O Adamastor (Os Lusíadas, Canto V, 37 e 38).  

 "Pó/ rém/ já/ cin/co/sóis/ e/ ram/ pa/ssa/dos 10 sílabas métricas Quanto à rima A

Que/ da/li /nos/ par/tí/ra/mos,/ cor/tan/do     10 sílabas métricas                      B

Os/ ma/res/ nun/ca/ dou/trem/ na/ve/ga/dos, 10 sílabas métricas                     A

Pros/pe/ra/men/te os/ ven/tos/ a/sso/pran/do, 10 sílabas métricas                    B

Quan/do u/ma/ noi/te es/tan/do/ des/cui/da/dos, 10 sílabas métricas                 A

Na/ cor/ta/do/ra/ pro/a/ vi/gi/na/do, 10  sílabas métricas                                 B

U/ma/ nu/vem/ que os/ a/res/ es/cu/re/ce 10 sílabas métricas                          C

So/bre/ no/ssas/ ca/be/ças/ a/pa/re/ce. 10  sílabas métricas                            C 

O professor deverá explicar que, da análise da estrutura composicional da estrofe 37, pode-se concluir que:

a- todos os versos são decassilábicos

b-  São 8 os versos

c- Os versos são decassílabos

d- O esquema das rimas é ABABABCC   

Exercício 2-

O professor deverá deixar que os alunos façam sozinhos, acompanhando-os de perto, orientando-os nas carteiras e esclarecendo dúvidas. 

 "Tão temerosa vinha e carregada,  

Que pôs nos corações um grande medo;  

Bramindo o negro mar, de longe brada  

Como se desse em vão nalgum rochedo.  

— "Ó Potestade, disse, sublimada!  

Que ameaço divino, ou que segredo  

Este clima e este mar nos apresenta,  

Que mor cousa parece que tormenta?"   

Repetir o que foi feito no exercício 1.

Aula 4

Atividade

O professor deverá dividir a turma em seis grupos, entregará para cada grupo o título de uma das epopéias mais importantes escritas no Brasil, com seus respectivos sites disponibilizados abaixo. Distribuirá também um roteiro (xerocado) para que os alunos, ao lerem o poema, no site, possam executar as tarefas propostas abaixo.

Importante: Professor, oriente os alunos a não se prenderem às palavras difíceis, mas a fazerem um esforço para irem resumindo, aos poucos, a narrativa e irem avançando. Oriente-os também a acessarem outros sites que possam ajudá-los na leitura da obra. Para isso, eles se dirigirão ao nome da epopéia e autor.   

Roteiro:   

1- Como vocês sabem, o gênero épico é uma narrativa e, como tal, apresenta os elementos essenciais: narrador, personagens, tempo, espaço, história. Com base no texto lido, completem o esquema.

- Narrador: Quem narra a história?

- Personagens: Quais os principais personagens?

- Tempo: Quando se passa esta história?

- Espaço: Onde?

- História: (Também chamada de argumento, urdidura, intriga ou trama).Resumo.

2- Respondam:

O vocabulário usado pelo autor do texto lido pelo grupo ofereceu dificuldade para a compreensão do enredo? Explique.

3- O professor deverá solicitar aos alunos que apresentem seus trabalhos para a classe. Cada aluno poderá ficar com um item, por exemplo. 

Título dos textos:

1-Eustáquidos, de Santa Maria Itaparica

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/DescobriBarroco/Manuel_de_Santa_Maria_Itaparica.htm     

2- O Uraguai, de Basílio da Gama,

http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/basiliodagama/uraguai  htm    

3-Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/v/vila_rica    

4- Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães

http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url= 

http://www.mundocultural.com.br/literatura1/romantismo/gmagalhaes.htm    

5-Os Timbiras, de Gonçalves Dias

http://www.sacocheio.com/livros-gratis/goncalves-dias-os-timbiras.pdf    

http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=      

6- A Invenção de Orfeu, de " Jorge de Lima  

http://leaoramos.blogspot.com/2007/08/em-inveno-de-orfeu-jorge-de-lima-pede.html  

         

Recursos Complementares

Avaliação

  • A avaliação será processual, ou seja, o professor deverá avaliar o interesse e o compromisso dos estudantes evidenciados durante a execução das propostas. Para tanto, poderá elaborar uma ficha para preencher durante o desenvolvimento das atividades. Nela, o professor poderá ir marcando um x nos objetivos alcançados pelos alunos individualmente, quais sejam: conhecer o gênero épico; conceituar epopéia e épico; conhecer Luís Vaz de Camões e seu texto Os Lusíadas; entender o processo de versificação; reconhecer textos épicos escritos por autores brasileiros.