Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Aula 1
Atividade
O professor colocará os alunos em grupo, em um laboratório de informática ou em uma sala com recurso de data show e internet, para acessarem o site, lerem o texto e fazerem as atividades seguindo o roteiro abaixo:
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/04/11/002.htm
Roteiro:
a- O que é o gênero épico?
b- Quais são os elementos essenciais desse gênero narrativo?
c- Qual o objetivo do autor ao escrever um poema épico?
d- Quais foram os principais modelos de epopeias que se tornaram insuperáveis e que surgiram na Grécia por volta dos séculos VIII e IX a.C.?
e- Por que estas obras eram metrificadas?
f- Qual foi a última grande manifestação de poesia épica no Ocidente e que veio à luz em 1572?
g- Na opinião do grupo, por que estudar este gênero?
Depois de lido o texto, o professor deverá solicitar que, com base no que os alunos leram, formulem respostas pessoais para as perguntas e as entreguem para correção. Antes, porém, trocarão as respostas entre os grupos.
Aula 2
Atividade 1
O professor utilizará novamente o laboratório de informática ou a sala com recurso de data show e internet. Indicará os sites abaixo para que os alunos os assistam e conheçam sobre Camões e Os Lusíadas. Antes de assistirem ao vídeo, o professor deverá entregar cópia do roteiro abaixo para que eles se atentem para:
http://www.youtube.com/watch?v=WMkp3j7Mqxw&feature=related
Roteiro:
1- Qual a origem de Camões?
2- Camões, durante sua vida, envolveu-se em muitos desacatos. Cite um que lhe deu sérios problemas.
3- Por que foi voluntário na guerra na África? Qual foi sua sequela?
4- Em um naufrágio, perdeu sua amada , mas salvou um grande tesouro? Dida o que sabe sobre ele.
5- Cite o título de um poema lírico de Camões.
http://www.youtube.com/watch?v=Xtv0VD676Wo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EDNaAxCWu6g&feature=related
Roteiro para acompanhar os trabalhos dos dois sites acima:
1- Os europeus buscavam especiarias (cravo, canela...) viajando por terra. O que fez os portugueses terem que procurar um caminho marítimo para as Índias?
2- Pense: Isso foi bom ou ruim para os portugueses?
3- O que pode ser observado na configuração dos mapas?
4- O que diz a letra da música de fundo?
Depois, em círculo, o professor proporá a socialização do que assistiram. Deverá fazer uso dos roteiros para a discussão oral.
Atividade 2
Na sequência, o professor deverá solicitar que os estudantes leiam silenciosamente, para discussão em sala, o resumo do episódio de "O Adamastor e o texto completo de O Adamastor" nos sites abaixo: Os alunos poderão ir anotando em um caderno ou salvando em um arquivo partes importantes do texto.
(Resumo do canto)
http://www.marportugues.hpg.ig.com.br/lusiadas4.htm
(Canto V do verso 37 a 60)
Aula 3
Atividade
O professor deverá colocar os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos para discussão do que leram. Em seguida, pedirá que acessem o site
http://rosabe.sites.uol.com.br/versificacao1.htm para terem as primeiras noções de versificação.
Importante: Professor, não é possível mostrar a grandeza da obra de Camões sem dar algumas noções de versificação. Do conteúdo do site é preciso abordar: o que é verso, estrofe, métrica, escansão, verso decassílabo e rimas. Essas noções exploradas em atividades conjuntas com o professor serão suficientes para os alunos. Após a exploração dos principais aspectos, o professor passará à prática, apresentando-lhes o verso 37 para análise da estrutura composicional.
Professor, o site http://rosabe.sites.uol.com.br/versificacao1.htm poderá esclarecer todas as suas dúvidas, caso você as tenha.
Na sequência, o docente deverá solicitar aos alunos que façam os exercícios abaixo.
Exercício 1- Fazer a contagem de versos que compõem a estrofe, fazer a escansão para conhecer o número de sílabas métricas, observar as rimas para classificá-las.
Junto com os alunos, o professor fará a análise das estrofes 38 e 39 do episódio de O Adamastor (Os Lusíadas, Canto V, 37 e 38).
"Pó/ rém/ já/ cin/co/sóis/ e/ ram/ pa/ssa/dos 10 sílabas métricas Quanto à rima A
Que/ da/li /nos/ par/tí/ra/mos,/ cor/tan/do 10 sílabas métricas B
Os/ ma/res/ nun/ca/ dou/trem/ na/ve/ga/dos, 10 sílabas métricas A
Pros/pe/ra/men/te os/ ven/tos/ a/sso/pran/do, 10 sílabas métricas B
Quan/do u/ma/ noi/te es/tan/do/ des/cui/da/dos, 10 sílabas métricas A
Na/ cor/ta/do/ra/ pro/a/ vi/gi/na/do, 10 sílabas métricas B
U/ma/ nu/vem/ que os/ a/res/ es/cu/re/ce 10 sílabas métricas C
So/bre/ no/ssas/ ca/be/ças/ a/pa/re/ce. 10 sílabas métricas C
O professor deverá explicar que, da análise da estrutura composicional da estrofe 37, pode-se concluir que:
a- todos os versos são decassilábicos
b- São 8 os versos
c- Os versos são decassílabos
d- O esquema das rimas é ABABABCC
Exercício 2-
O professor deverá deixar que os alunos façam sozinhos, acompanhando-os de perto, orientando-os nas carteiras e esclarecendo dúvidas.
"Tão temerosa vinha e carregada,
Que pôs nos corações um grande medo;
Bramindo o negro mar, de longe brada
Como se desse em vão nalgum rochedo.
— "Ó Potestade, disse, sublimada!
Que ameaço divino, ou que segredo
Este clima e este mar nos apresenta,
Que mor cousa parece que tormenta?"
Repetir o que foi feito no exercício 1.
Aula 4
Atividade
O professor deverá dividir a turma em seis grupos, entregará para cada grupo o título de uma das epopéias mais importantes escritas no Brasil, com seus respectivos sites disponibilizados abaixo. Distribuirá também um roteiro (xerocado) para que os alunos, ao lerem o poema, no site, possam executar as tarefas propostas abaixo.
Importante: Professor, oriente os alunos a não se prenderem às palavras difíceis, mas a fazerem um esforço para irem resumindo, aos poucos, a narrativa e irem avançando. Oriente-os também a acessarem outros sites que possam ajudá-los na leitura da obra. Para isso, eles se dirigirão ao nome da epopéia e autor.
Roteiro:
1- Como vocês sabem, o gênero épico é uma narrativa e, como tal, apresenta os elementos essenciais: narrador, personagens, tempo, espaço, história. Com base no texto lido, completem o esquema.
- Narrador: Quem narra a história?
- Personagens: Quais os principais personagens?
- Tempo: Quando se passa esta história?
- Espaço: Onde?
- História: (Também chamada de argumento, urdidura, intriga ou trama).Resumo.
2- Respondam:
O vocabulário usado pelo autor do texto lido pelo grupo ofereceu dificuldade para a compreensão do enredo? Explique.
3- O professor deverá solicitar aos alunos que apresentem seus trabalhos para a classe. Cada aluno poderá ficar com um item, por exemplo.
Título dos textos:
1-Eustáquidos, de Santa Maria Itaparica
2- O Uraguai, de Basílio da Gama,
3-Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/v/vila_rica
4- Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=
http://www.mundocultural.com.br/literatura1/romantismo/gmagalhaes.htm
5-Os Timbiras, de Gonçalves Dias
http://www.sacocheio.com/livros-gratis/goncalves-dias-os-timbiras.pdf
http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=
6- A Invenção de Orfeu, de " Jorge de Lima
http://leaoramos.blogspot.com/2007/08/em-inveno-de-orfeu-jorge-de-lima-pede.html
Sugestão de leituras para o professor:
Prosopopéia, de Bento Teixeira
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/prosopopeia.html
Caramuru, de "Santa Rita Durão
http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/ArcadisPreromant/O_CARAMURU_DURAO.htm
Martim Cererê, de Cassiano Ricardo
http://www.coladaweb.com/resumos/martim-cerere-cassiano-ricardo
http://www.youtube.com/watch?v=ILFKeCQ3XoI&feature=related
O caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac
http://www.biblio.com.br/conteudo/OlavoBilac/ocacadordeesmeraldas.htm