Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
- Perceber que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som.
- Observar as diferenças entre a fala e a escrita.
- Entender a regra ortográfica sobre o uso do U ou L no final de palavras.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Professor, lance o desafio de achar as palavras no jogo do caça-palavras.
Caça-palavras
Vamos ver se você é um bom caçador! Procure as palavras que estão na lista abaixo.
natal – – carnaval – degrau – legal - berimbau –pica-pau – anel – sarau
c |
a |
r |
n |
a |
v |
a |
l |
p |
i |
c |
a |
p |
a |
u |
e |
z |
x |
d |
t |
h |
y |
t |
g |
q |
w |
e |
a |
r |
t |
u |
a |
m |
n |
g |
l |
b |
v |
c |
l |
b |
e |
r |
i |
m |
b |
a |
u |
z |
s |
a |
r |
a |
u |
y |
w |
x |
w |
u |
w |
a |
n |
e |
l |
Após a brincadeira, pergunte aos alunos se repararam na última letra de cada palavra,terminam com U ou L. Peça para que leiam e observem o som final das palavras. Eles dirão que o som é idêntico, então pergunte se sabem quando usamos o U ou o L.
Ouça as hipóteses dos alunos e escreva-as no quadro para compararem com o que forem descobrindo no decorrer da aula.
Apresente à turma a 1ª dica: Vamos escrever o plural da palavra que estamos em dúvida? Exemplo:
legal – legais mingau - mingaus
carnaval – carnavais degrau - degraus
anel – anéis sarau – saraus
O que você notou?
Escreva junto com os alunos e com as palavras deles, por exemplo: As palavras que no plural terminam com “IS” são escritas com “L” . Se terminar com “US” é escrita com “U”. É só pensar ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.
2ª atividade:
Jogo da palavra puxa palavra
Nº de jogadores: grupos de 2 até 5 jogadores
Material: saco de pano fechado, cartelas com palavras que terminam com U ou L e alguns exemplos escritos no rodapé, ampulheta para marcar o tempo.
Modo de jogar: Os jogadores fazem zerinho ou um para saber que irá começar e continuam a sortear os demais jogadores. O 1º jogador coloca a mão no saco e tira uma palavra e terá o tempo marcado para dizer uma nova palavra a partir da que tirou. Por exemplo: anel – anelar; legal – legalizar; etc.
Já com as palavras com U não é possível. Então o jogador passa a vez. Ganha o jogador que conseguir juntar o maior número de cartelas.
Concluído o jogo, escreva mais essa dica com os alunos no quadro das descobertas. Ex: Se aparecer o L na nova palavra é porque a palavra termina com L. O mesmo não acontece com a palavra que termina com U.
Realize uma atividade em duplas para propiciar situações de troca entre os alunos.
PALAVRA |
PLURAL |
NOVA PALAVRA |
animal |
|
|
chapéu |
|
|
papel |
|
|
3ª atividade:
Utilize a cantiga de brincadeira de roda: Fui à Espanha para exercitar a escrita de palavras que terminam com U ou L. Antes de propor escrever, sugiro que brinquem de roda para conhecerem melhor a cantiga e facilitar na hora de escrever as palavras pedidas.
As crianças de mãos dadas, em roda, cantam:
Fui à Espanha.
Buscar o meu ____________
___________ e branco
Da cor daquele ___________.
Veio uma preta
De lá da Bahia.
Pega na criança
E atira na bacia
A bacia era de __________,
Ariada com sabão;
E depois dela ariada
Foi enxuta com _________
O _________ era de seda,
Camisinha de filó;
E depois nós damos vivas
Para quem ficar vovó
Quando cantam o último verso - Para quem ficar vovó - todas procuram se abraçar umas com as outras. A que ficar sozinha, será a vovó. Por isso, essa roda só se brinca com um número ímpar de crianças.
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=99
Por último, retorne ao quadro inicial com as hipóteses ditas pelos alunos e faça uma releitura comparando com as novas descobertas, para que os alunos possam refletir sobre quais as melhores dicas a serem utilizadas.
Outras cantigas de roda: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=7
Sites de jogos e brincadeiras:
Avalie a respostas dadas pelos alunos a cada atividade:
Percebeu, na leitura, o som idêntico das palavras terminadas com U ou L.
Conseguiu caçar as palavras, escrever o plural e dizer novas palavras a partir de outras dadas.
Utilizou as novas descobertas para realizar os desafios ou atividades propostas.