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Fiquei na d?vida:? com U ou L?

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som.

- Observar as diferenças entre a fala e a escrita.

 - Entender a regra ortográfica sobre o uso do U ou L no final de palavras.

Duração das atividades

2 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Professor, lance o desafio de achar as palavras no jogo do caça-palavras.

 Caça-palavras

Vamos ver se você é um bom caçador! Procure as palavras que estão na lista abaixo.

 natal –  – carnaval – degrau – legal -  berimbau –pica-pau – anel – sarau

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Após a brincadeira, pergunte aos alunos se repararam na última letra de cada palavra,terminam com U ou L. Peça para que leiam e observem o som final das palavras. Eles dirão que o som é idêntico, então pergunte se sabem quando usamos o U ou o L.

Ouça as hipóteses dos alunos e  escreva-as no quadro para compararem com o que forem descobrindo no decorrer da aula.

Apresente à turma a 1ª dica: Vamos escrever o plural da palavra que estamos em dúvida? Exemplo:

legal – legais                                                mingau - mingaus 

 carnaval – carnavais                                  degrau - degraus 

anel – anéis                                                  sarau – saraus 

O que você notou?

Escreva junto com os alunos e com as palavras deles, por exemplo: As palavras que no plural terminam com “IS” são escritas com “L” . Se terminar com “US” é escrita com “U”. É só pensar ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.

2ª atividade:

Jogo da palavra puxa palavra

 Nº de jogadores: grupos de 2 até 5 jogadores

Material: saco de pano fechado, cartelas com palavras que terminam com U ou L e alguns exemplos escritos no rodapé, ampulheta para marcar o tempo.

Modo de jogar: Os jogadores fazem zerinho ou um para saber que irá começar e continuam a sortear os demais jogadores. O 1º jogador coloca a mão no saco e tira uma palavra e terá o tempo marcado para dizer uma nova palavra a partir da que tirou. Por exemplo: anel – anelar; legal – legalizar; etc.

Já com as palavras com U não é possível. Então o jogador passa a vez. Ganha o jogador que conseguir juntar o maior número de cartelas.

Concluído o jogo, escreva mais essa dica com os alunos no quadro das descobertas. Ex: Se aparecer o L na  nova palavra é porque a palavra termina com L. O mesmo não acontece com a palavra que termina com U.

Realize uma atividade em duplas para propiciar situações de troca entre os alunos.

PALAVRA

PLURAL

NOVA PALAVRA

animal

chapéu

papel

3ª atividade:

 Utilize a cantiga de brincadeira de roda: Fui à Espanha para exercitar a escrita de palavras que terminam com U ou L. Antes de propor escrever, sugiro que brinquem de roda para conhecerem melhor a cantiga e facilitar na hora de escrever as palavras pedidas.

As crianças de mãos dadas, em roda, cantam:

 Fui à Espanha.

Buscar o meu ____________

 ___________ e branco

 Da cor daquele ___________.

 Veio uma preta

De lá da Bahia.

 Pega na criança

 E atira na bacia

A bacia era de __________,

 Ariada com sabão;

E depois dela ariada

Foi enxuta com _________

O _________ era de seda,

Camisinha de filó;

 E depois nós damos vivas

Para quem ficar vovó

Quando cantam o último verso - Para quem ficar vovó - todas procuram se abraçar umas com as outras. A que ficar sozinha, será a vovó. Por isso, essa roda só se brinca com um número ímpar de crianças.

http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=99 

Por último, retorne ao quadro inicial com as hipóteses ditas pelos alunos e faça uma releitura comparando com as novas descobertas, para que os alunos possam refletir sobre quais as melhores dicas a serem utilizadas.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a respostas dadas pelos alunos a cada atividade:

Percebeu, na leitura, o som idêntico das palavras terminadas com U ou L.

 Conseguiu caçar as palavras, escrever o plural e dizer novas palavras a partir de outras dadas.

Utilizou as novas descobertas para realizar os desafios ou atividades propostas.