Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
o Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos;
o Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas;
o Tecer um paralelo entre as brincadeiras do passado e as da contemporaneidade;
o Trabalhar, por meio da assemblagem, a reelaboração de uma das obras estudadas, inserindo nesta elementos das brincadeiras contemporâneas.
Aula
1
- Selecionar algumas imagens de trabalhos de artistas que representem brincadeiras de crianças;
- Seguem alguns exemplos:
Crianças brincando com bolinha de gude em um trabalho de Brueghell disponível em: muriquinhos.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
Portinari – Moleques pulando cela - Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_lRzn-BN72fw/SdYjiwQPpEI/AAAAAAAAAek/R17fZgxewyg/s1600-h/Portinari+Moleques+pulando+cela+1958.jpg Licídio Lopes:
Futebol – Portinari. Disponível em : http://2.bp.blogspot.com/_trwDiiomHPM/SfjozKdr4OI/AAAAAAAAABI/6f5YCDrxv4g/s1600-h/futebol.jpg ;
- Projetar para os alunos as imagens ou colá-las nas paredes da sala de aula;
- Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que eles têm costume de fazer com os amigos e colegas, na escola, em casa, nos clubes, nas praças ou nas ruas;
- Comparar as brincadeiras apresentadas nas imagens com as brincadeiras atuais;
- Ajudar os alunos a elaborarem um questionário a ser feito com seus familiares de idade mais avançada, com o intuito de descobrir as cantigas e as brincadeiras exixtentes no tempos que estes eram crianças;
- Segue exemplo de questionário:
- - Onde brincavam?
- - Como eram os brinquedos de sua época, de quê eram feitos?
- - Como os garotos e as garotas se encontravam para brincar?
- - Quais as cantigas de sua época de criança?
- Solicitar aos alunos que registrem, por escrito, estas entrevistas e tragam-nas na próxima aula para serem socializadas.
Aula 2
- Socializar as pesquisas realizadas pelos alunos;
- Pedir os alunos que expliquem e brinquem de algumas brincadeiras relatadas pelos entrevistados;
- Comparar as bincadeiras do ontem com as do hoje (era virtual).
Aula 3
- Escolher uma das imagens apresentadas na primeira aula reproduzindo-a em xerox, tamanho A4;
- solicitar que os alunos interfiram nesta imagem com desenhos e colagens, que remetem brincadeiras de seu tempo;
- Usar lápis de cor, recortes de revistas e outros elementos, configurando uma assemblagem.
Aula 4
- Expor os trabalhos na sala de aula e discutir com os alunos sobre o resultado final;
- Levar CDS com cantigas de roda e demais cantigas infantis, para que os alunos possam cantar e dançar ao ouví-las;
- Encerrar a atividade , solicitando aos alunos que façam uma avaliação individual de suas percepções sobre o assunto enfocado e trabalhado nas aulas.