Aula 1
- Entregar para os alunos uma folha de papel craft medindo aproximadamente 0,10 x 1 m e dizer que nesta deverão registrar, em desenhos, uma história que será contada pelo/a professor/a;
- Dizer aos alunos que a história será contada, por meio de frases que parecerão não ter continuidade;
- Pedir aos alunos que, por meio do desenho, solucionem os problemas existentes na história, dando a esta sequência e sentido;
- Iniciar a narração da história de modo que, em determinado momento, esta seja interrompida para que os alunos desenhem sobre o papel a história escutada, bem como seu prosseguimento;
- Lembrar aos alunos que esta história possui dois capítulos e que o primeiro será contado nesta aula:
- Segue sugestão de história:
- Emiliano era um menino de muitos amigos, seus pais eram muito exigentes e cuidadosos com este filho e com seus irmãos...
- Emiliano era diferente dos garotos de sua idade, aos 3 anos já soletrava e aos 5 conseguia ler correntemente...
- Sempre que podia, fugia para brincar com a molecada das ruas e...
- Aprendeu a tocar piano e fazia músicas para...
- Teve aulas de pintura com um grande professor que...
- Encerrar a narração para que os alunos possam criar imagens e personagens, a partir das frases apresentadas.
Aula 2
- Continuar a narração da história iniciada na aula anterior;
- À tarde, depois da escola, Emiliano jogava futebol ou frequentava cinemas...
- Quando adulto, tornou-se um grande pintor e...
- Viajou por muitos lugares e conheceu muitos artistas...
- O que mais gostava de pintar eram as mulatas que...
- Morou no Rio de Janeiro e...
- Encerrar a narração da história para que os alunos possam criar imagens e personagens a partir das frases apresentadas.
Aula 3
- Distribuir na sala de aula tinta guache, pincéis, papel toalha e potes com água;
- Dizer aos alunos que deverão pintar os registros que fizeram na folha de papel craft.
Aula 4
- Expor as histórias desenhadas nas paredes da sala de aula e pedir para que cada aluno conte como ficou a sua história, a partir das frases iniciadas nas aulas anteriores;
- Comparar o percurso plásticoe o desfecho das histórias;
- Avaliar se as imagens desenhadas e pintadas estão, realmente, relacionadas com a história inventada pelo aluno;
- Conversar com os alunos sobre os desfechos da história, que, por sua vez, resultou em muitas histórias diferentes.
Aula 5
- Perguntar aos alunos se eles gostariam de conhecer a história que serviu de base para a criação de suas histórias;
- Contar resumidamente, para os alunos, a história de Emiliano Di Cavalcante da qual foram tiradas as frases que serviram de base para a elaboração de suas histórias:
- Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu no Rio de Janeiro no dia 5 de setembro de 1897 e morreu em 1976 na sua cidade natal . Aos três anos de idade começou a soletrar e leu aos cinco anos, portanto um menino precoce. Passou a infância em um bairro da cidade carioca, cresceu no bairro de são Cristóvão em contato com as aventuras e peraltices de um típico menino de classe média deste período. Dentre as brincadeiras de rua jogou futebol, soltou pipas, e outras brincadeiras de crianças, vivenciou o início do cinema no país, brincou nos carnavais, e para não faltar, também esteve em algumas brigas de rua. Aluno do Colégio Militar não seguiu esta carreira, também não se tornou advogado apesar de cursar a Escola Livre de Direito, abandonada antes do término do curso. Antes, foi pintor, caricaturista, ilustrador e desenhista. Iniciou a profissão de artista em 1914 após a morte de seu pai, quando foi trabalhar para a revista Fon-Fon como ilustrador. Iniciou a arte de pintar em 1917 em São Paulo. Participou idealizando e organizando a Semana de Arte Moderna que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Esteve em Paris entre os anos de 1923 a 1925. Realizou muitas exposições em diferentes países. Como tema principal em suas pinturas tinha preferência em retratar as mulatas brasileiras.
Autoria do texto: Marileusa Reducino
- Perguntar aos alunos se eles visualizaram relação entre a história deste artista e os desenhos realizados;
- Discutir com os alunos sobre a criatividade que cada um possui, já que mesmo partindo de frases iguais o resultado plástico obtido e o resultado do desfecho das histórias foram diferentes;
- Projetar para os alunos, slides de algumas imagens de Di Cavalcanti e conversar com os mesmos sobre este artista brasileiro:
Foto de Di Cavalcanti. http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernidade/eixo/cam/artistas/di.html
Mulata - Di Cavalcanti. Disponível em: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2008/11/mulata_di_cavalcanti.jpg
Samba - Di Cavalcanti. Disponível em: http://i78.photobucket.com/albums/j108/alpenna/Artes/Arte%20Erotica/enuhmodcava02g.jpg