Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bad Romance ? Vamos discutir a rela??o? Aprendendo Ingl?s com M?sica!

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Andr?a Marques Le?o Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o auditiva e leitura
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o escrita
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Escrita e produ??o oral
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa a partir de atividades de compreensão da música Bad Romance (Lady Gaga).  Também é possível desenvolver a oralidade através do debate sobre o tema "relacionamentos nos dias de hoje" impulsionado pela análise da letra da música em questão.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 (tr?s) horas aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá, em aula aberta, exibir algumas imagens (Figs. 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7), na forma de slides ou impressas em tamanho grande para que os alunos associem com os seguintes tópicos:   

  1. GOOD THING (BOA COISA)
  2. BAD (MÁ COISA)

Figura 1 – Ugly

Fonte: http://farm1.static.flickr.com/23/88220898_46cad1146f.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.

 

Figura 2 – Beautiful

Fonte: http://xemanhdep.com/gallery/beautiful_flower2/beautiful_flower212.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.    

Figura 3 – Disease

Fonte: http://sparkyourwellness.files.wordpress.com/2009/11/sickinbed.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.    

Figura 4 – Healthy

Fonte: http://www.amaalliance.org/site/largepics/625/40309/163377/225686/i_can_be_healthy.jpg  Acesso em: 16 de maio de 2010.      

Figura 5 – Criminal

Fonte: http://www.ltfexperts.com/criminal-main-image.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.

Figura 6 – Peace

Fonte: http://www.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4364427/2/istockphoto_4364427-dove-symbol-of-peace-on-earth.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.

Figura 7 – Psycho

Fonte: http://web.me.com/shalomconfessor/Betinho/Home/Entries/2008/12/23_A_normalidade_da_loucura_files/pirado.jpg Acesso em: 12 de maio de 2010.    

Conforme os alunos forem associando as figuras propostas com os tópicos, o professor deverá questioná-los, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. Why do you consider peace a good thing? Why? – Por que você considera (paz) uma boa coisa? Por quê?
  2. Why is psycho a bad thing? - Por que (psicose) seria uma coisa ruim?
  3. Would you have a relation with a criminal? – Você se relacionaria com um criminoso?
  4. Is it important to be healthy? What do you do if someone you love has a disease? – E importante estar saudável? O que você faz se alguém que você ama tem uma doença?
  5. Is it important to be beautiful to find a boyfriend or girlfriend? – É importante ser bonito(a) para encontrar um namorado ou namorada?   

Ressaltamos que o objetivo de tal atividade é introduzir vocabulário presente na música “Bad Romance” de Lady Gaga, que os alunos ouvirão na sequência. Assim, mesmo que a discussão seja promovida em Português, é importante que o professor reforce a escrita e pronúncia de tais palavras (apresentadas pelas figuras) em Inglês, para que os alunos possam reconhecê-las na música. Também, é importante que nesta etapa o professor instigue os alunos a justificarem suas respostas, para iniciarem um processo de reflexão crítica, acerca do tema proposto na música (Bad Romance – Mau Romance). O debate de tal tema será aprofundado ao longo da aula.

ATIVIDADE 1   

Dando seqüência a atividade anterior, cada aluno receberá uma folha de atividade com a letra da música “Bad Romance” da cantora Lady Gaga. Em seguida, exibirá o vídeo “Lady Gaga - Bad Romance Lyrics” (Fig. 8), com a duração de 4:24 minutos, e estando os alunos com a letra (incompleta) da música em questão, eles a completarão utilizando algumas palavras propostas na motivação (Fig. 9).   

Observação: o vídeo pode ser baixado e salvo para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!   

RECURSO

Vídeo “Lady Gaga – Bad Romance Lyrics

http://www.youtube.com/watch?v=CAoi_-_EVio    

Figura 8 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.   

RECURSO

Atividade Para Completar a Letra da Música

http://www.slideshare.net/jugense/bad-romance  

Figura 9 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.   

O professor verificará as respostas dos alunos, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade as digam para que escreva na lousa.   

Observação: Caso considere conveniente, após criteriosa avaliação, o professor poderá exibir o videoclipe original da música, tendo em vista que nele aparecem algumas imagens que podem ser consideradas ofensivas. Tal vídeo está disponível em:   

RECURSO

Lady Gaga - Bad Romance

http://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I 

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa os alunos continuarão trabalhando com a letra da música. Assim, divididos em duplas, deverão debater sobre ela, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. What type of romance does she want? – Que tipo de romance ela quer? R: Bad Romance – Romance Ruim.
  2. What are the characteristics the person she wants for a romance has? – Quais as características que a pessoa que ela quer para um romance tem? R: Disease, psycho, criminal, ugly – doença, distúrbio mental, criminalidade, feiúra.
  3. What is your opinion about her want? Justify. – Qual é sua opinião sobre o desejo dela? Justify. R: Resposta à critério do aluno.   

Durante esta etapa, o professor deverá circular entre as duplas, organizando e supervisionando as discussões e esclarecer dúvidas.   

Ao final deste momento, em aula aberta e sob mediação do professor, os alunos que se sentirem à vontade irão expor seus pontos de vista à respeito das idéias expressas na música.   

ATIVIDADE 3   

Continuando a atividade anterior, visando ampliar e aprofundar as discussões iniciadas sobre o tema da música “Bad Romance” o professor proporá, em aula aberta, as seguintes perguntas (adaptadas de http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=9 em 12 de maio de 2010):   

  1. Do you believe that true love exists? Why (not)? – Você acredita que exista amor verdadeiro? Por que (não)?
  2. Is romance dead in the modern world of today? Why (not)? – O romance está morto no mundo moderno de hoje? Por que (não)?
  3. What things does a successful relationship require? Why? – O que um bom relacionamento requer? Por quê?   

O professor então mediará o debate, preferencialmente em Inglês, fundamentado em tais questões e os alunos que se sentirem à vontade poderão manifestar suas opiniões. Tal debate visa ser momento em que os alunos possam refletir sobre a forma que se estabelecem os relacionamentos amorosos na atualidade, para que posteriormente possam escrever sobre o tema, como proposto na próxima atividade.   

ATIVIDADE 4   

Dando sequência às atividades da aula, os alunos novamente em duplas, deverão, a partir do debate proposto na atividade anterior, realizar pesquisas na Internet para escrever um texto em Inglês sobre o tema: “Is romance dead today? – O romance está morto atualmente?”   

Sugerimos os seguintes sites para pesquisa (Fig. 10):   

RECURSO

Sites para Pesquisa  

http://www.eyeearnmt.com/ascontent2/adsense12content/loveandrealtionships/sites/nowadays.html 

http://en.wikipedia.org/wiki/Romance_(love)    

http://articles.famouswhy.com/many_couples_nowadays_prefer_not_to_get_married/ 

http://www.bbc.co.uk/relationships/couples/love_why.shtml 

http://www.bbc.co.uk/relationships/couples/love_secrets.shtml 

Figura 10 – Imagem do Site BBC.co.uk Acesso em: 12 de maio de 2010.   

Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO

BrOffice

http://www.broffice.org/ 

ATIVIDADE 5   

Os textos produzidos pelos alunos serão postados em um blog ou publicadas no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.  

Informações sobre como criar um blog (Fig. 11) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 

Figura 11 – Imagem do Recurso Acesso em: 12 de maio de 2010.   

Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar, em aula aberta, os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito dos pontos positivos e negativos relacionamentos amorosos na época atual.   

SUGESTÃO   

  1. Em colaboração com o professor de Artes, criar uma apresentação de dança da música “Bad Romance” (Lady Gaga), buscando retratar nesta, os sentimentos e opiniões despertados.   
  2. Em colaboração com o professor de Biologia e Ciências, promover palestras e debates a respeito do tema “Sexo Seguro” nos relacionamentos.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

Recurso

Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão das formas oral e escrita da Língua Inglesa e a competência em produzir textos no referido idioma com organização e vocabulário adequados.