Portal do Professor

Início do Conteúdo

“Explorando embalagens - A importância das legendas na educação infantil”.

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Explorar rótulos de produtos que as crianças mantêm contato diário: embalagens de sucos, bolachas, salgadinhos, etc.;
  • Aproximar a criança da linguagem escrita através da interpretação destes rótulos;
  • Trabalhar a escrita das letrinhas iniciais que aparecem nestas embalagens de sucos, bolachas, salgadinhos, etc.

Duração das atividades

Duas aulas de uma hora e meia cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Um supermercado divertido!

1. Solicitar com pelo menos um mês de antecedência que as crianças tragam de casa para a escola, embalagens de alimentos do tipo: caixas de sucrilhos, sabão em pó, latas de leite e chocolate em pó, embalagens vazias de refrigerantes, bolachas, salgadinhos, etc. Dê preferência para embalagens que possuam os nomes escritos com letra maiúscula.

2. Confeccionar com as crianças o dinheiro que será usado por elas para efetuarem suas compras no supermercado divertido. Dispor papel cartão e tinta guache e pedir que elas recortem o papel em tirinhas e pinte com 4 cores. Estabeleça uma regra/ valor para cada cor. Por exemplo: Verde vale 1 (um), Amarelo vale 2 (dois), Vermelho vale 3 (três) e azul vale 4 (quatro).

3. Montar na sala um pequeno mercado, com prateleiras para expor os produtos que as crianças trouxeram de casa, e se possível dispor um pequeno carrinho para as compras. Pedir que as crianças colem estas fichinhas nos produtos. Esta marcação poderá ser realizada com as próprias fichinhas utilizadas para a confecção do dinheiro. Neste momento o professor deverá levantar as seguintes questões:

  • Quanto vocês acham que deve custar determinado produto? Por quê?
  • Por exemplo: Uma caixinha de cereal é mais caro que um refrigerante?
  • Como vamos atribuir valores aos produtos?

Uma sugestão para essa faixa etária é atribuir valor de acordo com a preferência, por exemplo, o que eles mais gostam deverá ser mais caro. Esta estratégia envolverá as crianças na atividade e facilitará a compreensão dos valores atribuídos.

2º Momento: Hora da brincadeira!

Separar as crianças em duplas e pedir que elas de duas a duas se dirijam ao mercado para comprarem o que desejarem. É importante estabelecer uma regra: cada dupla de crianças poderá comprar apenas três produtos.

3º Momento: O que eu comprei?

1. Dispor as crianças em roda e pedir que cada dupla apresente ao grupo os produtos comprados;

2. Após esta apresentação cada dupla deverá observar o nome do produto escrito no rótulo, em seguida ler o nome e depois a letrinha inicial do nome do produto.

3. Após a leitura solicitar que a criança escreva em um painel a letrinha inicial e faça um desenho do produto comprado.   

4. Esta atividade deverá ser realizada coletivamente. O painel pode ser de papel Kraft cortado num tamanho que abranja todas as crianças da roda. À medida que uma dupla de crianças for apresentando seus produtos e representando estes produtos no painel, outras podem começar sua apresentação e assim sucessivamente.

4º Momento: Atividade de casa.

Montar uma atividade que explore a imagem do produto e a letrinha inicial do nome deste produto. A letrinha inicial do produto apresentado na atividade poderá ser colocada de forma vazada, de modo que as crianças possam preencher as mesmas. É importante ressaltar que neste tipo de atividade deverá ser encaminhada uma orientação às famílias lembrando-as que o movimento de escrita deverá ser sempre realizado “da esquerda para a direita”. Veja o exemplo abaixo:

Recursos Complementares

Como recurso complementar sugerimos duas publicadas aqui no Portal do Professor. A primeira destas aulas propõe a confecção de embalagens e a outra aborda conceitos matemáticos através da criação de embalagens para determinados produtos.

  1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7337 
  2. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6567 

Avaliação

  Explorar rótulos e as legendas destes rótulos proporciona às crianças uma aproximação das linguagens oral e escrita. Além de uma inserção social da criança no universo letrado. Neste sentido a avaliação desta aula deverá ser feita de forma paulatina, observando as crianças individualmente e registrando as dificuldades de cada uma delas e em que momento estas dificuldades surgiram. Após esta observação, criar estratégias que visam superar estas dificuldades. Uma excelente sugestão é explorar as letras em revistas e jornais, comparando-as e escrevendo-as, onde as crianças construíram hipóteses para decifrar o código escrito.