Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem está diferente?: fazendo comparações

Autor e Co-autor(es)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Comparar objetos e situações;
  • Observar e associar ideias;
  • Conhecer diferentes obras de diferentes artistas; 

Duração das atividades

4 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante fazer algumas brincadeiras que estimulem a concentração.

 Atenção! Concentração!

 Faça a brincadeira utilizando diferentes estratégias.  Esta é apenas uma sugestão dentre várias possibilidades.

Fale com voz firme, ritmada e, ao final, aponte, de surpresa, uma criança que responderá de imediato o que se pede. A pergunta deve ser adequada à idade das crianças.

Exemplo:

 Você Educador: _ Atenção!

Todos: Bater três palmas.

Você Educador: _ Concentração!

Todos: Bater três palmas.

Você Educador: Diga o nome!

Todos: Bater três palmas.

Você Educador: De um(a) ANIMAL ! (pode-se variar com fruta, alimento, cores, nome de pessoas, marcas de carro etc.)

Criança: Elefante!  

 As outras crianças não podem repetir as respostas que já foram dadas.

Você ainda pode variar substituindo as palmas por bater os pés, estalar os dedos, estalar a língua etc.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

 Proponha uma brincadeira em que as crianças deverão descobrir algo diferente entre elas. Como brincar: Escolha uma criança e vire-a de costas para a turma. Coloque todas as demais de um mesmo jeito, exceto uma que deverá ser colocada em posição diferente. Por exemplo: todas com braços cruzados e uma com as mãos para baixo; ou todas com as mãos na cabeça e uma com as mãos na cintura; todas com os olhos abertos e uma com os olhos fechados; todas sorrindo e uma fazendo careta; todas assentadas e uma de pé; use a imaginação e crie outras ideias. Continuando a brincadeira, a criança que ficou virada de costas para a turma deverá virar-se e descobrir o colega que está diferente dos demais. Escolha outra criança e recomece a brincadeira.   

Segundo Momento:

 Leve para a sala várias gravuras de revistas ou de quadro de pintores. Distribua uma gravura para cada criança ou para um grupo. Peça às crianças que observem e imitem a pose da figura em questão. Alerte as crianças sobre a atenção que devem ter aos pequenos detalhes presentes na gravura, como posição das mãos, cabeça, expressão facial etc. Leve uma máquina fotográfica para fotografar a criança ou os grupos de crianças no momento da imitação e depois coloque as fotos no mural da sala.   

Terceiro Momento

Leve para sala gravuras de pinturas de renomados pintores, como Pablo Picasso, Cândido Portinari, Van Gogh, Leonardo Da Vinci, Tarsila do Amaral dentre outros, e comente com as crianças o estilo de cada um. Esse material pode ser conseguido com o pessoal da área de artes da escola ou em sites como   

sítio: http://www.heffting.com.br/curiosidades/abaporu_tarsila_do_amaral.jpg 

Acesso em 14/06/2010.

Abaporu - Tarsila do Amaral

 Obras Tarsila do Amaral       

http://museuvirtualsemanaartemoderna.arteblog.com.br/9593/CUCA-TARSILA-DO-AMARAL/2/ 

Cuca - Tarsila do Amaral

sítio: http://vamoscorrer.files.wordpress.com/2009/08/operarios50.jpg 

 A Família - Tarsila do Amaral

Acesso em 14/06/2010.

      sítio: http://3.bp.blogspot.com/_ktn2DmlkK9g/SfY21OWyPdI/AAAAAAAAAkU/rlAcxA55gkc/s400/Lego+Lisa.jpg 

Fonte:    http://literaturaemcontagotas.wordpress.com/2009/05/30/

Acesso em 14/06/2010.

Disponha essas imagens em sala e dê a oportunidade de as crianças reproduzirem o seu olhar sobre elas. Peça que escolham uma imagem para reproduzir e com papel e tinta, deixe que façam uma releitura da obra escolhida. No momento da pintura, coloque uma música clássica de fundo. A sugestão é o CD Classics For Babies  

Este CD, traz canções orquestradas de Mozart, Bach, Beethoven, Vivaldi dentre outros.

Auto Retrato Van Goh - Fonte: http://dicasimperdiveis.wordpress.com/2007/06/05/museu-van-gogh/  

Quarto Momento: Monte uma exposição com as fotos e com as releituras feitas pelas crianças. Com certeza será um momento muito rico em que elas poderão (re)significar todo o aprendizado que tiveram.

Fonte: Paiva, Núbia Silvia. junho de 2010.

Recursos Complementares

Avaliação

Para avaliar levante os seguintes questionamentos

 ·       As crianças conseguiram observar os diferentes aspectos trabalhados?

 ·      A concentração aumentou em cada atividade?

·        Fizeram comparações entres os diferentes modos de se colocar na brincadeira?

·        Reproduziram as gravuras de modo satisfatório?

·        Avançaram em suas representações gráficas?