Portal do Professor

Início do Conteúdo

Linguagem escrita através da produção de textos

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • planejar estratégias para resolução de situações-problema;
  • reconhecer que temos maneiras diferentes de pensar e de aprender;
  • expressar através da escrita diferentes canais sensoriais;
  • produzir texto coletivo trabalhando os aspectos gramaticais e ortográficos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, o aluno atingiu a compreensão do sistema da representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias através de texto escrito.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Leitura da história Epaminondas Professor para a primeira atividade leia uma história que não tenha fim, ou seja, uma história que os alunos possam continuar e finalizar. Sugerimos a história “Epaminondas” da autora Lúcia Monteiro Casasanta. Faça a leitura prévia do texto e crie diferentes expressões para relatar as ações feitas pelo personagem. Antes de iniciar a leitura diga que você irá contar a história de um personagem que faz muitas coisas diferentes, que não consegue ordenar as ideias de forma adequada para resolver situações-problemas. Pergunte aos alunos o que eles pensam que podem ser estas situações, onde este personagem mora e se a história é de nosso tempo histórico, enfim, leia o texto e elabore questionamentos que condizem com sua realidade e a de sua turma. Finalize a leitura história criando expectativas quanto ao seu final, peça que pensem sobre o desfecho e que no dia seguinte iremos reportar a sua finalização. Logo após a leitura converse com os alunos sobre o nome do nosso dinheiro na época em que foi escrito a história: cruzeiro. Você poderá inclusive fazer uma pesquisa sobre este tema.

A história é a seguinte:

                EPAMINONDAS 

   Epaminondas era um menino tão bobo!

   Um dia, Epaminondas ganhou dez cruzeiros e os perdeu na rua.

   ___ Ora, meu filho! Você porque não guardou o dinheiro no bolso? Disse sua mãe.

  ___ Ah! Eu não sabia mamãe! disse Epaminondas. Agora já sei.

  Logo, Epaminondas saiu para comprar leite e disse:

  __ Vou por o leite no bolso, como mamãe falou.

  E pôs. O leite foi pingando pelo caminho.

  __ Epaminondas, meu filho! Porque você não pôs a vasilha de leite na cabeça? Perguntou a mãe.

  __Ah agora já sei! disse Epaminondas.

  No outro dia, Epaminondas foi comprar manteiga e pôs a manteiga na cabeça.

  A manteiga foi derretendo e escorreu pelo cabelo, pelo pescoço, pelo corpo inteiro.

  A mãe de Epaminondas disse:

  ___ Você devia ter trazido a manteiga na mão, meu filho!

  ___ Ah agora já sei! disse Epaminondas.

  Mas querem saber o que aconteceu no outro dia?

  Epaminondas ganhou um gato e foi levando o gato na mão.

  O gato arranhou Epaminondas e fugiu.

  ___ Ora, Epaminondas, você devia ter amarrado o gato e ter puxado o gato até aqui.

   ___ Ah! Agora, eu já sei! disse Epaminondas.

  E Epaminondas foi comprar carne e saiu puxando a carne até a casa.

  ___ Epaminondas, você porque não pôs a carne às costas, meu filho?

  ___ Ah! Agora já sei, mamãe!

  No outro dia, Epaminondas ganhou um potro, pôs o potro às costas e foi para casa.

  Uma menina viu Epaminondas daquele jeito e desandou a rir. Ria, ria, sem parar.

  O pai da menina, então, deu a Epaminondas uma bolsa cheiinha de dinheiro e disse:

  ___ Este dinheiro é seu, porque você conseguiu fazer minha filha rir.

  Epaminondas, então, estava rico.

  Como será que Epaminondas levou o potro e a bolsa de dinheiro até sua casa?

 Fonte: CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias. Segundo livro. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1966.

   

Fonte das imagens: CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias. Segundo livro. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1966, p.120-122

      VARIAÇÕES

Professor se você preferir faça a segunda atividade no mesmo dia da primeira. Poderá antes de ler a história elaborar frases para que os alunos completem, finalizando as frases, por exemplo:

a- O Luis foi passear pela rua e viu uma______________________________________.

b- Quando fui ao supermercado eu estava andando e____________________________.

c- Hoje, quando vinha para escola minha mamãe me chamou e disse______________.  

 d- Nossa! Aquele moço quase______________________________________________.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Levantamento de ideias para finalização da história Epaminondas.

 Professor retome a história do dia anterior através de questionamentos orais:

a- Qual era o nome da história que contei ontem?

b- Quais eram as tarefas que o personagem deveria fazer? Como ele resolveu cada situação vivenciada?

 c- Quem riu de Epaminondas? O que o pai dela fez?

d- Epaminondas era um garoto esperto? Por quê?

Agora, que já relembramos a história cada um irá escrever o desfecho da história. Lembrem-se de que o final deve combinar com o texto lido. Cada um tem a liberdade de expressar suas ideias.

VARIAÇÕES

 Professor se você preferir poderá fazer a produção de texto coletivo. Lembrando-se que o texto coletivo deve ser mediado por você, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. É importante que o conteúdo e a forma sejam levados em consideração. Para isso, sempre que necessário, faça intervenções que garantam o encadeamento do texto. Lembre-se de que o acesso a bons modelos de textos ajudará os alunos na construção do texto coletivo.

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Leitura dos textos elaborados para a finalização da história Epaminondas

Professor quando os alunos terminarem de escrever a história, peça que troquem o caderno ou folha com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • usou parágrafos;
  • separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • cuidou da ortografia: mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • conseguiu resolver a situação-problema apresentada.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Reestruturação do texto e apresentação aos colegas. Professor após a contribuição dos colegas uns para com os outros dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá ler ou pedir que um aluno faça a leitura da parte inicial e todos farão em sua vez a leitura do final que elaborou. Dependendo do tempo que você disponibilizar para a conclusão do trabalho poderá pedir que alguns voluntários façam a leitura do final que elaboraram. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada

Recursos Complementares

Para informações sobre como fazer uma revisão de texto você poderá acessar o sitio http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/revisao-de-textos-426220.shtml  

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante a realização das diferentes etapas. Verifique a forma como os alunos tentaram resolver a situação-problema apresentada, como reagiram aos comentários feitos pelo colega e se demonstraram prazer ou desprazer em reestruturar seu texto.