Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
O aluno poderá:
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, o aluno atingiu a compreensão do sistema da representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias através de texto escrito.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leitura da história Epaminondas Professor para a primeira atividade leia uma história que não tenha fim, ou seja, uma história que os alunos possam continuar e finalizar. Sugerimos a história “Epaminondas” da autora Lúcia Monteiro Casasanta. Faça a leitura prévia do texto e crie diferentes expressões para relatar as ações feitas pelo personagem. Antes de iniciar a leitura diga que você irá contar a história de um personagem que faz muitas coisas diferentes, que não consegue ordenar as ideias de forma adequada para resolver situações-problemas. Pergunte aos alunos o que eles pensam que podem ser estas situações, onde este personagem mora e se a história é de nosso tempo histórico, enfim, leia o texto e elabore questionamentos que condizem com sua realidade e a de sua turma. Finalize a leitura história criando expectativas quanto ao seu final, peça que pensem sobre o desfecho e que no dia seguinte iremos reportar a sua finalização. Logo após a leitura converse com os alunos sobre o nome do nosso dinheiro na época em que foi escrito a história: cruzeiro. Você poderá inclusive fazer uma pesquisa sobre este tema.
A história é a seguinte:
EPAMINONDAS
Epaminondas era um menino tão bobo!
Um dia, Epaminondas ganhou dez cruzeiros e os perdeu na rua.
___ Ora, meu filho! Você porque não guardou o dinheiro no bolso? Disse sua mãe.
___ Ah! Eu não sabia mamãe! disse Epaminondas. Agora já sei.
Logo, Epaminondas saiu para comprar leite e disse:
__ Vou por o leite no bolso, como mamãe falou.
E pôs. O leite foi pingando pelo caminho.
__ Epaminondas, meu filho! Porque você não pôs a vasilha de leite na cabeça? Perguntou a mãe.
__Ah agora já sei! disse Epaminondas.
No outro dia, Epaminondas foi comprar manteiga e pôs a manteiga na cabeça.
A manteiga foi derretendo e escorreu pelo cabelo, pelo pescoço, pelo corpo inteiro.
A mãe de Epaminondas disse:
___ Você devia ter trazido a manteiga na mão, meu filho!
___ Ah agora já sei! disse Epaminondas.
Mas querem saber o que aconteceu no outro dia?
Epaminondas ganhou um gato e foi levando o gato na mão.
O gato arranhou Epaminondas e fugiu.
___ Ora, Epaminondas, você devia ter amarrado o gato e ter puxado o gato até aqui.
___ Ah! Agora, eu já sei! disse Epaminondas.
E Epaminondas foi comprar carne e saiu puxando a carne até a casa.
___ Epaminondas, você porque não pôs a carne às costas, meu filho?
___ Ah! Agora já sei, mamãe!
No outro dia, Epaminondas ganhou um potro, pôs o potro às costas e foi para casa.
Uma menina viu Epaminondas daquele jeito e desandou a rir. Ria, ria, sem parar.
O pai da menina, então, deu a Epaminondas uma bolsa cheiinha de dinheiro e disse:
___ Este dinheiro é seu, porque você conseguiu fazer minha filha rir.
Epaminondas, então, estava rico.
Como será que Epaminondas levou o potro e a bolsa de dinheiro até sua casa?
Fonte: CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias. Segundo livro. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1966.
Fonte das imagens: CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias. Segundo livro. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1966, p.120-122
VARIAÇÕES
Professor se você preferir faça a segunda atividade no mesmo dia da primeira. Poderá antes de ler a história elaborar frases para que os alunos completem, finalizando as frases, por exemplo:
a- O Luis foi passear pela rua e viu uma______________________________________.
b- Quando fui ao supermercado eu estava andando e____________________________.
c- Hoje, quando vinha para escola minha mamãe me chamou e disse______________.
d- Nossa! Aquele moço quase______________________________________________.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Levantamento de ideias para finalização da história Epaminondas.
Professor retome a história do dia anterior através de questionamentos orais:
a- Qual era o nome da história que contei ontem?
b- Quais eram as tarefas que o personagem deveria fazer? Como ele resolveu cada situação vivenciada?
c- Quem riu de Epaminondas? O que o pai dela fez?
d- Epaminondas era um garoto esperto? Por quê?
Agora, que já relembramos a história cada um irá escrever o desfecho da história. Lembrem-se de que o final deve combinar com o texto lido. Cada um tem a liberdade de expressar suas ideias.
VARIAÇÕES
Professor se você preferir poderá fazer a produção de texto coletivo. Lembrando-se que o texto coletivo deve ser mediado por você, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. É importante que o conteúdo e a forma sejam levados em consideração. Para isso, sempre que necessário, faça intervenções que garantam o encadeamento do texto. Lembre-se de que o acesso a bons modelos de textos ajudará os alunos na construção do texto coletivo.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leitura dos textos elaborados para a finalização da história Epaminondas
Professor quando os alunos terminarem de escrever a história, peça que troquem o caderno ou folha com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Reestruturação do texto e apresentação aos colegas. Professor após a contribuição dos colegas uns para com os outros dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá ler ou pedir que um aluno faça a leitura da parte inicial e todos farão em sua vez a leitura do final que elaborou. Dependendo do tempo que você disponibilizar para a conclusão do trabalho poderá pedir que alguns voluntários façam a leitura do final que elaboraram. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada
Para informações sobre como fazer uma revisão de texto você poderá acessar o sitio http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/revisao-de-textos-426220.shtml
A avaliação deverá ser realizada durante a realização das diferentes etapas. Verifique a forma como os alunos tentaram resolver a situação-problema apresentada, como reagiram aos comentários feitos pelo colega e se demonstraram prazer ou desprazer em reestruturar seu texto.