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A Simetria dos N?meros

Autor e Co-autor(es)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana J?ssica Batista; Prof.? Dra. Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar com a Simetria de figuras e palavras; - Reconhecer a Simetria existente entre os n?meros inteiros; - Identificar o Oposto (Sim?trico) de um n?mero inteiro.

Duração das atividades

02 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceitos de n?meros inteiros; - Representa??o de n?meros inteiros na reta num?rica; - Conceito de m?dulo de um n?mero inteiro.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com os conceitos de simetria em figuras e palavras com o intuito de iniciar o estudo de números opostos (ou simétricos). Na primeira parte da aula será utilizado um software q desenvolve os conceitos de simetria através de textos explicativos e atividades. Em seguida trabalharemos um experimento que tem por objetivo reforçar os conceitos de oposto de um número inteiro e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo.

PARTE I
Para iniciar o trabalho com os conceitos de Simetria o professor poderá utilizar o software “Simetria” que está acessível em:
 

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3254

Inicialmente é proposta uma atividade onde os alunos devem encontrar sete erros de simetria nas figuras apresentadas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2003/imagens/Imagem_1.JPG

No decorrer do software são apresentadas as definições de simetria, além de sua importância para a formação de objetos, de meios de transportes e até mesmo de seres vivos.
Nas demais atividades o aluno é convidado a trabalhar com recortes, dobraduras e até mesmo com o auxílio de espelhos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2003/imagens/Imagem_2.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2003/imagens/Imagem_3.JPG

 

DICA: Como o software apresenta a opção de pausar a apresentação, o professor pode estipular um tempo para que os alunos desenvolvam as atividades ou escolher apenas uma ou duas atividades para serem feitas, com o auxílio dos botões de avançar e voltar.

Após concluir a atividade o professor pode apresentar outros exemplos de objetos que possuem simetria, ou pedir aos próprios alunos que os citem.

DICA: Outros exemplos de simetria podem ser trabalhados utilizando as letras do alfabeto:

 

D                                      O                                         X                                          V                                            T

 

Ou mesmo palavras:

 

AMA                           IOIO                         OVO

 

E algarismos:

 

3                               8                                  0

 

Nesse trabalho é importante pedir aos alunos que identifiquem se a simetria de cada exemplo é horizontal ou vertical.

Para concluir essa primeira parte da aula o professor poderá, através da reta numérica, questionar aos alunos qual a simetria existente entre os números inteiros, tomando como eixo de simetria o ponto de origem (0).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2003/imagens/Reta.JPG
 

Espera-se que através dos conhecimentos adquiridos anteriormente, em relação aos conceitos de módulo e simetria, os alunos consigam perceber que: tomando um número inteiro qualquer, seu simétrico será o número de mesmo módulo e sinal oposto, ou seja, números simétricos são aqueles que tem a mesma distância em relação à origem, mas possuem sinais “contrários”.
Após levantar essa definição junto com a turma o professor poderá formalizar a definição de oposto.


PARTE II
Nessa segunda parte da aula o professor poderá desenvolver a atividade “Dominó dos Opostos”. Esse jogo é similar ao dominó comum, com a diferença de que ao invés de juntar peças com extremos iguais devem-se unir aquelas que tenham no extremo o oposto da peça em jogo. Nessa versão as peças não apresentam o zero (0) como extremidade.

Primeiramente a turma deverá ser dividida em grupos de acordo com a disponibilidade de material, em seguida o professor poderá explicar as regras:

I – Cada jogador recebe um número de peças;
II – Inicia o jogo quem tiver a peça com as extremidades 6 e -6;
III – O próximo jogador deve colocar a mesa uma peça que tenha na extremidade o oposto das extremidades em jogo, caso não possua essa peça o jogado deverá “comprar” uma peça da mesa ou passar a vez, quando não existirem mais peças extras.
IV – Vence aquele que colocar todas as peças em jogo primeiro.
 

Modelo de Peças:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2003/imagens/Domino.JPG

 

DICA: As peças poderão ser confeccionadas em cartolina ou papel cartão e poderão ser feitas pelos próprios alunos.

DCA: Ao finalizar a atividade o professor poderá reforçar os conceitos desenvolvidos através de exemplos, não deixando de reforçar, questionando aos alunos através da atividade anterior, que a soma de dois opostos resulta no valor nulo (0).

Recursos Complementares

No endere?o abaixo o professor encontra um pouco da historia dos n?meros negativos e sua import?ncia. Acesse: http://www.somatematica.com.br/negativos.php .

Avaliação

Atrav?s das atividades realizadas no decorrer das aulas espera-se que seja poss?vel avaliar a capacidade dos alunos de: - Reconhecer figuras e palavras sim?tricas; - Interpretar o oposto de um n?mero como seu sim?trico em rela??o ao ponto de origem da reta num?rica; - Reconhecer e Identificar o oposto de um n?mero inteiro.