Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alfabetizando e brincando de "Sopa de Letrinhas" na aula de educação física.

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Brincar com as letras do alfabeto identificando as situações apontadas pelo professor: vogais; a 1ª letra do seu nome;

Compreender e identificar letras que formem palavras.

Duração das atividades

1aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula faz-se necessário que os alunos já tenham iniciado o seu processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nesta aula faremos jogos com nossos alunos onde a identificação de letras e a formação de palavras simples serão a tônica das nossas atividades. Para isso, faz-se necessário que, junto ao professor de Português e Matemática do 1º ano do ensino fundamental (inicial) haja um debate sobre o processo de alfabetização das turmas que participarão desta aula.

Proponho que escreva em vários pedaços de papel A4 ou cartolina letras de tamanhos variados (pequenas, médias e grandes) para que possamos aplicar no desenvolvimneto das nossas atividades.

O objetivo principal da nossa aula é que os alunos identifiquem as vogais, a 1ª letra do seu nome e, em caso da turma estar mais adiantada nesse processo de alfabetização que eles apontem outras letras onde seja possível formar palavras.

ATIVIDADE 1 - QUADRA DE ESPORTES: "CAÇANDO AS LETRINHAS" - 10 minutos

Caro colega, organize, conforme pedido anteriormente, um grande número de letras, em tamanhos distintos e, até algumas sílabas, por exemplo: ba/ca/ma/ onde os alunos, durante a atividade percebam a oportunidade de formar palavras.

Assim sendo, espalhe pela quadra de esportes 5 "montinhos" de letras e divida os alunos em 5 grupos.

DICA 1 - Procure colocar as mesmas letras nos cinco montes, para que seja viável que os alunos atendam os seus pedidos.

A partir dos pedidos do professor os alunos deverão identificar as letras, por exemplo:

  • "Atenção moçada, quero que procurem a letra A",
  • "Agora, a letra E",
  • "Quero ver quem consegue achar a letra U" e, assim, fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de apontar as letras que serão pedidas durante a atividade.

DICA 2 - Professor, procure utilizar do seu processo criativo, estimulando através de brincadeiras e interagindo,constantemente, com seus alunos.

Fonte: http://api.ning.com/files/Q6XWExGQ0-Y7VpwVbb-9VCvXGoixhtTihrSmuXzWDjw_/alpha_soup.jpg  

DICA 3 - Professor, esta atividade poderá servir também como anamnese do nível de aprendizagem da turma, da quantidade de jogos e, do nível de complexidade de exigência nas atividades.

ATIVIDADE II - QUADRA DE ESPORTES - " FORMANDO PALAVRAS" - 20 minutos

A - Professor, nesta atividade mantenha a organização em 5 grupos e, através de pedidos feitos pelo professor os alunos deverão formar algumas sílabas, por exemplo:

"Pessoal, vamos juntar letras e formar algumas sílabas? Quero que tentem em duplas formar alguma sílaba com as letras que estão em cada grupo";

"Falem as sílabas que conseguiram formar";

"Quais são as sílabas que apareceram em algum grupo e não apareceram em nenhum outro grupo?"

Fonte: http://i.olhares.com/data/big/183/1836560.jpg  

B - Nesta atividade os alunos deverão interagir com alunos de outros grupos, por exemplo:

"Pessoal, quero que vocês formem alguma palavra com as letras (vogais e consoantes), porém, vocês deverão fazer isso com colegas de outros grupos, ao meu sinal";

"Não se esqueçam de formar as palavras e deixá-las no chão para que possamos identificá-las, ok?!"

DICA 4 - Professor, faça variações desta parte da aula, pois, essa dinâmica permitirá que os alunos se integrem e identifiquem, junto aos demais colegas, através de formas diferentes de formação de palavras.

Fonte: http://adrianemasieropedagogia.files.wordpress.com/2009/07/imagem-0292.jpg  

ATIVIDADE III - QUADRA DE ESPORTES - "FORMANDO NOMES E FRUTAS" - 15 MINUTOS

Caro colega, para esta atividade é de fundamental importância que, previamente, faça alguns recortes de alguns alimentos, por exemplo:

  • Maça;

Fonte: Maça

  • Abacate; 

Fonte: Abacate 

  • Banana.

Fonte: Banana. 

E, que tenha alguns outros pedidos, do tipo:

  • Nome do pai:
  • Nome da mãe;
  • Nome do irmão.

A partir daí é importante voltar a formar os grupos iniciais e, aquele que conseguir formar o pedido do professor primeiro ganha 2 pontos; aqueles que conseguirem formar também ganham 1 ponto, por exemplo:

"Pessoal, ao meu pedido quero que formem o nome da fruta que é...banana". Aqueles que formarem devem se levantar, o professor deverá ir a cada grupo para avaliar se está corrreta a formação das palavras.

DICA 5 - Caro colega, nesta atividade procure ser bem criativo, porém, no início da aula, na nossa 1ª atividade foi possível fazer uma avaliação do nível da turma. Procure ser bem acessível no pedido das tarefas dos jogos.

FINALIZANDO A AULA - 5 minutos:

Professor, para o encerramento desta aula seria importante organizar um pequeno jogo que seria através da formação de sílabas dos nomes dos próprios alunos, por exemplo, PA(Paulo) + CA(Carlos), etc. Peça que os alunos sugiram uma outra atividade que seja possível formar palavras.

Recursos Complementares

Assista aos vídeos:

"Jogos - um recurso para a alfabetização" - http://www.youtube.com/watch?v=bJJNQE7fs5o 

"Alfabetização através de Jogos" - http://www.youtube.com/watch?v=UuB1vPlWPNQ&feature=related 

Avaliação

A avaliação desta aula dar-se- á durante todo o processo de ensino aprendizagem das atividades propostas. Através dos jogos será possível realizar uma avaliação por observação assistemática, inclusive, sendo uma importante aula de avaliação para o professor de Português da turma, portanto, seria lucrativo para todos a possibilidade do professor de português da turma pudesse acompanhar essa aula. Nessa impossibilidade, o professor de educação física deve informar ao professor de português da turma de como foi a aula  e a participação da turma.